Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Polaris Dawn: missão fará a 1ª caminhada espacial privada com a SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Fevereiro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Polaris Program
Polaris Program
Tudo sobre SpaceX

A missão Polaris Dawn realizará três voos comerciais com a SpaceX, conforme anunciado nesta segunda-feira (14) por Jared Isaacman — bilionário que comandou a Inspiration4, a primeira missão espacial totalmente composta por civis. A nova missão a incluirá ainda a primeira caminhada espacial comercial e também um passeio com o foguete de próxima geração da SpaceX, o Starship.

O primeiro voo está previsto para ser lançado entre novembro e dezembro deste ano com o foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon, ambos da SpaceX. O objetivo será alcançar a órbita mais alta já atingida por humanos e a mais distante desde a Apollo 17, realizada em 1972 e a última do Programa Apollo, da NASA.

Continua após a publicidade

O segundo voo também será realizado com um Falcon 9 e uma nave Crew Dragon, enquanto o terceiro será a bordo do poderoso veículo de próxima geração da SpaceX, o Starship — sendo o primeiro voo tripulado da nova nave de Elon Musk.

A missão Polaris Dawn visa demonstrar tecnologias e capacidade de espaço profundo, as quais serão eventualmente aplicadas à exploração da Lua, de Marte e além. Além disso, a missão testará a comunicação baseada em laser com a constelação de satélites Starlink.

Tripulantes da Polaris Dawn

Segundo Jared Isaacman, a nova missão também apoiará o St. Jude Children's Research Hospital, hospital referência em tratamento de câncer infantil financiado pela missão Inspiration4 no ano passado.

Continua após a publicidade

O primeiro voo será lançado a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. A tripulação passará cinco dias orbitando a Terra. “Vamos mais longe no espaço do que os humanos foram desde a última vez que pisamos na Lua”, disse Isaacman.

Além de Isaacman, que será o comandante da missão, a tripulação será formada por Scott Poteet, veterano da Força Aérea dos EUA; Sarah Gillis e Anna Menon, funcionárias da SpaceX. Gillis é supervisora do programa de treinamento de astronautas e Menon é diretora do centro de controle de missões.

Atualmente, o recorde de maior altitude pertence à missão Gemini 11, da NASA, em que, em 1966, os astronautas Pete Conrad e Dick Gordon alcançaram cerca de 1.372 km de altitude.

Continua após a publicidade

Primeira caminhada espacial privada

Dois tripulantes estão destinados a sair da cápsula Crew Dragon para realizar a primeira caminhada espacial comercial, vestidos com um traje projetado pela própria SpaceX. Como a nave não tem uma câmara de ar, ela será toda pressurizada antes do início da atividade.

Os tripulantes ficarão amarrados à Crew Dragon a uma altitude aproximada de 500 km. A atividade coletará uma série de dados científicos, como os efeitos da radiação na saúde humana, bem como os efeitos do voo espacial nos olhos — um risco comum em viagens de longa duração.

Continua após a publicidade

A SpaceX e a equipe da Polaris Dawn estão desenvolvendo pesquisas com diversas instituições dos EUA, que serão conduzidas durante toda a missão. No entanto, detalhes sobre o segundo e terceiro voo ainda não foram divulgados.

Fonte: Program Polaris, Via SpaceFlight Now