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Conheça todos os estúdios do Xbox Game Studios

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Fevereiro de 2022 às 15h00

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Divulgação/Xbox Game Studios/Activision Blizzard
Divulgação/Xbox Game Studios/Activision Blizzard
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft tem investido muito na compra de empresas de games nos últimos anos, ampliando o seu catálogo de estúdios first-party (ou seja, que são subsidiárias e trabalham para ela). A lista de estúdios de videogames compõe a divisão Xbox Games Studios, que aumentará caso a compra da Activision Blizzard seja concretizada.

A seguir, o Canaltech lista todas as empresas subsidiárias do Xbox Game Studios, em ordem de aquisição ou fundação. Também informamos dados como ano de surgimento, ano e valor de aquisição, principais jogos e futuros lançamentos (repare, por favor, que nem todas essas informações foram divulgadas publicamente; nestes casos, apenas não incluímos no texto).

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1. Xbox Game Studios Publishing (2000)

O primeiro estúdio da nossa lista é… a própria Microsoft! Em vez de criar jogos, a Xbox Game Studios Publishing ajuda outras empresas a distribuírem suas criações pelo mundo — principalmente pela plataforma Xbox, é claro. Isso significa que a empresa não “coloca a mão na massa”, mas apenas fica responsável pela parte burocrática. Por isso, é considerado que a Xbox Game Studios nasceu no ano de 2000, mas sob o nome de Microsoft Games.

  • Ano de fundação: 2000
  • Principais jogos: Halo, Gears of War, Microsoft Flight Simulator, Forza, Ori and the Will of the Wisps e mais

2. Turn 10 Studios (2001)

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A Turn 10 Studios foi fundada em 2011 pela própria Microsoft, com o foco na criação de games de corrida. O estúdio é famoso pela criação da franquia Forza, incluindo os jogos de simulação (Forza Motorsport) e os de arcade (Forza Horizon, em parceria com a Playground Games).

  • Ano de fundação: 2000
  • Principais jogos: Forza Motorsport, Forza Horizon
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3. Rare (2002)

Fundada em 1985, a Rare foi uma das principais parceiras da Nintendo durante as gerações do Nintendinho (NES), do Super Nintendo (SNES) e do Nintendo 64. Em 2002, foi comprada pela Microsoft e passou a produzir games para o Xbox. Atualmente, está trabalhando em atualizações para Sea of Thieves e em Everwild, uma nova propriedade intelectual (IP) de aventura sem maiores detalhes revelados.

  • Ano de fundação: 1985
  • Ano de aquisição: 2002
  • Valor da aquisição: US$ 375 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão)
  • Principais jogos: Banjo Kazooie, Battletoads, Donkey Kong Country, GoldenEye 007, Perfect Dark, Sea of Thieves e mais
  • Futuros lançamentos: Everwild
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4. 343 Industries (2007)

Esse é outro estúdio fundado pela própria Microsoft, mas para ser a “casa do Universo Halo” após a venda da Bungie, a criadora da franquia. O nome da empresa é baseado no personagem 343 Guilty Spark, que aparece nos três primeiros títulos da série.

  • Ano de fundação: 2007
  • Principais jogos: Halo 4, Halo: The Master Chief Collection, Halo 5: Guardians, Halo Infinite e mais
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5. The Coalition (2010)

The Coalition é um estúdio situado no Canadá, responsável pela famosa franquia Gears of War. Eles desenvolvem os games da série desde 2014, quando a Microsoft comprou os direitos da franquia da Epic Games. Recentemente, eles ajudaram a Epic Games no desenvolvimento da demo The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience.

A empresa foi fundada em 2010 por ex-desenvolvedores da Electronic Arts (EA) sob o nome de Zipline Studios; depois, virou Microsoft Game Studios Vancouver; mais tarde, se tornou Black Tusk Studios; em 2015, foi rebatizada mais uma vez, como The Coalition. Ufa, quanto nome!

