Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firebase agora faz parte da plataforma unificada do Google para desenvolvedores

Por| 18 de Maio de 2016 às 17h35

Link copiado!

Firebase agora faz parte da plataforma unificada do Google para desenvolvedores
Firebase agora faz parte da plataforma unificada do Google para desenvolvedores
Tudo sobre Google

O Google revelou, nesta quarta-feira (18) durante a Google I/O, a expansão do Firebase, plataforma de desenvolvimento de aplicativos mobile. O Firebase passa a integrar as outras ferramentas em nuvem do gigante.

Sem perder as antigas funções, o Firebase agora absorve várias ferramentas de desenvolvimento, como o Google Cloud Messaging, e combina com outras funções. Um dos destaques é a integração com o Analytics, que pode ser integrado ao código dos apps, permitindo que as informações do usuário sejam enviadas diretamente para o Firebase.

Como no Analytics, os desenvolvedores podem configurar os aplicativos para situações específicas, por exemplo, quando uma compra for realizada ou um botão for acionado, permitindo que o Firebase levante dados de audiência por segmento com mais detalhes para o acompanhamento de campanhas publicitárias.

Continua após a publicidade

A segmentação de audiência é fundamental para duas novas funcionalidades da plataforma: a possibilidade de fazer configurações remotas nos aplicativos e o novo sistema de notificações. Baseado no Google Cloud Messaging, que passará a ser chamado de Firebase Cloud Messaging, o sistema oferece agora notificações gratuitas e ilimitadas para iOS, Android e a versão web, permitindo a interação direta entre desenvolvedor e usuário via notificação.

Outras funções foram apresentadas, como os relatórios de crash e a possibilidade de criar links com comandos de direcionamento para os usuários dentro do app, além do Firebase Testing Lab, para testes de aplicativos em aparelhos.

Uma nova tabela de preços também foi apresentada, que começa com um plano gratuito com limitações e sobe para planos de preços fixos e pré-pagos.

O Firebase foi adquirido pelo Google em 2014 com 110 mil desenvolvedores, hoje, esse número chega a 470 mil. Com esse upgrade, o Google pretende firmar o Firebase como a plataforma mais recomendada para desenvolvimento de apps da empresa.

Continua após a publicidade

Via Tech Crunch