Alienware m18 tem bateria desastrosa em testes com RX 7900M
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Anunciado durante a CES 2023, o Alienware m18 é um dos notebooks mais potentes da Dell e ganhou uma atualização com a AMD Radeon RX 7900M nas últimas semanas. Embora o dispositivo seja um verdadeiro monstro em performance, a versão focada no lado vermelho do hardware vem acompanhada de inúmeros problemas de uso, incluindo uma duração de bateria pífia.
- Review Alienware M15 R7 | Um notebook potente, mas que aquece bastante
- Review Alienware Aurora R15 | PC gamer premium feito no Brasil
O modelo foi recém-lançado no mercado internacional e o NotebookCheck publicou sua análise a respeito do produto. Entre muitos elogios de performance, a preocupação sobre a bateria impera no texto do veículo. Os testes revelam que o tempo de bateria ao apenas navegar na internet é de 85 minutos, uma diferença massiva contra os 260 minutos apresentados pela sua contraparte com um processador Intel.
Mesmo em cenários com pouca carga de uso, como leitura e deixando todos os LEDs desligados, modo de economia ligado e até mesmo desligando conexões wireless, o notebook aguentou apenas 4,5 horas longe das tomadas. Apesar de elogiar bastante o desempenho bruto, o site cita o Alienware m18 como um "desktop com bateria de emergência", uma vez que a verdadeira experiência do dispositivo parece estar quase que totalmente condicionada ao uso do aparelho na tomada.
Ainda não se sabe as causas desse desequilíbrio no Alienware m18 AMD. Além da RX 7900M, o sistema embarca um poderoso Ryzen 9 7945HX. Uma das principais suspeitas é o TDP da placa de vídeo (Thermal Design Power) de até 180W, enquanto o consumo da sua principal rival, a GeForce RTX 4090, é de 120W, gerando uma diferença de 50% no consumo energético.
RX 7900M surpreende em desempenho
Se a bateria não convence, o combo Ryzen + Radeon parece fazer o seu dever de casa. A Radeon RX 7900M surpreende nos benchmarks sintéticos ao bater outros topos de linha como o ASUS ROG Strix Scar 18 com um Core i9, mesmo que a margem de erro sugira um empate técnico de 1%.
Em games, o cenário é outro. Por mais que a placa da AMD lute, a RTX 4080 do Alienware m16 se mostra superior com uma diferença de 8%. O topo da lista fica com o ASUS ROG Strix Scar 17 com uma RTX 4090 e o Ryzen 9 7945HX3D, revelando um desempenho 25% melhor.
O Alienware m18 com a Radeon RX 7900M já está disponível para compra em certas lojas internacionais pelo preço de US$ 2.499 (Cerca de R$ 12.200 em conversão direta). Ainda não há data de lançamento confirmada para o Brasil.
🛒 Compre o Alienware m16 por um preço imperdível na Kabum!
🛒 Compre o Dell G15 em oferta na Kabum!
Fonte: NotebookCheck