O que esperar da Google I/O 2017?

Por Redação | 15.05.2017 às 08:30

A conferência anual de desenvolvedores da Google está chegando: marcada para acontecer entre os dias 17 e 19 de maio, no Shoreline Amphitheatre, em Mountain View, na Califórnia, a Google I/O promete levar ao público muitas novidades sobre acessibilidade, Android, Google Assistant, Firebase, IoT, aprendizagem de máquina, inteligência artificial, realidade virtual, entre outros. É verdade que ainda não dá para ter certeza sobre tudo o que vai acontecer durante as apresentações, mas, tendo como base o evento do ano passado e a programação divulgada, é possível imaginar o que a gigante da tecnologia está preparando.

Android O

Como muitos já sabem, o Android Nougat chegou ao fim para dar entrada ao aguardado Android O, que deverá ser apresentado oficialmente nesta Google I/O. Ainda não se sabe muito sobre a nova versão do sistema operacional, que está, desde março, em fase de testes para desenvolvedores. De qualquer forma, ao que tudo indica serão mostradas novidades para a Google Play e as principais APIs da plataforma. Tomara que a companhia explique o motivo do "O": será realmente "Oreo"?

Android Wear

O Android Wear é o sistema operacional que alimenta os relógios inteligentes de fabricantes como Samsung, Sony e Huawei. A Google tem levado o trabalho a sério, então é possível que a companhia mostre ao público as novas tendências para os gadgets, afinal, não há melhor lugar que a I/O para divulgar os próximos planos para os smartwatches.

Internet das coisas (IoT) e Google Home

Com o avanço da Internet das Coisas, é esperado que a Google mostre aos desenvolvedores suas novas soluções que devem, inclusive, unir suas tecnologias Cloud, Assistent, Home, Auto e TV. Ao que tudo indica, a gigante também anunciará novos dispositivos que serão controlados a partir do Google Home, aumentando, inclusive, a segurança da plataforma. Funcionando, basicamente, como o Amazon Echo, o Google Home responde a comandos e tira dúvidas do usuário. Infelizmente, o Google Home está disponível, até o momento, apenas nos Estados Unidos. Será que a expansão para outros países vai ser anunciada nesta semana?

Google Assistant e Allo abertos para os desenvolvedores

Em março deste ano foi anunciado que o Google Assistant receberá suporte para a língua portuguesa. Apesar de ainda não ter sido revelada a data oficial para a implementação, é possível que a companhia detalhe melhor a disponibilidade dos idiomas durante o evento. Além disso, a expectativa é de que o Google Assistant possa ser mesclado ao Allo, aplicativo de mensagens da Google, para que os desenvolvedores possam criar aplicativos comerciais e sociais ainda mais inteligentes. Agora, o Allo prevê respostas, faz recomendações e interage com a assistente da Google, mas a companhia pode anunciar que a plataforma será executada em mais dispositivos Android.

Firebase

Aparentemente um dos temas mais discutidos ao longo da Google I/O será a plataforma Firebase, que permite a criação, monitoramento e manutenção de aplicativos, assim como o Microsoft Azure. O mais provável é que a gigante da tecnologia mostre aos desenvolvedores como ampliar o alcance dos aplicativos web e mobile, melhorando os negócios e tornando-os mais interessantes a partir do uso do Google Cloud.

Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

Um dos objetivos da Google é expandir sua atuação nos mercados de realidade virtual e realidade aumentada, áreas em que a companhia, provavelmente, anunciará novos produtos. Após um ano da apresentação do Google DayDream, é possível que a empresa mostre novidades sobre interações ainda mais imersivas e interativas quando se fala em VR e AR. Utilizando a tecnologia desenvolvida no Project Tango, espera-se o anúncio da expansão do software para sua aplicação em um novo headset ou até mesmo no próprio DayDream.

TensorFlow e aprendizagem de máquina

Com base na programação, o evento será focado, principalmente, no Android e IoT. Apesar disso, segundo os rumores, é possível que a Google apresente mais modelos de Tensorflow para a ampliação da execução de inteligência artificial em dispositivos Android. Ao que tudo indica, a companhia pode anunciar novas ferramentas para que os desenvolvedores possam melhorar o acesso à tecnologia. A inteligência artificial será um tema importante tanto para a Google quanto para o crescimento de seus novos segmentos de negócios: nuvem, IoT, VR e AR.

Além dos principais assuntos, é previsto também que a Google anuncie a abertura de cursos de formação e serviços para profissionais. Mas e você, o que espera ver durante a edição 2017 da Google I/O? Conte para a gente nos comentários!

Com informações de NetworkWorld, AndroidPit