Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo ASUS ROG Ally X resolve problemas do original e muito mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Maio de 2024 às 11h05

Link copiado!

Reprodução/AMD e ASUS/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech
Reprodução/AMD e ASUS/Montagem: Felipe Vidal/Canaltech

A ASUS confirmou que o novo ROG Ally X — ou Extra — resolverá a maioria dos problemas do original, mas não se trata de um sucessor. O upgrade traz o mesmo chip Z1 Extreme, mas bateria 40% maior, compatibilidade com SSDs M.2 2280 de até 8 TB, leitor de cartão microSD longe do dissipador de calor e atualização do Armoury Crate SE para uma experiência mais console e menos PC.

Ao que tudo indica, a empresa está investindo em se estabelecer no segmento e levou em consideração a maioria dos feedbacks de usuários e da mídia especializada. Por mais que o ponto mais problemático seja o leitor microSD que fritava cartões, o porta-voz da empresa afirmou que ele apenas foi reposicionado para acomodar melhor os componentes, sugerindo que as falhas não estariam ligadas a problemas de superaquecimento.

“Nós pensamos em bateria, armazenamento, gráficos e memória, portas… Nosso objetivo é acomodar quantos desses componentes forem possíveis em um portátil como esses”, afirma o Gerente Sênior de Produtos da ASUS, Gabriel Meng, em entrevista ao The Verge.
Continua após a publicidade

Detalhes do ROG Ally X

O anúncio oficial do ROG Ally X está previsto para o dia 2 de junho, quando a ASUS irá revelar todos os detalhes. Um ponto que chamou a atenção, no entanto, é a sugestão que o novo modelo também terá mais memória.

Isso porque, em termos de desempenho, o console é bastante competente com seus 16 GB de RAM LPDDR5 e 6400 MT/s. Não está claro se a abordagem será adotar memórias mais rápidas, como as de 7500 MT/s do Legion Go, ou realmente trazer módulos maiores.

Até o momento, o que se sabe é que ele está previsto para o segundo semestre de 2024, e com tantas atualizações a nova versão também terá um aumento no preço. Outro detalhe revelado é que a fabricante também melhorou os D-pads — que realmente eram bem desconfortáveis — e atualizou os gatilhos e os analógicos.

Além da bateria maior, um ponto importantíssimo do Ally X é que slot M.2 foi posicionado na horizontal. Ao seguir o comprimento do console, o conector permite instalar SSDs padrão 2280, com capacidades de até 8 TB e muito mais baratos e fáceis de encontrar que os de 2230, de 30 mm.

Uma excelente notícia para quem já tem um ROG Ally é que, ao menos, o novo Armoury Crate SE, muito superior, chegará em uma atualização no meio do ano para todos os usuários, reforçando o compromisso da ASUS em não matar a plataforma de 2023.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge