Conheça todos os estúdios do PlayStation Studios
Por Lucas Arraz • Editado por Bruna Penilhas |
O ano de 2022 começou agitado para a indústria dos videogames. A Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard por cerca de U$ 70 bilhões, cerca de R$ 360 bilhões na cotação atual, e foi respondida pela Sony com a compra da Bungie por U$ 3,6 bilhões (R$ 18,76 bilhões). Apesar dos valores exorbitantes, a compra de estúdios de desenvolvimento de games não é novidade no mercado.
Para trabalhar na consolidação do lançamento do primeiro PS1, a Sony iniciou em 2000 uma série de compras de estúdios que permaneceu ativa até a atualidade. Quando estreou no mundo dos consoles, a gigante japonesa organizou equipes de desenvolvimento na Inglaterra (London Studio), Japão (Polyphony Digital) e nos Estados Unidos (Santa Monica Studio), além de comprar algumas equipes. A união desses esforços para consolidar a marca de consoles da Sony ficou conhecida como PlayStation Studios.
Atualmente, 19 equipes compõem os “Estúdios PlayStation”. Confira a lista com todas as desenvolvedoras que fazem parte do conjunto PlayStation Studios.
19. Haven Studios
Fundação: | 2021; Canadá |
Data da compra: | Aguardando autorização judicial |
A aquisição mais recente foi a Haven Studios, cujo valor de compra não foi divulgado. Esta é uma equipe nova, composta por 80 funcionários, fundada em 2021 por Jade Raymond, executiva veterana da indústria que já trabalhou com franquias como Assassin’s Creed, Watch Dogs e Star Wars, além de ter chefiado a divisão de jogos da Google. Desde então, ela e a Sony têm trabalhado juntas no primeiro game da Haven, que ainda não tem previsão de lançamento.
18. Bungie
Jogos: | Destiny 2, Halo Reach, Miyh, Marathon |
Fundação: | 1991; Estados Unidos |
Data da compra: | Aguardando autorização judicial |
Valor da compra: | U$ 3,6 bilhões |
A Sony Interactive Entertainment (SIE) pegou todo mundo de surpresa no final de janeiro quando anunciou um acordo para comprar a Bungie por cerca de R$ 19 bilhões na cotação atual. Apesar do contrato fechado entre as partes, a transação aguarda liberação da Justiça para se tornar oficial.
Com o fechamento do acordo, a Bungie será “uma subsidiária independente” da SIE, administrada por um conselho composto pelo atual CEO Pete Parsons e o restante da atual equipe de gerenciamento do estúdio.
Apesar da compra, a Sony pretende manter a Bungie como um estúdio multiplataforma, com a opção de “autopublicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”. Isso quer dizer que atualizações de Destiny 2 ainda podem alcançar jogadores de Xbox e PC, bem como lançamentos futuros do estúdio.
17. Valkyrie Entertainment
Jogos: | Guns Up!, War in Pocket |
Fundação: | 2002; Estados Unidos |
Data da compra: | 10 de dezembro de 2021 |
Valor da compra: | Não informado |
Sediada em Seattle, nos Estados Unidos, a Valkyrie Entertainment é conhecida pela versatilidade dos funcionários e por fornecer serviços de co-desenvolvimento para vários estúdios. Antes de unir-se à marca PlayStation como a 17ª peça da família, a Valkyrie trabalhou em jogos como God of War (2018), inFAMOUS e Twisted Metal.
A compra foi efetuada em meio aos planos da Sony de adaptar mais jogos exclusivos para PC e investir em estilos de títulos de ação e jogos como serviço.
16. Team ASOBI
Jogos: | Astro's Playroom, The Last Guardian, Gravity Rush 2 |
Fundação: | 2021; Japão |
Dentro de casa, no Japão, a Sony contava com o braço de desenvolvimento de jogos da SIE Japan, estúdio que consagrou-se ao longo dos anos por títulos como The Last Guardian, Knack II e Gravity Rush 2.
