Publicidade

Mercúrio | O menor planeta rochoso do Sistema Solar

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Eric Mockaitis/Canaltech
Eric Mockaitis/Canaltech

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar. Nesta matéria, você vai aprender tudo que mais importa sobre este que é o mundo mais próximo do Sol, como são as temperaturas por lá, a duração dos dias e muito mais. 

O planeta leva apenas 88 dias terrestres para orbitar o Sol, a órbita mais rápida do Sistema Solar. Por isso, a origem do seu nome está relacionada a Mercúrio, o mensageiro dos deuses na mitologia romana.

O que se sabe sobre Mercúrio 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mercúrio é o planeta menos explorado se o compararmos aos vizinhos do Sistema Solar. Isso acontece em parte porque, diferentemente de Vênus, Terra e Marte, é difícil observá-lo com telescópios da Terra. 

Sendo o planeta mais interno do Sistema Solar, Mercúrio está sempre bem perto do Sol. Por isso, o planeta pode ser visto brevemente antes do pôr do Sol e pouco depois, sempre perto do horizonte. 

Também é possível ver este corpo celeste com alguns tipos de telescópios durante o dia. Mas, para isso, é preciso adotar várias precauções para evitar que a luz do Sol danifique os instrumentos.

A primeira missão enviada a Mercúrio foi a Mariner 10, que fez alguns sobrevoos por lá no início da década de 1970. Em 2011, a missão MESSENGER, da NASA, orbitou o planeta e revelou sua composição e histórico geológico. Já em 2018, a sonda BepiColombo foi enviada para investigar o campo magnético de Mercúrio e o gelo em seus polos. 

A proximidade do Sol também explica o porquê de tão poucas sondas terem sido enviadas para lá. Para uma nave entrar na órbita de Mercúrio, ela teria que ter bastante combustível ou faria sobrevoos por outros planetas para resistir à gravidade do astro. 

Características do planeta Mercúrio 

Mercúrio mede 4.878 km de diâmetro e é o menor planeta do Sistema Solar desde que Plutão foi reclassificado como planeta anão. O planeta fica a 0,4 unidades astronômicas do Sol; cada unidade representa a distância entre a Terra e nosso astro. 

Continua após a publicidade

Sendo um planeta rochoso com superfície sólida marcada por crateras, Mercúrio gira lentamente ao redor de si, levando 59 dias terrestres para completar uma volta. 

A inclinação de Mercúrio é de apenas 2º em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Isso faz com que ele orbite a estrela quase reto, e por isso, não tem estações.

Qual a temperatura de Mercúrio? 

Continua após a publicidade

Como está bem perto do Sol, Mercúrio chega a 430 °C durante o dia. Sua atmosfera quase inexistente não retém o calor, a temperatura cai para −180 °C à noite.

Apesar disso, este não é o planeta mais quente do Sistema Solar. O título pertence a Vênus: a atmosfera deste planeta é espessa e retém o calor, causando um efeito estufa constante e temperaturas de 475 ºC.  

Existem luas de Mercúrio? 

Mercúrio e Vênus são os únicos planetas do Sistema Solar sem luas. Em Mercúrio, a proximidade com o Sol é tanta que qualquer satélite natural que se formasse provavelmente acabaria puxado pela gravidade solar. 

Continua após a publicidade

Já Vênus está mais longe do Sol e tem gravidade suficiente para manter uma lua. Duas hipóteses principais tentam explicar o porquê de não existirem satélites naturais lá: uma propõe que eles já existiram, mas foram roubados pela gravidade do Sol. 

Outra possibilidade é que Vênus já teve uma lua, mas sofreu um impacto que alterou o sentido de sua rotação. Por isso, tal lua teria acabado perdida. 

5 Curiosidades sobre Mercúrio 

Mercúrio é um planeta que intriga os cientistas há anos. Abaixo, você confere algumas curiosidades sobre este mundo. 

