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Conheça todos os estúdios do PlayStation Studios

Por  • Editado por  Bruna Penilhas  | 

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Divulgação/Sony Interactive Entertainment
Divulgação/Sony Interactive Entertainment
Tudo sobre Sony

O ano de 2022 começou agitado para a indústria dos videogames. A Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard por cerca de U$ 70 bilhões, cerca de R$ 360 bilhões na cotação atual, e foi respondida pela Sony com a compra da Bungie por U$ 3,6 bilhões (R$ 18,76 bilhões). Apesar dos valores exorbitantes, a compra de estúdios de desenvolvimento de games não é novidade no mercado.

Para trabalhar na consolidação do lançamento do primeiro PS1, a Sony iniciou em 2000 uma série de compras de estúdios que permaneceu ativa até a atualidade. Quando estreou no mundo dos consoles, a gigante japonesa organizou equipes de desenvolvimento na Inglaterra (London Studio), Japão (Polyphony Digital) e nos Estados Unidos (Santa Monica Studio), além de comprar algumas equipes. A união desses esforços para consolidar a marca de consoles da Sony ficou conhecida como PlayStation Studios.

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Atualmente, 19 equipes compõem os “Estúdios PlayStation”. Confira a lista com todas as desenvolvedoras que fazem parte do conjunto PlayStation Studios.

19. Haven Studios

Fundação:2021; Canadá
Data da compra:Aguardando autorização judicial

A aquisição mais recente foi a Haven Studios, cujo valor de compra não foi divulgado. Esta é uma equipe nova, composta por 80 funcionários, fundada em 2021 por Jade Raymond, executiva veterana da indústria que já trabalhou com franquias como Assassin’s Creed, Watch Dogs e Star Wars, além de ter chefiado a divisão de jogos da Google. Desde então, ela e a Sony têm trabalhado juntas no primeiro game da Haven, que ainda não tem previsão de lançamento.

18. Bungie

Jogos:Destiny 2, Halo Reach, Miyh, Marathon
Fundação:1991; Estados Unidos
Data da compra:Aguardando autorização judicial
Valor da compra:U$ 3,6 bilhões
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A Sony Interactive Entertainment (SIE) pegou todo mundo de surpresa no final de janeiro quando anunciou um acordo para comprar a Bungie por cerca de R$ 19 bilhões na cotação atual. Apesar do contrato fechado entre as partes, a transação aguarda liberação da Justiça para se tornar oficial.

Com o fechamento do acordo, a Bungie será “uma subsidiária independente” da SIE, administrada por um conselho composto pelo atual CEO Pete Parsons e o restante da atual equipe de gerenciamento do estúdio.

Apesar da compra, a Sony pretende manter a Bungie como um estúdio multiplataforma, com a opção de “autopublicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”. Isso quer dizer que atualizações de Destiny 2 ainda podem alcançar jogadores de Xbox e PC, bem como lançamentos futuros do estúdio.

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17. Valkyrie Entertainment

Jogos:Guns Up!, War in Pocket
Fundação:2002; Estados Unidos
Data da compra:10 de dezembro de 2021
Valor da compra:Não informado

Sediada em Seattle, nos Estados Unidos, a Valkyrie Entertainment é conhecida pela versatilidade dos funcionários e por fornecer serviços de co-desenvolvimento para vários estúdios. Antes de unir-se à marca PlayStation como a 17ª peça da família, a Valkyrie trabalhou em jogos como God of War (2018), inFAMOUS e Twisted Metal.

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A compra foi efetuada em meio aos planos da Sony de adaptar mais jogos exclusivos para PC e investir em estilos de títulos de ação e jogos como serviço.

16. Team ASOBI

Jogos:Astro's Playroom, The Last Guardian, Gravity Rush 2
Fundação:2021; Japão
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Dentro de casa, no Japão, a Sony contava com o braço de desenvolvimento de jogos da SIE Japan, estúdio que consagrou-se ao longo dos anos por títulos como The Last Guardian, Knack II e Gravity Rush 2.

Em 2021, a dona da marca PlayStation resolveu aplicar uma forte reestruturação dentro do estúdio japonês. A SIE Japan foi aposentada, restando apenas uma equipe que se destacou pelo desenvolvimento de um novo mascote para os consoles com Astro Bot Rescue Mission.

A equipe do Team ASOBI foi o que restou da SIE Japan e agora, independente, está focando no desenvolvimento de jogos para o PlayStation 5. O primeiro deles foi o jogo que vem na memória do PS5, o Astro's Playroom.

15. Bluepoint Games

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Jogos:Shadow of the Colossus, Demon's Souls
Fundação:2006; Estados Unidos
Data da compra:30 de setembro de 2021
Valor da compra:Não informado

A desenvolvedora que criou os aclamados remakes de Demon's Souls para PS5, além das remasterizações de Shadow of the Colossus e Uncharted: The Nathan Drake Collection para PlayStation 4, teve a aquisição confirmada após uma série de rumores.

Além de funcionar como um braço para remasterizações dentro da Sony, a Bluepoint também deve investir em propriedades intelectuais novas para o PS5.