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  • Ano de fundação: 2010
  • Principais jogos: Gears of War: Ultimate Edition, Gears of War 4, Gears 5, Gears Tactics e mais
  • Futuros lançamentos: o estúdio está trabalhando “em um jogo de nova geração utilizando a Unreal Engine 5”, sem mais detalhes confirmados (assista ao vídeo acima)

6. Mojang Studios (2014)

Em 2014, a Microsoft surpreendeu o mercado ao comprar a Mojang, produtora de Minecraft. Na época, os fundadores da empresa (incluindo o próprio criador de Minecraft, Markus "Notch" Persson) também anunciaram seus desligamentos da companhia. Segundo comunicado oficial, Notch "decidiu que não quer ser responsável por uma empresa de tamanha significância global" e apesar de ter tentado se dedicar a projetos menores, "a pressão de ser dono de Minecraft era grande demais".

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  • Ano de fundação: 2009
  • Ano de aquisição: 2014
  • Valor da aquisição: US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões)
  • Principais jogos: Minecraft, Minecraft Dungeons

7. Compulsion Games (2018)

Em 2018, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, anunciou durante a E3 que a Microsoft comprou quatro novos estúdios para reforçar o catálogo do Xbox Game Pass, serviço por assinatura que ainda dava seus primeiros (grandes) passos. Um desses estúdios era a Compulsion Games.

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Situada no Canadá, a empresa desenvolveu os indies Contrast, de aventura e quebra-cabeça, e We Happy Few, de sobrevivência. Agora, eles estão trabalhando no primeiro projeto sob o guarda-chuva do Xbox Game Studios: um jogo de aventura em terceira pessoa, com foco em narrativa; porém, não sabemos muitos detalhes.

  • Ano de fundação: 2009
  • Ano de aquisição: 2018
  • Principais jogos: Contrast, We Happy Few

8. Ninja Theory (2018)

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Outro estúdio anunciado durante a E3 2018. Seu primeiro jogo, Kung Fu Chaos, foi lançado em 2003 exclusivamente para Xbox, quando a empresa ainda se chamava Just Add Monsters. Desde então, eles se tornaram conhecidos, principalmente, por DmC: Devil May Cry (o reboot de 2013), e Hellblade: Senua’s Sacrifice.

Os próximos lançamentos do estúdio serão Senua's Saga: Hellblade II, que não tem previsão de lançamento, e um game misterioso de terror chamado Project Mara. Este último, apesar de embrionário, já conta com imagens divulgadas (e elas são ultrarrealistas).

  • Ano de fundação: 2000
  • Ano de aquisição: 2018
  • Principais jogos: Heavenly Sword, DmC: Devil May Cry, Hellblade: Senua’s Sacrifice e mais
  • Futuros lançamentos: Senua's Saga: Hellblade II, Project Mara

9. Undead Labs (2018)

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Aquisição também anunciada na E3 2018. A Undead Labs foi fundada em 2009 por Jeff Strain, executivo veterano da indústria foi criador de Guild Wars, da ArenaNet, e um dos principais programadores de World of Warcraft, da Blizzard Entertainment. É uma empresa focada em games de zumbis, sendo a criadora da franquia State of Decay.

  • Ano de fundação: 2009
  • Ano de aquisição: 2018
  • Principais jogos: State of Decay, State of Decay 2
  • Futuros lançamentos: State of Decay 3

10. Playground Games (2018)

Outro estúdio anunciado na E3 2018, a PlayGround Games foi fundada em 2010 por ex-funcionários da Codemasters (desenvolvedora dos jogos de corrida F1, Dirt e Grid) — não à toa, foi a criadora de todos os jogos Forza Horizon, em parceria com a Turn 10 Studios. A empresa está desenvolvendo o reboot de Fable, seu primeiro projeto fora do gênero de corrida.

