Hoje é dia do Astronauta! Saiba mais sobre esses valentes exploradores espaciais

Por Felipe Junqueira | 09 de Janeiro de 2020 às 17h21

O dia 9 de janeiro é especial para os entusiastas da exploração espacial no Brasil! É que, nesta data, comemora-se o Dia do Astronauta, em homenagem àqueles que se aventuram e se arriscam ao ultrapassar as barreiras da atmosfera da Terra — como é o caso do atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, o primeiro e até então único astronauta brasileiro.

A Missão Centenário, que levou Pontes a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), nasceu de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Roscosmos (a agência espacial russa), firmado em outubro de 2005. O objetivo era celebrar os 100 anos do voo feito por Santos Dummont a bordo do 14 Bis em Paris, também no final do mês de outubro, mas de 1906.

Pontes foi lançado ao espaço no final de março de 2006 e segue como o único brasileiro a sair da atmosfera terrestre. Ele ficou cerca de 10 dias no laboratório orbital, participando de estudos científicos ao lado de astronautas russos e norte-americanos.

Primeiro e único (até agora) astronauta brasileiro a ir para o espaço é hoje ministro do governo federal (Foto: Reprodução)

Desde o seu retorno até ser escolhido como ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2019, Pontes passou seu tempo nos Estados Unidos trabalhando principalmente como guia turístico no Kennedy Space Center, da NASA.

Mas o que pouca gente conta quando se fala na história do "astronauta brasileiro" é que Pontes já havia sido selecionado desde 1998 para ser o primeiro representante brasileiro no espaço. O Brasil participou financeiramente do desenvolvimento da ISS e teria direito a enviar um astronauta à estação, cuja operação começou no ano 2000. Porém, o acordo foi cancelado por problemas nos pagamentos da parte do Governo. Por isso, alguns anos depois houve o acordo com a agência espacial russa para que nosso país pudesse, ao menos por alguns dias, sentir o "gostinho" de ver um de seus cidadãos no ambiente espacial.

Curiosidades sobre astronautas

Qualquer pessoa que tenha recebido treinamento e saído da atmosfera da Terra pode ser chamada de astronauta, mas a verdade é que, na prática, essa é uma questão um tanto quanto controversa — em especial ao considerar que o turismo espacial está aí, batendo à nossa porta. Uma pessoa comum, apenas bastante endinheirada, pode de um dia para o outro sair dizendo por aí que se tornou um astronauta só porque comprou um ticket a bordo de uma nave espacial para dar uma voltinha ao redor da Terra? Especialistas entendem que não, deixando o termo astronauta àqueles que passaram por processos seletivos e rigorosos testes para, somente depois disso, receberem o título de astronauta.

Há um conjunto de exigências bastante específicas que agências espaciais como NASA, ESA e Roscosmos exigem para seus candidatos a astronautas. E muito se engana quem pensa que a vida de um astronauta é resumida em passear pelo espaço: na maior parte de seu tempo, eles ficam aqui mesmo, na Terra, justamente se preparando para as poucas missões espaciais que terão a oportunidade de realizar em suas carreiras. E, já no espaço, seu dia a dia é repleto de atividades diversas, com pouco tempo para o lazer, pois eles passam o máximo de tempo possível realizando experimentos científicos — e os que vivem na ISS precisam, ainda, realizar manutenções na estação espacial. Eles também devem cumprir uma rotina de exercícios físicos a fim de manter sua saúde em dia, driblando os efeitos danosos que a longa exposição à microgravidade causa ao organismo humano.

Saiba mais sobre o assunto:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.