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14. Firesprite

Jogos:The Playroom, Run! Sackboy! Run!
Fundação:2012; Inglaterra
Data da compra:8 de setembro de 2021
Valor da compra:Não informado

A Firesprite foi fundada em 2012, em Liverpool, tendo como membros ex-funcionários da Sony que trabalhavam na London Studios. A proximidade levou a equipe a colaborar em diversos jogos para a plataforma PlayStation, como The Playroom (PS4) e The Playroom VR (PSVR).

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Ainda para o PlayStation, a Firesprite trabalhou na franquia inédita de terror de sobrevivência The Persistence, ganhando a confiança e o "pedido de casamento" com a Sony mais tarde. O foco da Firesprite é inovação, então podemos esperar mais jogos de realidade virtual no futuro.

O estúdio também completou a sua própria aquisição. A Firesprite comprou a desenvolvedora Fabrik, que produziu títulos como The Lost Bear, uma aventura desenhada à mão de PlayStation VR.

13. Nixxes Software

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Jogos:Versões de PC de Deux Ex: Mankind Divided e Shadow of the Tomb Raider
Fundação:1999; Holanda
Data da Compra1 de julho de 2021
Valor da compra:Não informado

O estúdio holandês Nixxes foi adquirido pela Sony em um passo estratégico da publicadora de trazer mais jogos para PC. A equipe é especialista em criar ports para computadores, tendo trabalhado em Deux Ex: Mankind Divided e Shadow of the Tomb Raider.

12. Housemarque

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Jogos:Returnal, Matterfall, Super Stardust HD
Fundação:1995; Finlândia
Data da compra:29 de junho de 2021
Valor da compra:Não informado

A essa altura, já deu para perceber que a Sony aposta em aquisições de empresas com quem estabeleceu uma boa relação ao longo dos anos. Não foi diferente com a Housemarque. A parceria com a Sony e o 14° estúdio da família PlayStation começou com o lançamento de Stardust HD, no PS3, culminando no exclusivo de PS5 de 2021, Returnal.

Nesse meio tempo, a Housemarque trabalhou durante 26 anos em muitos jogos estilo arcade para as plataformas, sobretudo misturando a jogabilidade com a ação frenética de um bullet hell que vimos em Returnal.

11. Insomniac Games

Jogos:Spyro the Dragon, Ratchet & Clank, Marvel's Spider-Man, Sunset Overdrive
Fundação:1994; Estados Unidos
Data da compra:19 de agosto de 2019
Valor da compra:U$ 229 milhões

Quem acompanhou o mercado de games recentemente e as compras da Activision Blizzard por U$ 70 bilhões, deve estranhar a aquisição da Insomniac Games “só” por U$ 229 milhões. E é de se estranhar mesmo.

O ótimo negócio feito pela Sony garantiu a chegada nos estúdios PlayStation de uma desenvolvedora que consegue entregar com velocidades, jogos de qualidade e que vendem muito. Marvel's Spider-Man, de 2019, vendeu mais de 20 milhões de unidades e foi precedido por outros dois sucessos, Marvel's Spider-Man: Miles Morales (2020) e Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão (2021).

Está nas mãos do estúdio ainda uma parceria estratégica entre Marvel, Disney e Sony, que promete pelo menos mais duas grandes aventuras para o PS5: Marvel's Spider-Man 2, anunciado para 2023; e Marvel's Wolverine, ainda sem previsão de lançamento.

10. Pixelopus

Jogos:Concrete Genie, Entwined
Fundação:2014; Estados Unidos

A Pixelopus nasceu após a Sony assistir ao sucesso de publicação de Journey em 2012. O título desenvolvido pelo estúdio independente thatgamecompany, abriu os olhos das grandes plataformas para um novo patamar que aventuras com orçamentos menores poderiam alcançar. A reação da marca, na época, foi alocar um pequeno tipo de desenvolvimento de produtos de San Mateo para fabricação de jogos. Foi assim que surgiu a Pixelopus, em 2014.

9. Sucker Punch Productions

Jogos:Ghost of Tsushima, Infamous, Sly Cooper
Fundação:1997; Estados Unidos
Data da compra:2 de agosto de 2011
Valor da compra:Não informado

A Sucker Punch foi fundada por um grupo de seis ex-funcionários da Microsoft que resolveram abandonar a empresa de tecnologia para atuar no mercado de videogames. O primeiro título que lançaram, Rocket: Robot, não deu muito certo.

Já o segundo, o clássico de plataforma Sly Cooper and the Thievius Raccoonus, garantiu um contrato de exclusividade com a Sony que rendeu mais duas sequências e uma longa relação.

Foram 12 anos de parceria exclusiva até a Sony decidir comprar a Sucker Punch. No meio deste tempo, a desenvolvedora também criou a série de jogos InFamous para os consoles PlayStation. Já sob os braços da empresa japonesa, a desenvolvedora lançou Ghost of Tsushima.

8. Media Molecule

Jogos:LittleBigPlanet, Tearaway Unfolded, Dreams
Fundação:2006; Inglaterra
Data da compra:2 de março de 2010
Valor da compra:Não informado

O estúdio foi fundado em 2006 por ex-funcionários da Lionhead Studios, casa da franquia Fable, e é mais um exemplo de desenvolvedora que nasceu praticamente na espinha dorsal da Sony.

