Publicidade

Alienware m18 tem bateria desastrosa em testes com RX 7900M

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Novembro de 2023 às 14h45

Link copiado!

AMD YouTube
AMD YouTube
Tudo sobre Dell

Anunciado durante a CES 2023, o Alienware m18 é um dos notebooks mais potentes da Dell e ganhou uma atualização com a AMD Radeon RX 7900M nas últimas semanas. Embora o dispositivo seja um verdadeiro monstro em performance, a versão focada no lado vermelho do hardware vem acompanhada de inúmeros problemas de uso, incluindo uma duração de bateria pífia.

O modelo foi recém-lançado no mercado internacional e o NotebookCheck publicou sua análise a respeito do produto. Entre muitos elogios de performance, a preocupação sobre a bateria impera no texto do veículo. Os testes revelam que o tempo de bateria ao apenas navegar na internet é de 85 minutos, uma diferença massiva contra os 260 minutos apresentados pela sua contraparte com um processador Intel.

Mesmo em cenários com pouca carga de uso, como leitura e deixando todos os LEDs desligados, modo de economia ligado e até mesmo desligando conexões wireless, o notebook aguentou apenas 4,5 horas longe das tomadas. Apesar de elogiar bastante o desempenho bruto, o site cita o Alienware m18 como um "desktop com bateria de emergência", uma vez que a verdadeira experiência do dispositivo parece estar quase que totalmente condicionada ao uso do aparelho na tomada.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe as causas desse desequilíbrio no Alienware m18 AMD. Além da RX 7900M, o sistema embarca um poderoso Ryzen 9 7945HX. Uma das principais suspeitas é o TDP da placa de vídeo (Thermal Design Power) de até 180W, enquanto o consumo da sua principal rival, a GeForce RTX 4090, é de 120W, gerando uma diferença de 50% no consumo energético.

RX 7900M surpreende em desempenho

Se a bateria não convence, o combo Ryzen + Radeon parece fazer o seu dever de casa. A Radeon RX 7900M surpreende nos benchmarks sintéticos ao bater outros topos de linha como o ASUS ROG Strix Scar 18 com um Core i9, mesmo que a margem de erro sugira um empate técnico de 1%.

Continua após a publicidade

Em games, o cenário é outro. Por mais que a placa da AMD lute, a RTX 4080 do Alienware m16 se mostra superior com uma diferença de 8%. O topo da lista fica com o ASUS ROG Strix Scar 17 com uma RTX 4090 e o Ryzen 9 7945HX3D, revelando um desempenho 25% melhor.

O Alienware m18 com a Radeon RX 7900M já está disponível para compra em certas lojas internacionais pelo preço de US$ 2.499 (Cerca de R$ 12.200 em conversão direta). Ainda não há data de lançamento confirmada para o Brasil.

🛒 Compre o Alienware m16 por um preço imperdível na Kabum!

Continua após a publicidade

🛒 Compre o Dell G15 em oferta na Kabum!

Fonte: NotebookCheck