Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1º teste de voo orbital do foguete Starship deve acontecer em maio

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Março de 2022 às 15h57

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O primeiro teste de voo orbital do foguete Starship, da SpaceX, deve acontecer em maio desse ano. Junto ao mais novo booster da empresa, chamado Super Heavy, o Starship forma o sistema de lançamento mais alto do mundo, cujo objetivo é enviar humanos para a Lua, Marte e além.

Enquanto o Starship funciona como um foguete acoplado a uma parte tripulável com seis motores Raptor, ele será impulsionado pelo Super Heavy, que terá 33 desse mesmo motor — o mais novo da SpaceX. Se tudo ocorrer conforme o programado, o primeiro teste orbital do sistema acontecerá em maio desse ano.

Continua após a publicidade

Em resposta a uma publicação no Twitter, Elon Musk, CEO da empresa, disse que em abril 39 motores Raptor estarão em condições de voo, levando mais de um mês para integrar todo o sistema, tendo como alvo para o lançamento teste o mês de maio.

A SpaceX já realizou diversos lançamentos de testes com a Starship, mas todos não passavam de protótipos com, no máximo, três motores, alcançando até 10 km de altitude. O novo voo, além de marcar o primeiro lançamento com o Super Heavy, será a primeira vez que o Starship decolará com seis motores e atingirá a órbita da Terra.

Após o lançamento, o Super Heavy cairá sobre o Golfo do México, enquanto o Starship seguirá ao espaço para orbitar a Terra pelo menos uma vez, antes de mergulhar em direção ao Oceano Pacífico.

Meta de lançamento do Starship

Continua após a publicidade

O lançamento do primeiro teste orbital do poderoso sistema ainda depende de uma aprovação rotineira da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA. A avaliação é realizada na Starbase, instalação da SpaceX localizada no sul do Texas, e deve terminar em 28 de março.

Não é a primeira vez que esses poderosos foguetes são montados. O mais recente empilhamento foi no início desse ano, quando a SpaceX testou as garras que segurarão o Starship quando ele pousar após o teste, além de verificar outros ajustes e procedimentos envolvidos no lançamento.

O Starship foi selecionado pela NASA para levar seus astronautas à Lua através do Programa Artemis, mas isso não deve acontecer antes de 2026. O foguete também será usado na Polaris Dawn, a primeira missão espacial privada que realizará uma caminhada espacial, liderada por Jared Isaacman — que financiou a Inspiration4 no ano passado, esta que foi a primeira missão espacial 100% composta por civis, sem nenhum astronauta profissional a bordo.

Continua após a publicidade

Além disso, o Starship será usado na missão dearMoon, financiada pelo bilionário Yusaku Maezawa, programada para levar até nove pessoas para uma viagem ao redor da Lua no próximo ano.

Fonte: Via Space.com (1, 2)