O primeiro projeto da equipe já foi LittleBigPlanet, para o PS3. Por muito tempo, a Media Molecule trabalhou em atualizações para o exclusivo até encarar a missão de criar um “simulador de desenvolvimento de jogos” com Dreams, no PS4. O audacioso título começou a ser feito após a dona da marca PlayStation comprar a empresa em 2010. Desde então, os 50 funcionários trabalham com liberdade em seus curiosos e originais projetos.

7. Guerrilla Games

Jogos:Killzone, Horizon Zero Dawn
Fundação:2000; Holanda
Data da compra:7 de dezembro de 2005
Valor da compra:Não informado

A Guerrilla Games nasceu a partir da fusão de três estúdios da Holanda que passaram a desenvolver títulos como Dizzy's Candy Quest para o Game Boy Color. Em 2004, a Guerrilla Games foi o nome por trás do exclusivo Killzone para o PlayStation 2. Interessada em manter uma série de jogos de tiro dentro do ecossistema, a Sony completou a transação da empresa, que lançou outros quatro jogos da franquia.

Entretanto, o sucesso mais recente do estúdio é a franquia iniciada por Horizon Zero Dawn, que já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo e rendeu a sequência Horizon Forbidden West para PS4 e PS5.

6. San Diego Studio

Jogos:MLB The Show
Fundação:2001; Estados Unidos

San Diego Studio é o braço de desenvolvimento esportivo da Sony. A equipe foi formada como um estúdio interno em 2001 para trabalhar nos jogos de baseball da série MLB The Show. Além do lançamento do esportivo, o grupo desenvolveu outros jogos, incluindo The Mark of Kri, PAIN, High Velocity Bowling, ModNation Racers, Sports Champions 1 & 2 e Little Big Planet Karting.

5. Naughty Dog

Jogos:Crash Bandicoot, Uncharted, The Last of Us
Fundação:1984; Estados Unidos
Data da compra:22 de janeiro de 2001
Valor da compra:Não informado

Em 2001, a Naughty Dog e toda a equipe de desenvolvimento foi adquirida pela Sony para desenvolver exclusivos de Playstation 2. A fusão permitiu a empresa crescer e deixar para trás aventuras de plataforma, como Crash Bandicoot, Jak and Daxter, para apostar em produções de grande orçamento com destaque para narrativa, como as franquias The Last of Us e Uncharted.

4. Bend Studio

Jogos:Syphon Filter, Days Gone
Fundação:1992; Estados Unidos
Data da compra:Dezembro de 2000
Valor da compra:Não informado

Fundada como Eidetic, a Bend Studio foi o primeiro estúdio comprado pela Sony a se juntar a outras equipes internas montadas na empresa. Antes da aquisição, o time trabalhou em Bubsy 3D para o PS1 e, mais tarde, na série Syphon Filter.

Após passar muito tempo no desenvolvimento de títulos portáteis, a equipe voltou aos jogos de grande orçamento com Days Gone para PlayStation 4. Apesar das quase 9 milhões de cópias vendidas, o jogo foi considerado um sucesso abaixo do esperado pela Sony e uma possível sequência foi cancelada.

3. Santa Monica Studio

Jogos:God of War
Fundação:1999; Estados Unidos

Um dos estúdios PlayStation mais tradicionais, a Sony Santa Monica está sediada nos Estados Unidos e é o nome por trás da série God of War. Além da franquia de Kratos, a equipe presta apoio e acelera o desenvolvimento de outras equipes. O grupo foi responsável por incubar a produção do indie Journey, da thatgamecompany.

O próximo grande lançamento do estúdio será God of War Ragnarök, previsto para chegar ao PS4 e PS5 ainda em 2022. O jogo vai encerrar a jornada de Kratos e Atreus pela mitologia nórdica.

2. Polyphony Digital

Jogos:Gran Turismo, Motor Toon
Fundação1998; Japão

A Polyphony é uma das desenvolvedoras internas da Sony mais antigas. Sediada no Japão, a equipe foi formada como um braço da Sony Computer Entertainment, até mudar de ramo e focar no desenvolvimento de jogos para consoles PlayStation, sobretudo os títulos de Gran Turismo. O sucesso das aventuras de carro, estreante em 1997, fez a Sony decidir entregar autonomia para Polyphony e deixar a desenvolvedora focada nos jogos.

1. London Studio

Jogos:The Getaway
Fundação:1993; Inglaterra

Uma das primeiras equipes de desenvolvimento de jogos dentro da Sony, a desenvolvedora PlayStation London Studio está sediada em um prédio de múltiplos andares em Soho, no centro tecnológico de Londres.

As equipes do estúdio possuem a missão de tocar projetos de inovação na produção de jogos e auxiliar os títulos exclusivos para PlayStation.

Recentemente, a SIE London também anunciou que está trabalhando em um novo game online para o PlayStation 5. A organização passou a ofertar inúmeras vagas de emprego para o projeto, cujos detalhes ainda permanecem em segredo.