Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google lança programa gratuito para desenvolvimento de inteligência artificial

Por| 12 de Novembro de 2015 às 08h18

Link copiado!

Google lança programa gratuito para desenvolvimento de inteligência artificial
Google lança programa gratuito para desenvolvimento de inteligência artificial
Tudo sobre Google

O Google está disponibilizando de maneira gratuita seu software interno de desenvolvimento de inteligência artificial (IA). O objetivo é influenciar a forma como os profissionais desenvolvem, testam e rodam seus softwares de inteligência artificial. Segundo informou a empresa nesta semana, o nome do programa disponível gratuitamente é TensorFlow.

O software se baseia no mesmo sistema interno que o Google levou vários anos para aprimorar com o objetivo principal de apoiar seu software de IA e outros programas com matemática complexa. Atualmente, a inteligência artificial está ganhando espaço e já está presente em diversos serviços que utilizamos e é a base de produtos como os assistentes pessoais, como Google Now, Siri e Cortana. Ela também permite que o Facebook identifique automaticamente e marque os conteúdos das imagens carregadas para seus sistemas. Ou seja, há diversos campos que a inteligência artificial atua e irá atuar nos próximos anos.

Qualquer pessoa pode baixar o TensorFlow e modificar o software de desenvolvimento que sustenta o RankBrain, a parcela alimentadora de IA do mecanismo de busca da Google, e novos recursos, como sua ferramenta de e-mail Smart Reply, segundo informou o Google.

Companhias como Google, Microsoft e Facebook estão tentando de influenciar o desenvolvimento da IA e, para conseguirem isso, estão ampliando as equipes dos laboratórios de pesquisa, publicando trabalhos de pesquisa acadêmica, realizando apresentações em conferências e até mesmo dando palestras como convidados em universidades. As empresas apostam que, ao estarem abertas, poderão convencer acadêmicos com talento a trabalharem para elas e ao mesmo tempo conseguirão incentivar a comunidade de uma forma mais ampla.

Continua após a publicidade

O Google compartilhou o TensorFlow com um pequeno grupo de pessoas antes de torná-lo público. Christopher Manning, professor de Ciências da Computação da Universidade de Stanford, vem escrevendo, juntamente com estudantes, programas de IA utilizando o software gratuito do Google. Para ele o sistema pode realizar operações muito mais rápido que outras ferramentas. O fator principal que pode definir o sucesso ou fracasso do TensorFlow é o envolvimento do Google com a comunidade de código aberto que o adota. "Como pesquisador, uma ferramenta que te torna mais rápido é bastante atraente. Com base na evidência disponível para mim no momento, acho que ela será amplamente adotada", disse Manning.

Fonte: Bloomberg