Em 2021, a dona da marca PlayStation resolveu aplicar uma forte reestruturação dentro do estúdio japonês. A SIE Japan foi aposentada, restando apenas uma equipe que se destacou pelo desenvolvimento de um novo mascote para os consoles com Astro Bot Rescue Mission.
A equipe do Team ASOBI foi o que restou da SIE Japan e agora, independente, está focando no desenvolvimento de jogos para o PlayStation 5. O primeiro deles foi o jogo que vem na memória do PS5, o Astro's Playroom.
15. Bluepoint Games
Jogos: | Shadow of the Colossus, Demon's Souls |
Fundação: | 2006; Estados Unidos |
Data da compra: | 30 de setembro de 2021 |
Valor da compra: | Não informado |
A desenvolvedora que criou os aclamados remakes de Demon's Souls para PS5, além das remasterizações de Shadow of the Colossus e Uncharted: The Nathan Drake Collection para PlayStation 4, teve a aquisição confirmada após uma série de rumores.
Além de funcionar como um braço para remasterizações dentro da Sony, a Bluepoint também deve investir em propriedades intelectuais novas para o PS5.
14. Firesprite
Jogos: | The Playroom, Run! Sackboy! Run! |
Fundação: | 2012; Inglaterra |
Data da compra: | 8 de setembro de 2021 |
Valor da compra: | Não informado |
A Firesprite foi fundada em 2012, em Liverpool, tendo como membros ex-funcionários da Sony que trabalhavam na London Studios. A proximidade levou a equipe a colaborar em diversos jogos para a plataforma PlayStation, como The Playroom (PS4) e The Playroom VR (PSVR).
Ainda para o PlayStation, a Firesprite trabalhou na franquia inédita de terror de sobrevivência The Persistence, ganhando a confiança e o "pedido de casamento" com a Sony mais tarde. O foco da Firesprite é inovação, então podemos esperar mais jogos de realidade virtual no futuro.
O estúdio também completou a sua própria aquisição. A Firesprite comprou a desenvolvedora Fabrik, que produziu títulos como The Lost Bear, uma aventura desenhada à mão de PlayStation VR.
13. Nixxes Software
Jogos: | Versões de PC de Deux Ex: Mankind Divided e Shadow of the Tomb Raider |
Fundação: | 1999; Holanda |
Data da Compra | 1 de julho de 2021 |
Valor da compra: | Não informado |
O estúdio holandês Nixxes foi adquirido pela Sony em um passo estratégico da publicadora de trazer mais jogos para PC. A equipe é especialista em criar ports para computadores, tendo trabalhado em Deux Ex: Mankind Divided e Shadow of the Tomb Raider.
12. Housemarque
Jogos: | Returnal, Matterfall, Super Stardust HD |
Fundação: | 1995; Finlândia |
Data da compra: | 29 de junho de 2021 |
Valor da compra: | Não informado |
A essa altura, já deu para perceber que a Sony aposta em aquisições de empresas com quem estabeleceu uma boa relação ao longo dos anos. Não foi diferente com a Housemarque. A parceria com a Sony e o 14° estúdio da família PlayStation começou com o lançamento de Stardust HD, no PS3, culminando no exclusivo de PS5 de 2021, Returnal.
Nesse meio tempo, a Housemarque trabalhou durante 26 anos em muitos jogos estilo arcade para as plataformas, sobretudo misturando a jogabilidade com a ação frenética de um bullet hell que vimos em Returnal.
11. Insomniac Games
Jogos: | Spyro the Dragon, Ratchet & Clank, Marvel's Spider-Man, Sunset Overdrive |
Fundação: | 1994; Estados Unidos |
Data da compra: | 19 de agosto de 2019 |
Valor da compra: | U$ 229 milhões |
Quem acompanhou o mercado de games recentemente e as compras da Activision Blizzard por U$ 70 bilhões, deve estranhar a aquisição da Insomniac Games “só” por U$ 229 milhões. E é de se estranhar mesmo.
