Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX encerra produção de novas naves Crew Dragon e deve se dedicar ao Starship

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Março de 2022 às 15h40

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

A SpaceX encerrou a produção de novas naves tripuladas Crew Dragon. É o que disse um executivo da empresa, que agora planeja dedicar os recursos ao programa do sistema Starship, eventual sucessor das cápsulas. Ao limitar a frota de naves Crew Dragon em apenas quatro unidades, a SpaceX terá que lidar eventuais problemas inesperados nelas, mas sem afetar o planejamento das missões na Estação Espacial Internacional.

Em entrevista à Reuters, a presidente da SpaceX Gwynne Shotwell afirmou que a empresa está concluindo a produção da última cápsula. “Ainda estamos produzindo componentes, porque faremos manutenções”, disse, confirmando o plano de encerrar a produção das naves Crew Dragon. Ela acrescentou que, se necessário, a SpaceX vai manter a capacidade de construir outras no futuro — mas que o segredo agora é o gerenciamento da frota.

Continua após a publicidade

A parte final da fala de Shotwell indica algo que pode se tornar um problema no futuro. A SpaceX terá quatro naves, cada uma capaz de transportar quatro astronautas; como a qualquer momento alguma delas poderá estar acoplada à Estação Espacial Internacional, o desafio agora será gerenciar a frota de forma que as cápsulas que a compõem continuem atendendo as necessidades da NASA e, possivelmente, de futuros turistas espaciais privados.

Além disso, a decisão pode ser entendida também como uma indicação de que os líderes da SpaceX estão aumentando a pressão para finalizar o sistema Starship, o veículo espacial que promete enviar grandes quantidades de pessoas e cargas à órbita da Terra, Lua e até Marte. Após uma série de atrasos por problemas na produção e análises regulatórias, o primeiro teste de voo orbital do Starship deverá ser realizado em maio.

O futuro das naves Crew Dragon

Desde quando a SpaceX se tornou a primeira opção da NASA para levar e trazer astronautas da Estação Espacial Internacional, as cápsulas Crew Dragon já levaram diferentes tripulações ao espaço. Como o modelo de negócios da SpaceX é pautado pela reusabilidade de seus veículos espaciais, era esperado que, em algum momento, a empresa encerrasse a produção delas.

Continua após a publicidade

Após cada voo, as cápsulas passam por manutenções nas instalações da SpaceX na Flórida. “Há um ciclo de vida de problemas, em que assim que você começa a utilizar [as naves] pela terceira, quarta, quinta vez, começa a identificar coisas diferentes”, observou Garrett Reisman, ex-astronauta da NASA e ex-executivo da SpaceX, que hoje atua como conselheiro na empresa.

Ele ressaltou também que a SpaceX é eficiente em identificar estes problemas rapidamente, sendo ágil para corrigi-los. “O objetivo é chegar a operações mais e mais parecidas com as das aeronaves, onde você pode pegar o veículo assim que pousa, abastecê-lo e lançá-lo novamente”, disse. “Se o Starship alcançar os objetivos de projeto, poderá ser financeiramente viável usá-lo para substituir tudo que o Falcon 9, o Falcon Heavy e as Dragon fazem”.

Fonte: Reuters