Publicidade

Computex 2024 | Placas-mãe X870 chegam depois de CPUs Ryzen 9000

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Junho de 2024 às 14h05

Link copiado!

Felipe Vidal / Canaltech
Felipe Vidal / Canaltech
Tudo sobre AMD

Ao que tudo indica, os fabricantes de placas-mãe pretendem lançar as novas placas-mãe com chipsets série X800 apenas após a chegada dos novos processadores AMD Ryzen 9000. O Canaltech notou uma baixíssima presença de novos modelos da AMD na Computex 2024, bem como a própria forma como os representantes comentaram sobre os pouquíssimos modelos expostos, o que sugere não existir urgência para atualizar o chipset, pois placas AM5 série X600 já são boas o bastante.

Na prática, isso quase sempre foi uma verdade para os donos de sistemas AMD desde a introdução dos processadores Ryzen. Praticamente todas as placas com soquete AM4 são compatíveis com todos os chips AMD até os Ryzen 5000, especialmente no segmento topo de linha.

Em raríssimas ocasiões uma ou outra tecnologia específica justificava um upgrade efetivo de placa-mãe para aproveitar melhor os recursos dos processadores com uma ou duas gerações à frente. Contudo, as fabricantes se esforçavam para renovar o lineup de chipsets antes da chegada dos processadores mais novos, mirando principalmente em usuários montando sistemas do zero.

Continua após a publicidade

Nova abordagem de lançamento

Apesar de terem sido lançadas originalmente em 2022 com os Ryzen 7000, muitas placas X670 topo de linha receberam versões atualizadas com as tecnologias mais recentes, como USB4 e Wi-Fi 7. Tanto por isso, mesmo com a chegada dos Ryzen 8000 no início de 2024, as primeiras placas X770 estão previstas apenas para o segundo semestre de 2024, e as X870 para os Ryzen 9000 sequer têm datas de lançamento estimadas.

Ao que parece, a única diferença significativa entre as séries X600 e as novas X700 e X800 é a frequência máxima suportada nos processadores Ryzen 9000. Tanto por isso, a estratégia inicial das fabricantes para os novos CPUs é atualizar a firmware do chipset X600 já nos próximos meses, aproveitando o portfólio já existente, e lançar os novos modelos aos poucos, mirando primeiro sempre nos mercados entusiastas e topo de linha.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.