10 astronautas para você seguir nas redes sociais

Por Douglas Ciriaco

“Controle de solo para Major Tom”, disse David Bowie na canção “Space Oddity”, sucesso do primeiro disco do artista britânico. A letra falava da melancolia poética e solitária de um astronauta. O silêncio, a sensação de estar parado e de não ver o tempo passar, a solidão, tudo isso é retratado ali.

Em 2015, a visão que se tem de um astronauta é bem diferente daquela expressada por Bowie no auge da Guerra Fria e da Corrida Espacial. Atualmente, alguns astronautas se tornaram verdadeiros astros, com milhares de seguidores nas redes sociais e com bem mais do que 15 minutos de fama.

E a internet contribuiu pesadamente para isso. Isso porque muitos astronautas em missão na Estação Espacial Internacional (EEI) costumam postar fotos, vídeos e interagir com os seus seguidores aqui na Terra. O resultado disso são belíssimas imagens e algumas pitadas do dia a dia de um astronauta na EEI.

Confira agora alguns dos perfis mais interessantes do Twitter e do Instagram para acompanhar de perto o cotidiano de alguns viajantes espaciais da Terra — mesmo que alguns deles já tenham voltado para cá.

1. Chris Hadfield

Talvez o astronauta mais famoso dos últimos tempos, o canadense Chris Hadfield foi comandante da Expedição 35 na EEI. Ele chegou, inclusive, a gravar uma versão da música de David Bowie citada no começo deste artigo. Seus perfis nas redes sociais estão lotados de fotos e vídeos do tempo em que ele esteve no Espaço.

Twitter | Facebook | Tumblr | YouTube | Instagram | Site oficial

2. Karen L. Nyberg

Astronautas nas redes sociais

Karen L. Nyberg passou seis meses na EEI em 2013 e, antes disso, navegou pelo Espaço a bordo da nave Discovery. Agora, aqui da Terra, ela abastece seu perfil no Twitter com fotos de suas aventuras espaciais.

Twitter | Facebook | Pinterest

3. Reid Wiseman

Astronautas nas redes sociais

O astronauta estadunidense Reid Wiseman passou um tempo na EEI e fez belíssimos registros visuais. Volta e meia, ele compartilha suas lembranças com o público em suas redes sociais.

Twitter | Vine

4. Samantha Cristoforetti

Astronautas nas redes sociais

Terceira mulher astronauta da Agência Espacial Europeia, Samantha Cristoforetti é, também, a primeira italiana a viajar para o Espaço. Ela é ainda a primeira mulher a chegar ao cargo de tenente na Força Aérea Italiana e seus perfis nas redes sociais estão recheados de imagens legais do Espaço.

Twitter | Facebook | Flickr

5. Tim Kopra

Astronautas nas redes sociais

Coronel das Forças Aérea dos Estados Unidos, Tim Kopra está, atualmente, vivendo na Estação Espacial Internacional como parte das expedições de número 46 e 47. Em seu perfil do Twitter, Kopra compartilha fotos e informações sobre sua vida no Espaço.

Twitter

6. Cady Coleman

Astronautas nas redes sociais

Ex-oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, Cady Coleman participou da expedição 27 à EEI, permanecendo no Espaço por 159 dias seguidos. Ela fez sucesso ao tocar uma das várias flautas que levou consigo para a Estação ao vivo para a National Public Radio, em 2011.

Twitter | Facebook

7.Alexander Gerst

Astronautas nas redes sociais

O alemão Alexander Gerst também morou durante alguns meses na EEI e retornou há pouco tempo para a Terra. Seus perfis na web estão repletos de registros incríveis do tempo em que ele passou no Espaço.

Twitter | Facebook | Flickr

8. Sunita Williams

Astronautas nas redes sociais

Oficial da Marinha dos Estados Unidos, Sunita Willians detém o recorde mundial de mulher que mais tempo passou no Espaço. Ela já participou de quatro expedições à EEI (14, 15, 32 e 33). Além disso, ela é também a mulher que mais “andou” no Espaço até hoje, acumulando mais de 50 horas ao todo.

Twitter | Facebook

9. Buzz Aldrin

Astronautas nas redes sociais

O mundo se acostumou a reconhecer o nome de Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar na Lua. E o segundo sujeito a fazer isso, alguém se lembra? Pois, sim, o nome dele é Buzz Aldrin, astronauta da missão Apolo XI, que tem atualmente mais de 85 anos e muita história para contar. Além de tudo, ele foi o responsável pelo primeiro selfie da história (foto acima).

Twitter | Facebook | YouTube | Site oficial

10. Abigail Harrison

Astronautas nas redes sociais

Ela ainda não foi para o Espaço, mas é uma aspirante a astronauta de apenas 17 anos e que faz bastante sucesso na internet. Abigail tem um sonho (nada modesto, diga-se de passagem): ser a primeira astronauta a viajar até Marte, na expedição da NASA programada para 2030. Será que ela consegue?

Twitter | Site oficial

Conhece mais algum viajante do Cosmos que merece ser seguido nas redes sociais? Deixe sua dica nos comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.