Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GPD Win Mini será rival do ROG Ally com Ryzen 7040 e tela de 120 Hz

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Abril de 2023 às 09h44

Link copiado!

Reprodução/GPD
Reprodução/GPD

Os primeiros detalhes do GPD Win Mini, próximo console/PC portátil da chinesa GPD, acabam de ser divulgados e sugerem que a marca quer se manter competitiva diante do impacto que o ROG Ally vem causando. A lista de especificações confirmadas revela que o dispositivo terá desempenho similar ou mesmo superior ao concorrente da ASUS, apresentando um nível semelhante de flexibilidade e possivelmente oferecendo boa ergonomia sem abrir mão de um formato mais próximo ao dos notebooks.

As informações chegam através do YouTuber The Phawx, especializado em dispositivos portáteis, que recebeu diretamente as novidades da GPD. Uma das primeiras a trazer ao mercado e popularizar esse formato de aparelho, a marca chinesa percebeu como o ROG Ally tem recebido atenção, e afirmou estar preparada para se manter competitiva através do novo GPD Win Mini, decidindo divulgar detalhes da novidade.

A solução será oferecida em duas versões: uma com o Ryzen 5 7640U, munido de CPU de 6 núcleos e 12 threads, além de GPU Radeon 760M de 6 Unidades Computacionais (CUs), e outra com o mais poderoso Ryzen 7 7840U, de 8 núcleos e 16 threads, e GPU Radeon 780M de 12 CUs. Ambos contam com as arquiteturas mais recentes da AMD, a Zen 4 para CPU e a RDNA 3 para GPU, que também estarão presentes no console da ASUS.

Continua após a publicidade

Isso vai permitir que o preço do Win Mini seja muito mais atraente e possa bater de frente não apenas com o ROG Ally, como até mesmo com o Steam Deck, que segue sendo o modelo mais popular da categoria. Ainda assim, a característica não surpreende quando consideramos que outras marcas, como AOKZOE, AYANEO e AYN, também trabalham em portáteis de nova geração com esses processadores.

Para se diferenciar, a novidade da GPD terá recursos também vistos no Ally, começando pela tela de 7 polegadas com resolução Full HD e taxa de 120 Hz — essa é a primeira vez que a companhia utiliza um painel de alta taxa de atualização. Não se sabe qual o tipo do display, mas a expectativa é que vejamos ao menos um IPS LCD. Mais interessante é a presença de uma conexão Oculink para GPUs externas (ou eGPUs).

Continua após a publicidade

Disponível em diferentes formatos, Oculink é um padrão que pode ser conectado a um slot M.2 para expandir memória, mas também para utilizar uma eGPU. Como a comunicação é feita via M.2, estamos falando de 4 pistas PCIe disponíveis para a placa de vídeo dedicada, muito menos do que as 16 pistas fornecidas em um desktop, ou mesmo que a média de 8 pistas nos laptops, mas equivalente ao que dispositivos com USB 4 ou Thunderbolt 3/4 entregam, com a vantagem de não haver gargalos pelo tráfego de outras informações ou incompatibilidades.

Outro aspecto que a coloca à frente da XG Mobile, a eGPU da ASUS que será compatível com o ROG Ally, é o fato de ser um padrão aberto — os usuários poderiam usar impressão 3D para produzir seu próprio acessório, em vez de investir uma grande quantia de dinheiro em um modelo proprietário. Fecha o pacote a faixa de preço, que pode ser bastante atraente levando em conta as especificações.

The Phawx não pôde citar o valor preciso que a GPD pretende cobrar em seu crowdfunding de lançamento, mas confirmou que a companhia espera trabalhar com opções que partam de algo próximo dos US$ 700 (~R$ 3.560), apresentando um custo muito similar ao do modelo mais avançado do Steam Deck.

Continua após a publicidade

Tudo indica que o GPD Win Mini pode ser uma opção sólida e, possivelmente, até mais atraente que o ROG Ally, considerando a flexibilidade que deve oferecer em aspectos como a eGPU. Dito isso, o aparelho da ASUS deve se destacar pela disponibilidade global, sem obrigar interessados a lidar com importação — vai ser preciso colocar na balança qual valerá mais a pena quando os preços forem conhecidos. Ainda não se sabe quando a campanha do Win Mini será lançada.

Fonte: The Phawx, via VideoCardz