Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX testa garras que segurarão foguete Starship em seu retorno; veja vídeos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Fevereiro de 2022 às 12h10

Link copiado!

Reprodução/SpaceX
Reprodução/SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A torre criada pela SpaceX parece ter conseguido “agarrar” o protótipo mais recente do foguete Starship. Ao menos é o que mostra um breve vídeo gravado por observadores, que registraram engenheiros comandando as garras da torre até prenderem o veículo. Futuramente, a estrutura servirá também como uma plataforma de lançamentos.

O Starship será um sistema de lançamentos reutilizável, e a ideia da torre é que ela funcione guiando o foguete durante os lançamentos. Depois, ao retornar, as grandes garras da estrutura irão prendê-lo, para garantir uma chegada segura. A torre parece medir cerca de 140 m — ela precisa ser alta o suficiente para acomodar o veículo instalado sobre seu booster que, juntos, criam uma estrutura com cerca de 120 m de altura.

Continua após a publicidade

Há quem especule que a SpaceX tente montar o protótipo do Starship sobre o propulsor Super Heavy com a ajuda das garras da torre. Elon Musk, CEO da empresa, revelou recentemente em uma publicação no Twitter que a configuração completa do sistema fará parte de uma apresentação que ele deve realizar ainda nesta semana.

Além disso, montar o sistema do foguete utilizando as garras da torre é um procedimento bastante diferente da captura de um veículo massivo em seu retorno. Vale lembrar que foi em janeiro que a SpaceX experimentou realizar os primeiros movimentos com as garras da torre. Mais recentemente, a empresa parece estar testando a resistência delas colocando grandes bolsas de água suspensas sobre as estruturas.

A SpaceX segue se preparando para realizar o primeiro teste de voo orbital com o Starship. Se tudo correr conforme o planejado pela empresa, o veículo será lançado com o propulsor Super Heavy para dar uma volta ao redor da Terra. Ao fim do voo, o foguete deverá retornar para pousar no Oceano Pacífico, no litoral da ilha Kauai, no Havaí.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Futurism