O ótimo negócio feito pela Sony garantiu a chegada nos estúdios PlayStation de uma desenvolvedora que consegue entregar com velocidades, jogos de qualidade e que vendem muito. Marvel's Spider-Man, de 2019, vendeu mais de 20 milhões de unidades e foi precedido por outros dois sucessos, Marvel's Spider-Man: Miles Morales (2020) e Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão (2021).
Está nas mãos do estúdio ainda uma parceria estratégica entre Marvel, Disney e Sony, que promete pelo menos mais duas grandes aventuras para o PS5: Marvel's Spider-Man 2, anunciado para 2023; e Marvel's Wolverine, ainda sem previsão de lançamento.
10. Pixelopus
Jogos: | Concrete Genie, Entwined |
Fundação: | 2014; Estados Unidos |
A Pixelopus nasceu após a Sony assistir ao sucesso de publicação de Journey em 2012. O título desenvolvido pelo estúdio independente thatgamecompany, abriu os olhos das grandes plataformas para um novo patamar que aventuras com orçamentos menores poderiam alcançar. A reação da marca, na época, foi alocar um pequeno tipo de desenvolvimento de produtos de San Mateo para fabricação de jogos. Foi assim que surgiu a Pixelopus, em 2014.
9. Sucker Punch Productions
Jogos: | Ghost of Tsushima, Infamous, Sly Cooper |
Fundação: | 1997; Estados Unidos |
Data da compra: | 2 de agosto de 2011 |
Valor da compra: | Não informado |
A Sucker Punch foi fundada por um grupo de seis ex-funcionários da Microsoft que resolveram abandonar a empresa de tecnologia para atuar no mercado de videogames. O primeiro título que lançaram, Rocket: Robot, não deu muito certo.
Já o segundo, o clássico de plataforma Sly Cooper and the Thievius Raccoonus, garantiu um contrato de exclusividade com a Sony que rendeu mais duas sequências e uma longa relação.
Foram 12 anos de parceria exclusiva até a Sony decidir comprar a Sucker Punch. No meio deste tempo, a desenvolvedora também criou a série de jogos InFamous para os consoles PlayStation. Já sob os braços da empresa japonesa, a desenvolvedora lançou Ghost of Tsushima.
8. Media Molecule
Jogos: | LittleBigPlanet, Tearaway Unfolded, Dreams |
Fundação: | 2006; Inglaterra |
Data da compra: | 2 de março de 2010 |
Valor da compra: | Não informado |
O estúdio foi fundado em 2006 por ex-funcionários da Lionhead Studios, casa da franquia Fable, e é mais um exemplo de desenvolvedora que nasceu praticamente na espinha dorsal da Sony.
O primeiro projeto da equipe já foi LittleBigPlanet, para o PS3. Por muito tempo, a Media Molecule trabalhou em atualizações para o exclusivo até encarar a missão de criar um “simulador de desenvolvimento de jogos” com Dreams, no PS4. O audacioso título começou a ser feito após a dona da marca PlayStation comprar a empresa em 2010. Desde então, os 50 funcionários trabalham com liberdade em seus curiosos e originais projetos.
7. Guerrilla Games
Jogos: | Killzone, Horizon Zero Dawn |
Fundação: | 2000; Holanda |
Data da compra: | 7 de dezembro de 2005 |
Valor da compra: | Não informado |
A Guerrilla Games nasceu a partir da fusão de três estúdios da Holanda que passaram a desenvolver títulos como Dizzy's Candy Quest para o Game Boy Color. Em 2004, a Guerrilla Games foi o nome por trás do exclusivo Killzone para o PlayStation 2. Interessada em manter uma série de jogos de tiro dentro do ecossistema, a Sony completou a transação da empresa, que lançou outros quatro jogos da franquia.
Entretanto, o sucesso mais recente do estúdio é a franquia iniciada por Horizon Zero Dawn, que já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo e rendeu a sequência Horizon Forbidden West para PS4 e PS5.