  • Ano de fundação: 2009
  • Ano de aquisição: 2018
  • Principais jogos: Forza Horizon, Forza Motorsport
  • Futuros lançamentos: Fable

11. The Initiative (2018)

A The Initiative também foi anunciada na E3 2018, mas não foi comprada pela Microsoft, e sim fundada por ela. Localizada em Santa Monica, na Califórnia, a empresa é liderada por Darrell Gallagher, ex-chefe da Crystal Dynamics (produtora de jogos da série Tomb Raider), e conta com vários veteranos da indústria na equipe — pessoas que já trabalharam na Rockstar Games, na Naughty Dog, na Santa Monica Studios e mais. O primeiro projeto do estúdio é um reboot de Perfect Dark, jogo criado originalmente pela Rare Entertainment.

  • Ano de fundação: 2018
  • Futuros lançamentos: Perfect Dark Remake

12. Obsidian Entertainment (2018)

Fundada em 2013 por ex-funcionários da Black Isle (criadora de Baldur's Gate e de Fallout), após o fechamento da empresa, a Obsidian é especialista em RPGs. Já produziu jogos como Star Wars: Knights of the Old Republic 2, Pillars of Eternity e Fallout: New Vegas; atualmente, trabalha em franquias próprias, como The Outer Worlds 2, Avowed e Grounded.

  • Ano de fundação: 2003
  • Ano de aquisição: 2018
  • Principais jogos: Star Wars: Knights of the Old Republic 2, Pillars of Eternity, Fallout: New Vegas, The Outer Worlds, Grounded e mais
  • Futuros lançamentos: The Outer Worlds 2 e Avowed

13. InXile Entertainment (2018)

Outro estúdio com expertise em RPGs, a InXile Entertainment foi fundada em 2002 por Brian Fargo (fundador da Interplay, que era a dona da Black Isle, a criadora de Baldur's Gate e de Fallout). Antes da compra da Microsoft, todos os seus games eram subsidiados através de financiamento coletivo dos fãs.

  • Ano de fundação: 2002
  • Ano de aquisição: 2018
  • Principais jogos: The Bard's Tale, Wasteland 2 e Wasteland 3 e mais

14. Double Fine Productions (2019)

Liderada pelo veterano Tim Schaffer, a Double Fine é responsável por sucessos como Psychonauts 2 (indicado a jogo do ano no The Game Awards 2021), Grim Fandango, Full Throttle e mais.

Uma curiosidade é que Psychonauts 2 foi subsidiado através de financiamento coletivo por fãs, arrecadando US$ 3,3 milhões em um mês (cerca de R$ 17 milhões). Apesar de o dinheiro ter possibilitado o jogo, alguns aspectos precisaram ser cortados, como as batalhas contra chefões, por exemplo. Essas partes puderam voltar ao projeto final após a Microsoft comprar a Double Fine e, é claro, injetar mais recursos na produção.

  • Ano de fundação: 2000
  • Ano de aquisição: 2019
  • Principais jogos: Psychonauts, Psychonauts 2, Brutal Legend, Broken Age, Grim Fandango, Full Throttle e mais

15. World’s Edge Studio (2019)

Quem jogou Age of Empires no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000? Na época, a franquia de estratégia em tempo real (RTS) era produzida pela Ensemble Studios, adquirida pela Microsoft em 2001. Age of Empires III, de 2005, foi o último título da série a ser lançado pelo estúdio, que fechou suas portas em 2009.

A franquia permaneceu em um limbo até 2019, quando a Microsoft criou um estúdio misterioso, chamado World’s Edge, para controlar a série. Eles não produzem os jogos em si, apenas supervisionam — tanto que Age of Empires IV, de 2021, foi desenvolvido pela Relic Entertainment.

  • Ano de fundação: 2000
  • Ano de aquisição: 2019
  • Principais jogos: Age of Empires III: Definitive Edition e Age of Empires IV

16. ZeniMax Media (2021)

Em 2020, a Microsoft surpreendeu a todos ao abrir a carteira e adquirir a ZeniMax Media, conglomerado dono da Bethesda, por US$ 7,5 bilhões (R$ 41,5 bilhões). A compra foi finalizada em 2021, trazendo para o guarda-chuva da Xbox séries famosas como Dishonored, The Elder Scrolls, Fallout, Doom, Quake e mais.

