Publicidade

CPUs AMD Ryzen 9000 chegam em julho com até 16 núcleos, aponta rumor

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech

Novo rumor sugere que a linha de CPUs AMD Ryzen 9000 para desktop chega ao varejo já em julho, pouco mais de um mês após apresentação da AMD na Computex 2024. A nova geração de processadores deve seguir o modelo de lineup com as famílias Ryzen 5, 7 oferecendo, configurações de 6, 8 núcleos Zen 5, enquanto os Ryzen 9 chegariam em duas versões, uma com 12 e outra entusiasta com 16 núcleos.

A postagem no fórum Chiphell ainda reforça a informação de que a AMD ainda não planeja adotar padrão híbrido big.LITTLE como já ocorre nos processadores Intel. Efetivamente, mesmo os núcleos Zen 4c, trazem as mesmas especificações de arquitetura dos Zen 4 padrão, apenas com diferença na disponibilidade de cache e outros detalhes transversais.

Dessa forma, mesmo que algum modelo da nova geração AMD ofereça padrão de núcleos Zen 5 e 5C, na prática, isso ainda não configura núcleos híbridos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Soquete AM5 com dias contados

Os novos Ryzen 9000 — lembrando que o nome ainda não é oficial — são a segunda geração de processadores com soquete AM5 e a AMD já confirmou que pretende investir no padrão, pelo menos até 2025. No entanto, as tecnologias de barramento e de memória estão passando por evoluções relativamente aceleradas.

Com a demanda por vias de comunicação cada vez mais rápidas decorrente da chegada da IA ao mercado doméstico, é provável que já nos próximos Ryzen os barramentos estejam saturados. Dessa forma, diferente do soquete AM4 que recebeu 7 gerações de CPUs Ryzen, é provável que os novos AM5 tenham seu ciclo encerrado com apenas 3, talvez 4, dependendo da estratégia de mercado da AMD para os próximos anos.

Fonte: Chiphell