6. San Diego Studio
Jogos: | MLB The Show |
Fundação: | 2001; Estados Unidos |
San Diego Studio é o braço de desenvolvimento esportivo da Sony. A equipe foi formada como um estúdio interno em 2001 para trabalhar nos jogos de baseball da série MLB The Show. Além do lançamento do esportivo, o grupo desenvolveu outros jogos, incluindo The Mark of Kri, PAIN, High Velocity Bowling, ModNation Racers, Sports Champions 1 & 2 e Little Big Planet Karting.
5. Naughty Dog
Jogos: | Crash Bandicoot, Uncharted, The Last of Us |
Fundação: | 1984; Estados Unidos |
Data da compra: | 22 de janeiro de 2001 |
Valor da compra: | Não informado |
Em 2001, a Naughty Dog e toda a equipe de desenvolvimento foi adquirida pela Sony para desenvolver exclusivos de Playstation 2. A fusão permitiu a empresa crescer e deixar para trás aventuras de plataforma, como Crash Bandicoot, Jak and Daxter, para apostar em produções de grande orçamento com destaque para narrativa, como as franquias The Last of Us e Uncharted.
4. Bend Studio
Jogos: | Syphon Filter, Days Gone |
Fundação: | 1992; Estados Unidos |
Data da compra: | Dezembro de 2000 |
Valor da compra: | Não informado |
Fundada como Eidetic, a Bend Studio foi o primeiro estúdio comprado pela Sony a se juntar a outras equipes internas montadas na empresa. Antes da aquisição, o time trabalhou em Bubsy 3D para o PS1 e, mais tarde, na série Syphon Filter.
Após passar muito tempo no desenvolvimento de títulos portáteis, a equipe voltou aos jogos de grande orçamento com Days Gone para PlayStation 4. Apesar das quase 9 milhões de cópias vendidas, o jogo foi considerado um sucesso abaixo do esperado pela Sony e uma possível sequência foi cancelada.
3. Santa Monica Studio
Jogos: | God of War |
Fundação: | 1999; Estados Unidos |
Um dos estúdios PlayStation mais tradicionais, a Sony Santa Monica está sediada nos Estados Unidos e é o nome por trás da série God of War. Além da franquia de Kratos, a equipe presta apoio e acelera o desenvolvimento de outras equipes. O grupo foi responsável por incubar a produção do indie Journey, da thatgamecompany.
O próximo grande lançamento do estúdio será God of War Ragnarök, previsto para chegar ao PS4 e PS5 ainda em 2022. O jogo vai encerrar a jornada de Kratos e Atreus pela mitologia nórdica.
2. Polyphony Digital
Jogos: | Gran Turismo, Motor Toon |
Fundação | 1998; Japão |
A Polyphony é uma das desenvolvedoras internas da Sony mais antigas. Sediada no Japão, a equipe foi formada como um braço da Sony Computer Entertainment, até mudar de ramo e focar no desenvolvimento de jogos para consoles PlayStation, sobretudo os títulos de Gran Turismo. O sucesso das aventuras de carro, estreante em 1997, fez a Sony decidir entregar autonomia para Polyphony e deixar a desenvolvedora focada nos jogos.
1. London Studio
Jogos: | The Getaway |
Fundação: | 1993; Inglaterra |
Uma das primeiras equipes de desenvolvimento de jogos dentro da Sony, a desenvolvedora PlayStation London Studio está sediada em um prédio de múltiplos andares em Soho, no centro tecnológico de Londres.
As equipes do estúdio possuem a missão de tocar projetos de inovação na produção de jogos e auxiliar os títulos exclusivos para PlayStation.
Recentemente, a SIE London também anunciou que está trabalhando em um novo game online para o PlayStation 5. A organização passou a ofertar inúmeras vagas de emprego para o projeto, cujos detalhes ainda permanecem em segredo.