/i504751.jpeg)
"Freedom" é o nome da nova cápsula Crew Dragon que enviará a missão Crew-4 à ISS
“Freedom” é o nome da próxima nave Crew Dragon a enviar os astronautas da missão Crew-4 a Estação Espacial Internacional (ISS) no próximo mês. O nome é inspirado na cápsula que lançou o primeiro norte-americano ao espaço há mais de seis décadas — o astronauta Alan Shepard. Esta será a quarta viagem operacional tripulada da NASA em um veículo da SpaceX.
- SpaceX 20 anos: como a empresa de Elon Musk transformou a indústria espacial?
- Novo documentário da Netflix vai mostrar parceria da NASA com a SpaceX
Este será o primeiro voo da cápsula Crew Dragon Freedom, que levará para a ISS a tripulação formada pelos astronautas da NASA Kjell Lindgren, Bob Hines e Jessica Watkins, além de Samantha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA).
FREEDOM!! Crew-4 will fly to the International Space Station in a new Dragon capsule named “Freedom.” The name celebrates a fundamental human right, and the industry and innovation that emanate from the unencumbered human spirit. 1/ pic.twitter.com/uMVzeS0rp1
— Kjell Lindgren (@astro_kjell) March 23, 2022
A notícia foi revelada por Lindgren, comandante da Crew-4. "O nome celebra um direito humano fundamental, a indústria e inovação que emanam do espírito humano desimpedido", acrescentou. Ele também destacou o árduo trabalho dos envolvidos na missão realizada entre NASA e SpaceX.
Também conhecido como um dos Mercury 7, Alan Shepard decolou no dia 5 de maio de 1961 a bordo da nave Freedom 7, para realizar a missão suborbital Mercury-Redstone 3 da NASA. O nome foi escolhido no momento em que EUA e a então União Soviética travavam a Guerra Fria. O “7” é porque a nave foi a sétima da linha de produção, mas à imprensa Shepard disse que também representava uma “camaradagem” com os outros seis astronautas da Mercury. Atualmente, a Freedom 7 está no Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian Institution, e será exibida na galeria “Destination Moon”.
Nomes históricos para a Crew Dragon
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que uma nave Crew Dragon é batizada em homenagem a missões históricas da NASA. A cápsula que realizou o primeiro voo tripulado da SpaceX em direção a ISS, na missão Demo-2, foi nomeado como “Endeavour”. O nome se refere ao módulo de comando da Apollo 15, que orbitou a Lua na quarta missão de pouso lunar em 1971.
Já a cápsula que conduziu a tripulação da missão Crew-1 foi batizada como “Resilience” (“resiliência”, em tradução literal) em homenagem às equipes da NASA e SpaceX que se dedicaram a esta missão no auge da pandemia em 2020.
/i527126.png)
Enquanto isso, a Crew Dragon “Endurance”, que se encontra ancorada na ISS, é uma referência à expedição liderada por Ernest Shackleton, que em 1914 tentou atravessar a Antártida com o navio Endurance — recentemente redescoberto no fundo do mar após mais 100 anos de seu naufrágio.
A nova cápsula Freedom já chegou ao Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, onde passará pelas avaliações finais antes do lançamento da Crew-4. A missão está prevista para decolar no dia 19 de abril.
Fonte: Via Space.com
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.