Continua após a publicidade

Sol visto de Mercúrio

Se você estivesse em Mercúrio, veria o Sol três vezes maior do que é no céu da Terra. Além disso, a luz solar por lá é sete vezes mais intensa que aquela que incide em nosso planeta. A radiação solar, junto das temperaturas extremas, fazem com que seja pouco provável que exista vida em Mercúrio.

Mercúrio tem gelo

Existe água congelada em algumas crateras de Mercúrio e nas regiões polares. Isso pode parecer estranho, mas lembre-se que o planeta está pouco inclinado, ou seja, seus polos quase não recebem luz solar. 

Continua após a publicidade

De onde vem o nome de Mercúrio?

Os gregos antigos associavam Mercúrio ao deus Hermes e deram diferentes nomes ao planeta: durante a manhã, ele era Apollo, e ao anoitecer, Hermes.

Já os romanos deram ao planeta o nome de Mercúrio, divindade mensageira que representava a mesma figura que Hermes. 

Continua após a publicidade

A cauda de Mercúrio

Cientistas descobriram que Mercúrio tem fluxos de partículas deixando sua superfície, formando uma cauda parecida com as dos cometas. Ela parece ser feita do sódio que escapou da exosfera do planeta e interagiu com a luz solar. 

Como é a atmosfera de Mercúrio?

Mercúrio tem uma atmosfera muito fina chamada de exosfera, feita de sódio, oxigênio, hidrogênio, hélio e potássio. Os elementos foram deixados pelo vento solar e pelo impacto de meteoroides. 

Continua após a publicidade

5 Imagens de Mercúrio que entraram para a história

Agora, você encontra fotos de Mercúrio que entraram para a história. Entre elas, estão a primeira imagem do planeta, uma da sua "cauda" e mais. 

A primeira foto de Mercúrio

A foto abaixo foi tirada em 1974 pela sonda Mariner 10, a primeira espaçonave lançada para estudar Mercúrio.

Continua após a publicidade

A imagem foi tirada após um sobrevoo e destaca a superfície rochosa do planeta, marcada por várias crateras. 

Foto de Mercúrio pela missão MESSENGER 

A sonda MESSENGER, da NASA, entrou na órbita de Mercúrio em 2011. Em 2015, ela se chocou com a superfície do planeta — mas, antes, tirou sua última foto dele.

Continua após a publicidade

Durante a missão, a nave conseguiu outras 363 imagens de Mercúrio.

Trânsito de Mercúrio pelo Sol 

O observatório Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), da NASA, registrou Mercúrio passando em frente ao Sol. O trânsito foi visível do Havaí, Austrália e outras regiões, e durou quase cinco horas. 

Durante o fenômeno, Mercúrio ocultou temporariamente parte da superfície solar. 

Primeiras fotos de Mercúrio pela sonda BepiColombo 

A sonda BepiColombo foi lançada a Mercúrio em 2018. Em 2021, ela capturou as primeiras imagens do planeta.

A sequência de fotos acima foi feita a cerca de 199 km da superfície, enquanto a nave se aproximava para uma manobra de assistência gravitacional.

Mercúrio e sua cauda

Como Mercúrio é pouco massivo e tem campo magnético fraco, possui uma fina exosfera. Ela é afetada pelo vento solar, que exerce pressão sobre suas moléculas. 

É assim que se formou a cauda visível na foto abaixo: 

A cauda é feita principalmente de átomos de sódio, que brilham pela ionização causada pela radiação ultravioleta do Sol. 

Idade:4,5 bilhões de anos
Distância da Terra:77 milhões de quilômetros (distância média)
Satélites:não tem
Composição:metais e silicatos
Temperatura no núcleo:1.600 K a 3.000 K
Área da superfície:74 800 000 km²
Duração do dia:176 dias
Período orbital:88 dias
Gravidade:3,7 m/s²
Massa:3.285 × 10^23 kg
Raio:2.440 km