Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Linha ASUS ROG Flow é atualizada com novos chips e visual mais fino

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Asus
Divulgação/Asus
Tudo sobre ASUS

Linha gamer premium e ultrafina da ASUS, a família ROG Flow foi atualizada durante conferência da marca na CES 2023, recebendo processamento mais potente e diversas melhorias, incluindo construção mais fina e leve. As novidades estreiam equipadas com novos processadores Ryzen 7000 e Intel Raptor Lake, junto das GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, enquanto embarcam sistemas de resfriamento aprimorados e as inéditas telas Nebula Display da companhia.

ROG Flow Z13 promete alta potência portátil

Aposta ambiciosa da ASUS em tablets Windows, o ROG Flow Z13 2023 chega mais fino e poderoso, contando com processadores Intel Raptor Lake-H de 13ª geração e GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 em um corpo de apenas 12 mm de espessura e 1,13 kg. Mantendo as dimensões do antecessor, o aparelho amplificou a quantidade disponível de energia para cada componente, fornecendo até 75 W para CPU e GPU durante tarefas intensas, sendo 25 W para a CPU e 50 W para a GPU — 10 W a mais que o modelo anterior.

Continua após a publicidade

Somados aos avanços de arquitetura oferecidos por Intel e Nvidia, o novo Flow Z13 promete entregar desempenho de sobra para uma "experiência de console em qualquer lugar", segundo a ASUS. Para atingir esse novo patamar, o lançamento emprega metal líquido nos chips, para agilizar a transferência de calor para o dissipador, e uma câmara de vapor que recobre 44% da placa-mãe, auxiliado por ventoinhas com design aprimorado, acelerando a dissipação.

O dispositivo segue compatível com o módulo XG Mobile, principal diferencial da linha Flow, que embarca uma GPU dedicada de maior potência com alimentação própria e utiliza um conector proprietário com acesso a pistas PCIe, para garantir que não haverá gargalos na comunicação entre o tablet e o acessório. A empresa ainda não anunciou se esse módulo será atualizado com as novas RTX 4000, apesar de ser extremamente provável.

Com exceção do suporte a SSDs de até 1 TB, detalhes mais específicos das configurações de memória do Flow X13 também não foram reveladas, mas é quase certo que o laptop utilizará RAM DDR5-4800 e SSDs NVMe PCIe 4.0, considerando o posicionamento premium. Além do hardware, a tela é a maior estrela do ultrafino, utilizando a inédita tecnologia ASUS Nebula Display. A solução mescla software dedicado para processar cores, brilho e HDR com especificações robustas no painel.

Neste caso, a tela IPS LCD possui 13 polegadas, resolução Quad HD em proporção 16:10, taxa de atualização de 165 Hz, brilho de 500 nits e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3. Também há suporte a HDR com Dolby Vision, sensibilidade ao toque, compatibilidade com canetas stylus no padrão MPP 2.0, como a própria ASUS Pen 2.0, e vidro com nova proteção Gorilla Glass DXC, menos propenso a riscos.

No mais, o ASUS ROG Flow Z13 2023 oferece MUX Switch, para desabilitar a GPU integrada e ter acesso aos gráficos dedicados direto da tela do notebook, Nvidia Advanced Optimus, que permite realizar essa troca sem reinicializar a máquina, corpo em peça única de alumínio, Wi-Fi 6E, sistema de som com Dolby Atmos, teclado RGB destacável com iluminação RGB e profundidade de tecla de 1,7 mm, portas Thunderbolt 4 (40 Gbps), USB-A, USB-C e leitor de cartões MicroSD, além de bateria de 56 Wh com recarga de 130 W via porta USB-C.

ROG Flow X13 estreia corpo mais fino

Modelo gamer compacto 2 em 1 da linha, o ASUS ROG Flow X13 2023 estreia em um corpo ainda mais fino que o antecessor, com apenas 10 mm de espessura, ainda que o peso de 1,3 kg seja mantido. O processamento por aqui fica a cargo das novas CPUs AMD Ryzen 7000, acompanhadas das GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 com MUX Switch e Advanced Optimus, RAM DDR5 em dual-channel e até 1 TB de armazenamento SSD.

Continua após a publicidade

Assim como a maioria dos lançamentos da ASUS nesta CES, a refrigeração foi melhorada com uso de metal líquido, auxiliado pelas novas ventoinhas de design aprimorado para intensificar o fluxo de ar, mas a empresa não especificou a capacidade máxima de potência suportada. Independente disso, como integrante da linha Flow, o novo X13 é compatível com o módulo XG Mobile, para usuários que necessitam de mais desempenho.

Além da atualização das especificações, o dispositivo parece ter focado em entregar uma experiência de uso mais confortável e premium, aspecto perceptível não apenas pela diminuição da espessura, como ainda pelo aumento significativo do tamanho do trackpad, 56% maior que a geração anterior. Também chama atenção a tela de 13 polegadas com tecnologia Nebula Display, muito similar à do irmão Z13.

O painel IPS LCD possui resolução Quad HD em proporção 16:10, taxa de atualização de 165 Hz, brilho de 500 nits e 100% da gama de cores DCI-P3, bem como proteção Gorilla Glass DXC, sensibilidade ao toque e suporte a canetas stylus MPP 2.0. A diferença óbvia é que não é possível destacá-la, apenas rotacioná-la em 360° para transformar o notebook em um tablet. Fecham o pacote a presença de uma webcam Full HD com infravermelho para biometria facial 3D e bateria de 75 Wh, com carregamento rápido e recarga via USB-C.

Continua após a publicidade

ROG Flow X16 traz refrigeração aprimorada

A última das novidades também é a mais poderosa, e tenta equilibrar o perfil ultrafino da família com especificações mais encorpadas, mantendo o formato 2 em 1 do X13. O ASUS ROG Flow X16 2023 traz processadores Intel Raptor Lake-H de 13ª geração até o Core i9, GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, RAM DDR5 distribuída em dois slots disponíveis ao usuário e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Da mesma forma que o irmão menor, as configurações de consumo dos chips no Flow X16 não foram informadas, mas o sistema de resfriamento adotado sugere que veremos valores elevados. O modelo é embarcado com metal líquido, junto a 7 heatpipes e 3 ventoinhas, para turbinar o fluxo de ar. Curiosamente, o peso e as dimensões não foram tão afetadas, chegando aos 19,4 mm e 2 kg. Fora isso, como o restante da linha, há suporte ao módulo XG Mobile para quem busca por mais performance.

Continua após a publicidade

A tela é um dos pontos mais fortes da novidade, por embarcar a tecnologia Nebula Display HDR — versão mais avançada da Nebula Display, que combina os algoritmos de otimização da ASUS com painéis mais premium. O display de 16 polegadas adota Mini LED, com resolução Quad HD, taxa de atualização de 240 Hz, pico de brilho intenso de 1.200 nits, 100% da gama DCI-P3 e HDR com certificação DisplayHDR 1000. Estão presentes ainda a sensibilidade ao toque, proteção Gorilla Glass DXC e suporte a stylus no padrão MPP 2.0.

Outros destaques incluem porta Thunderbolt 4 (40 Gbps), webcam Full HD com infravermelho para biometria facial e bateria de 90 Wh, com carregamento rápido e suporte a recarga via USB-C. Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.