Além de reforçar a produção de jogos exclusivos, a aquisição também abrilhantou o serviço por assinatura Xbox Game Pass. Confira os estúdios que fazem parte da ZeniMax Media e, portanto, do Xbox Game Studios. Saiba também seus principais jogos.

  • Alpha Dog Games: Wraithborne , jogo para celulares;
  • Arkane Studios: Deathloop, Dishonored, Prey e mais. Próximo lançamento será Redfall, jogo de tiro em primeira pessoa, cooperativo e em mundo aberto, exclusivo para Xbox Series X|S e PC;
  • Bethesda Game Studios: The Elder Scrolls (Skyrim, Oblivion, Morrowind) e Fallout. Próximo lançamento será Starfield, jogo de RPG e ficção exclusivo para Xbox Series X|S e PC;
  • id Software: Doom e Quake;
  • MachineGames: Wolfenstein. Próximo lançamento será um jogo baseado em Indiana Jones, ainda sem data de lançamento;
  • Roundhouse Studios: estúdio formado em 2019, ainda sem projetos anunciados;
  • Tango Gameworks: The Evil Within, The Evil Within 2 e Ghostwire: Tokyo;
  • ZeniMax Online Studios: The Elder Scrolls Online.

17. Activision Blizzard (2022)

A compra da Activision Blizzard pela Microsoft foi anunciada em janeiro de 2022, e será a maior aquisição já feita na história dos videogames caso seja concluída: o valor será de quase US$ 70 bilhões (cerca de R$ 375 bilhões).

A companhia detém os direitos de algumas das franquias mais bem sucedidas dos games, como Call of Duty, Overwatch, World of Warcraft, Candy Crush Saga, Guitar Hero e mais. A compra veio em um momento conturbado, já que a empresa enfrenta escândalos e processos judiciais por assédio sexual e moral no ambiente de trabalho. Relatos dizem que o CEO, Bobby Kotick, estava ciente de tudo e, inclusive, teria ameaçado mulheres. Seu destino na empresa é incerto.

Após a aquisição ser finalizada, a Activision Blizzard deverá reforçar o catálogo de exclusivos para Xbox e também o Xbox Game Pass. Confira abaixo todos os estúdios do conglomerado e seus principais jogos:

  • Activision Publishing: divisão que distribui os jogos produzidos pelos outros estúdios da casa;
  • Blizzard Entertainment: World of Warcraft, Starcraft, Overwatch, Diablo, Hearthstone e mais. Tony Hawk's Pro Skater 1+2 e Crash Bandicoot N.Sane Trilogy (produzidos pela Vicarious Visions, fundida com a Blizzard Entertainment em 2021);
  • Beenox: Crash Team Racing Nitro-Fueled, The Amazing Spider-Man 2;
  • Demonware: fornece estrutura e serviços para os jogos online da casa;
  • Digital Legends: atualmente trabalhando em um jogo de Call of Duty para celulares;
  • High Moon Studios: Call of Duty (auxílio), Deadpool, Transformers e mais;
  • Infinity Ward: Call of Duty (1, 2, Ghosts, Infinite Warfare, Modern Warfare, Warzone e mais);
  • King: Candy Crush Saga, Farm Heros Super Saga, Bubble Witch 2 Saga e mais;
  • Raven Software: Call of Duty (Warzone, Black Ops Cold War);
  • Sledgehammer Games: Call of Duty (Vanguard, WWII, Advanced Warfare, Modern Warfare 3);
  • Toys For Bob: Crash Bandicoot 4: It’s About Time, Spyro Reignited Trilogy, Skylanders e mais;
  • Treyarch: Call of Duty (Black Ops Cold War, Black Ops e mais).

Com informações: Eurogamer, PC Gamer, TechCrunch, The Guardian, Xbox Wire, Windows Central