Publicidade

Sony anuncia compra Bungie, estúdio de Destiny e Halo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 31 de Janeiro de 2022 às 15h28

Link copiado!

Divulgação/Bungie
Divulgação/Bungie
Playstation

A Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou nesta segunda-feira (31) um acordo para comprar a Bungie, desenvolvedora de jogos como Destiny 2 e diversos títulos da franquia Halo. A dona da marca Playstation vai aplicar US$ 3,6 bilhões, cerca de R$ 19 bilhões na cotação atual, na compra.

Após a compra da Activision Blizzard pela Microsoft e da Zynga pela Take-Two-Interactive, a compra da Bungie pela Sony é mais um dos grandes acordos de consolidação das grandes corporações na indústria de jogos.

Continua após a publicidade

Com o fechamento do acordo, a Bungie será “uma subsidiária independente” da SIE, administrada por um conselho composto pelo atual CEO e presidente Pete Parsons e o restante da atual equipe de gerenciamento do estúdio.

Destiny 2 fora do PC e Xbox?

Apesar da compra, a Sony declarou que a Bungie continuará um estúdio multiplataforma, com a opção de “autopublicar e alcançar jogadores onde quer que eles escolham jogar”. A estratégia deve ser a mesma adotada pela Microsoft com franquias como Call of Duty, que continuarão a sair nos consoles PlayStation. Atualmente, a equipe da Bungie trabalha em atualizações para Destiny 2 e em uma nova franquia ainda não revelada.

Continua após a publicidade

“Tivemos uma forte parceria com a Bungie desde o início da franquia Destiny, e eu não poderia estar mais empolgado em receber oficialmente o estúdio na família PlayStation”, disse o presidente e CEO da SIE, Jim Ryan.

"Tanto a Bungie, quanto a SIE acreditam que estamos apenas começando nosso trabalho no mundo dos jogos", declarou o CEO da Bungie, Pete Parsons. "Nossos universos originais têm imenso potencial e, com o apoio da SIE, vamos impulsionar a Bungie a se tornar uma empresa global de entretenimento multimídia dedicada a cumprir nossa visão criativa”, completou.

Bungie já produziu exclusivos Xbox

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que a Bungie é comprada por uma publicadora. Em 2000, a Microsoft comprou o estúdio para trabalhar em sequências da série de jogos Halo.

A Bungie recuperou a independência logo após o lançamento de Halo 3 em outubro de 2007, ficando a cargo ainda da produção de mais dois jogos exclusivos de Halo: ODST e Halo: Reach. Com o fim da parceria com a Microsoft, a Bungie assinou um contrato de 10 anos com a Activision, que resultou na criação de Destiny.

Fonte: Games Industry