Publicidade

ASUS ROG Strix G16 é o primeiro laptop do Brasil com GPU RTX 4000

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Reprodução/ASUS
Reprodução/ASUS
Tudo sobre ASUS

Depois de apresentá-lo na CES 2023 em janeiro, a ASUS acaba de trazer ao Brasil o ROG Strix G16, um dos notebooks gamer mais avançados da marca para este ano. Além de chamar atenção pelas especificações poderosas, que incluem novo processador de 13ª geração da Intel e tela de 165 Hz em proporção mais alta, o aparelho se destaca por ser o primeiro laptop a chegar ao país com uma GPU da família Nvidia GeForce RTX 4000.

Poderoso, o modelo brasileiro do ROG Strix G16 2023 vem embarcado com processador Intel Core i9 13980HX, de 24 núcleos e 32 threads (8 P-Cores + 16 E-Cores) rodando a até 5,6 GHz, acompanhado de 16 GB de RAM DDR5-4800 e 512 GB de armazenamento SSDPCIe 4.0, junto de um slot M.2 para instalação de um SSD adicional. Seu principal destaque é a GPU: a máquina é o primeiro notebook gamer do Brasil com uma GeForce RTX 4000.

Curiosamente, apesar do preço bastante salgado, o aparelho conta com uma GeForce RTX 4060 8 GB, solução gráfica que figura entre as mais simples da nova geração. Dito isso, o componente está em sua configuração máxima de potência, trabalhando a 140 W (115 W padrão + 25 W fornecidos pela tecnologia Dynamic Boost). O usuário tem acesso ainda ao Advanced Optimus e ao MUX Switch, para permitir que a GPU tenha acesso direto à tela.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A ASUS assegura ter dado atenção especial para a refrigeração, que traz metal líquido no processador, para agilizar a transferência de calor e reduzir as temperaturas em até 15 ℃, além de três ventoinhas e 7 heat pipes. Com isso, ao usar o modo manual no ROG Armoury Crate, o programa de gerenciamento dos notebooks da linha, o usuário pode estressar a CPU ao levá-la aos 65 W de consumo sem se preocupar com superaquecimento.

Para tirar proveito da potência, a tela está renovada e agora possui 16 polegadas em proporção mais alta, de 16:10, além de oferecer recursos premium como HDR via Dolby Vision e taxa de atualização de 165 Hz com NvidiaG-Sync para eliminar quebras de quadros. A má notícia é que, diferente de modelos mais robustos vendidos no exterior, o painel é apenas IPS LCD — sem tecnologia Mini LED — e possui resolução modesta Full HD+ de 1920 x 1200 pixels.

O teclado tem iluminação RGB configurável de 4 zonas, com teclas de seta maiores que a geração anterior e botões macro dedicados, enquanto o trackpad está 10% mais amplo que o do modelo do ano passado, contando com as teclas numéricas virtuais da gigante. Além disso, há uma enorme bateria de 90 Wh, que segundo a companhia, ofereceria até 11 horas de navegação na internet e até 10 horas de reprodução de vídeo, ótimos números considerando o hardware.

Completam a ficha técnica da novidade uma webcam HD, o sistema de som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos, bem como a conectividade avançada com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas USB-A 3.2 Gen 2 (10 Gbps), uma Thunderbolt 4 (40 Gbps), uma USB-C 3.2 Gen 2 com sinal DisplayPort e suporte a carregamento do aparelho, RJ45 para rede cabeada, conector P2 para fones de ouvido e microfone, e HDMI 2.1.

Preço e disponibilidade

O ASUS ROG Strix G16 2023 já está disponível no Brasil através da loja oficial da ASUS, com preço sugerido de R$ 17.999,99.