Publicidade

CES 2023 | Notebooks Alienware e Dell G ganham novos chips e visual repaginado

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Dell
Dell
Tudo sobre Dell

Aproveitando a CES 2023 e os diversos lançamentos de hardware, a Dell apresentou sua próxima geração de notebooks gamer das famílias Alienware e G Series, ambas completamente repaginadas. Junto a designs renovados, que empregam materiais mais premium e resfriamento aprimorado, os dispositivos embarcam os chips estreantes de Intel e Nvidia, bem como telas maiores e a nova geração do Alienware Command Center, refeito para proporcionar uma experiência de uso superior.

Alienware chega ao design Legend 3.0

Embarcada com os processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração e GPUs Nvidia RTX 4000, a nova geração da família de notebooks da Alienware foi totalmente repaginada, contando com refrigeração aprimorada para fornecer mais energia ao conjunto de processamento e adotando o inédito design Legend 3.0. A linguagem atualizada foca em proporcionar uma experiência de uso muito mais premium, adotando alumínio com acabamento macio na construção e visual mais minimalista.

Continua após a publicidade

Entre os aspectos que chamam atenção estão os logos de cada linha, que deixaram de ser impressos para serem gravados diretamente na tampa. Outra mudança importante está nas telas — tanto a série M quanto a série X deixam de lado os painéis em proporção 16:9 para adotar displays 16:10, com mais espaço vertical. A mudança é bem-vinda não apenas para o público gamer, que deve ter mais área de visualização nos jogos, como também para produtividade.

Com isso, as séries são agora compostas por telas de 14, 16 e 18 polegadas, abandonando os formatos de 15 e 17 polegadas. Também são destaques o sistema aprimorado de iluminação RGB e o pé dos aparelhos, que utiliza material emborrachado em formato de anel e foi projetado para garantir conforto mesmo quando o usuário posicionar o laptop no colo, sem que a capacidade de refrigeração seja afetada.

Entre os diversos modelos apresentados, a Dell deu maior atenção para três deles, começando pelo Alienware M18, dispositivo que marca o retorno das telas de 18 polegadas a notebooks da companhia. A gigante afirma que este é o modelo "mais poderoso já feito pela Alienware", fornecendo o máximo de performance que os chips têm a oferecer. Para isso, mudanças importantes foram implementadas na refrigeração.

Continua após a publicidade

O M18 embarca um número maior de heatpipes em comparação a máquinas premium das gerações anteriores, utiliza câmara de vapor para agilizar a dissipação de calor e emprega o Elemento 31, o componente exclusivo da Dell até então utilizado apenas na série X, que mescla silicone e metal líquido para facilitar a aplicação e acelerar a transferência do calor para o heatsink, presentes por aqui tanto na CPU quanto na GPU.

Por sua vez, o Alienware X16 é tido como o laptop mais premium da empresa, com corpo 100% construído em metal e um sistema de resfriamento mais encorpado, que permite o fornecimento da mesma quantidade de energia para CPU e GPU que as configurações definidas para o X17, solução mais avançada da geração passada. A iluminação RGB da novidade é a mais completa de todos os lançamentos, com mais de 100 micro LEDs e efeitos de luz exclusivos, enquanto o conjunto de som é o primeiro da marca a contar com 6 speakers.

Continua após a publicidade

O último dos destaques é o Alienware X14, que a empresa afirma manter o título de notebook gamer de 14 polegadas mais fino do mundo, com 14,5 mm de espessura. Apesar disso, o aparelho está mais poderoso com os chips atualizados e recebeu um upgrade significativo na tela, agora em formato 16:10 e com resolução Quad HD+, o que ofereceria "um nível muito maior de detalhes no tamanho compacto do display", de acordo com a marca.

Fecham as renovações dos notebooks Alienware a versão refeita do Alienware Command Center, o software de gerenciamento dos notebooks gamer da Dell. O app é alvo de críticas há anos pelos diversos bugs que apresenta, além do visual nada intuitivo e, com a repaginação para 2023, a solução promete ao menos corrigir o design e navegação. Minimalista, o programa adota ajustes mais visuais com exibição do modelo de notebook, tem acesso fácil às diferentes funcionalidades e embarca alguns truques novos.

Além de um overlay nos games ao estilo RivaTuner, que exibe estatísticas dos aparelhos em tempo real, está presente um inédito modo de tela dupla, que usa o próprio display do laptop para exibir essas informações quando um monitor externo está conectado. Resta saber se os problemas da versão anterior foram realmente resolvidos.

Continua após a publicidade

Mais informações sobre os aparelhos devem ser apresentadas no decorrer da CES 2023 nesta semana, enquanto detalhes mais completos da ficha técnica, disponibilidade e preços serão revelados nos próximos meses.

Linha Dell G Series 2023 é mais premium

Linha mais popular e acessível da Dell, a família G Series também chega a 2023 repaginada, com os novos processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração e GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 mobile, além de foco em ser mais premium, "divertida" e personalizável com uma variedade de cores. A gigante cita como inspirações para essa geração as estéticas de gaming retrô, animes dos anos 80 e até K-pop.

Continua após a publicidade

A G Series 2023 será composta de dois modelos: o Dell G16, que assume o posto de variante mais encorpada e premium com acabamento em metal, e o popular Dell G15, principal representante da "estética divertida" com maior número de opções de cores. A fabricante não detalhou quais materiais serão utilizados no G15, mas considerando as tonalidades e o maior foco no custo-benefício, é provável que o plástico do modelo anterior seja mantido.

Assim como os irmãos avançados da Alienware, os notebooks Dell G devem ganhar mais detalhes durante a CES, com informações completas sobre ficha técnica, preços e disponibilidade sendo divulgados apenas nos próximos meses.

Alienware lança seu primeiro monitor de 500 Hz

Concluindo os anúncios gamer da empresa, a Dell apresentou seu primeiro monitor de 500 Hz, cuja existência havia sido apontada por vazamentos na última semana. O Alienware AW2524H vem equipado com um painel Fast IPS LCD de 24,5 polegadas, resolução Full HD e promessa de tempo de resposta (GtG) de apenas 0,5 ms, além da já citada taxa de atualização de 500 Hz. A companhia destaca como o periférico é ideal para donos de máquinas com as novas RTX 4000, como o Alienware Aurora R15 que, vale lembrar, será trazido ao Brasil.

Continua após a publicidade

Outro público beneficiado é o de jogadores profissionais, que devem ver melhorias de desempenho graças à taxa de atualização significativamente mais alta que os padrões atuais. Fecham a lista de recursos do display a adição da tecnologia ComfortView Plus, que reduz a emissão de luz azul para diminuir o estresse ocular, especialmente no escuro. Além do display poderoso, o AW2524H ganhou um design repaginado, com inúmeras melhorias feitas a partir do feedback de usuários e dos atletas do Team Liquid, time de eSports patrocinado pela Dell.

Entre os aprimoramentos estão a adoção de uma base significativamente menor, que ocupa menos espaço na mesa e permite melhor organização do mouse, teclado e outros periféricos, suporte retrátil para headsets e joystick de navegação reposicionado para a frente, facilitando o acesso e garantindo uso mais confortável. Assim como os notebooks, preço e disponibilidade do Alienware AW2524H devem ser anunciados apenas nos próximos meses.