Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Óculos AR/VR da Apple passam por testes com executivos, diz site

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Maio de 2022 às 10h25

Link copiado!

Reprodução/Ian Zelbo
Reprodução/Ian Zelbo
Tudo sobre Apple

Executivos da Apple participaram de uma demonstração interna dos aguardados óculos de realidade mista da marca. O encontro, realizado na semana passada, é um indicativo de que o dispositivo está em estágio avançado de desenvolvimento.

Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, o CEO Tim Cook e oito diretores do conselho administrativo da empresa acompanharam os primeiros testes com o headset. A reunião privada fez parte de um dos quatro encontros dos executivos realizados por ano.

O especialista também cita o avanço no desenvolvimento do rOS – sigla para Sistema Operacional de Realidade, em inglês –, software que será usado pelos óculos. Algo que reforça a expectativa de que o dispositivo pode ser revelado nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Entrada em um novo mercado

Combinando realidade virtual (VR) com realidade aumentada (AR), o headset de realidade mista será a próxima grande aposta da Apple. A gigante de Cupertino não apresenta nenhuma nova categoria de produtos desde o lançamento do Apple Watch em 2015.

O dispositivo será a primeira incursão da marca no novo setor da indústria de tecnologia: o Metaverso. Por enquanto, o mercado ainda é dominado pela Meta, proprietária do Facebook, que planeja lançar quatro modelos de óculos VR até 2024.

Continua após a publicidade

Em desenvolvimento desde 2015, os óculos de realidade mista da Apple devem usar versões adaptadas do processador M1 Pro desenvolvido pela própria marca. Bem como, o modelo pode ter telas 8K, sensores avançados e foco em jogos e multimídia.

Para mais, a marca está trabalhando na conversão dos principais aplicativos do iPhone para o formato AR. Tal como, haverá softwares especiais para o streaming de conteúdos imersivos em VR e, como é a proposta do Metaverso, realização de reuniões virtuais.

Como membro do catálogo de produtos premium da Apple, o headset de realidade mista pode chegar ao mercado com preços bem elevados. Segundo as informações, o dispositivo pode custar a partir de US$ 2 mil (cerca de R$ 9.860 na atual conversão direta).

Continua após a publicidade

Previsão de lançamento

A reportagem de Mark Gurman para a Bloomberg destaca que os óculos AR/VR da Apple podem ser revelados até o final de 2022 ou no início do próximo ano. Entretanto, o lançamento comercial deve ocorrer apenas em 2023.

Recentes rumores sugeriam que o headset poderia ser apresentado durante o WWDC 2022, evento de desenvolvedores que será realizado em junho. Contudo, questões relacionadas ao conteúdo e problemas de desenvolvimento, como o superaquecimento do dispositivo, teriam causado o adiamento da revelação do produto.

Fonte: Bloomberg