Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gavião Arqueiro | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Outubro de 2021 às 20h20

Link copiado!

Marvel
Marvel

A Marvel segue em sua missão de se redimir com os Vingadores negligenciados e dar destaque aos heróis que nunca tiveram seu lugar ao sol ao longo desses mais de dez anos de filmes. Depois do longa que explorou mais do passado da Viúva Negra, é a vez de o Gavião Arqueiro ter sua história expandida para provar que ele é muito mais do que só um cara com um arco.

A série Gavião Arqueiro estreia em novembro quase como um grande especial de Natal do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) e ampliando um pouco mais daquilo que a gente conhece de Clint Barton (Jeremy Renner) para além da ótima mira e do seu sarcasmo. Para isso, vamos conhecer seu lado professor enquanto ele tutela uma nova heroína e tenta voltar para casa a tempo de passar as festas de fim de ano com esposa e filhos.

E a gente sabe o quanto isso é importante para ele. Já vimos um pouco da relação que o herói tinha com sua família — tanto que isso foi usado para justificar sua transformação no maníaco homicida que viajava pelo mundo matando bandidos em Vingadores: Ultimato sob a alcunha de Ronin. E, ao que tudo indica, parte dessa história vai servir de gancho para o seriado, com esse passado sangrento voltando à tona para o que pode ser a despedida do Gavião Arqueiro do MCU. Ou será que não?

Continua após a publicidade

Gavião Arqueiro: Elenco

Até agora, pouco foi comentado sobre o elenco de Gavião Arqueiro, com apenas um ou outro nome mais concreto tendo sido divulgado. Obviamente, temos o retorno de Jeremy Renner no papel principal assumindo muito mais o papel de Clint Barton do que do Gavião Arqueiro. Essa diferenciação é importante, até porque acredita-se que o mote central da série vai ser a passagem de bastão (ou do arco, no caso) para um nova heroína, que deve herdar a alcunha.

Trata-se de Kate Bishop, que será vivida pela atriz Hailee Steinfeld. Pelo que o trailer mostrou, ela vai se aventurar por Nova York bancando a vigilante com o traje do Ronin — até que cruza o caminho de Barton e revela o tamanho do problema em que se meteu. Afinal, ao adotar a identidade usada pelo Gavião durante os cinco anos do blip, ela simplesmente atraiu todos os inimigos para ela e agora vai precisar de ajuda para se manter viva.

Continua após a publicidade

É claro que a história de Bishop deve ser maior do que isso. Primeiro que, nos gibis, ela é realmente treinada por Barton e se torna a Gaviã Arqueira, membro do time dos Jovens Vingadores. Além disso, sabemos também que a atriz Vera Farmiga vai interpretar sua mãe, Eleanor Bishop, que possui um papel bastante importante nas suas histórias nos quadrinhos. O quanto disso deve ser adaptado na série ainda é incerto, mas é um bom indício do que pode vir.

Outro nome confirmado e que também segue envolto em muito mistério é o da atriz Alaqua Cox, que vai viver Maya Lopez, a assassina surda Eco. Até agora, não vimos absolutamente nada sobre ela além de um mísero close em seu rosto em um dos trailers, então não temos a menor ideia de como será sua participação no seriado.

Até porque, nos quadrinhos, Eco é uma personagem bastante dúbia. Ela está mais ligada ao Demolidor do que ao Gavião Arqueiro, tendo sido namorada do Homem Sem Medo ao mesmo tempo em que também já tentou matá-lo a mando do Rei do Crime. Foi depois desse romance fracassar que ela desapareceu e, anos depois, voltou como a Ronin — título que foi adotado por Barton tempo depois.

Continua após a publicidade

Assim, o papel de Maya dentro de Gavião Arqueiro é um enorme mistério. A descrição oficial da série a trata como uma assassina, mas nenhum dos materiais de divulgação oficiais mostram a personagem como a grande vilã da história. E, levando em conta que já foi confirmado um spin-off para a personagem para o Disney+ no futuro, é bem provável que a verdadeira ameaça seja quem está por trás dela.

É aí que podemos ter a personagem de Vera Farmiga sendo revelada como a grande mente criminosa por trás de tudo, o que justifica a urgência de Kate Bishop em se aliar ao herói.

Além disso, Gavião Arqueiro ainda vai ter Zahn McClarnon como William Lopez, pai de Maya, e o ator Tony Dalton interpretando Jack Duquesne. Nos quadrinhos, Duquesne é o vilão Espadachim, que nada mais é do que o mentor e o responsável pelo treinamento de Barton. Será que teremos algo assim a caminho? Outra suspeita é que teremos o vilão Palhaço sendo apresentado e possivelmente vivido pelo irlandês Fra Fee.

Continua após a publicidade

Para finalizar, há a grande dúvida se vamos ter ou não Florence Pugh dando as caras como Yelena Belova. Como foi mostrado na cena pós-crédito de Viúva Negra, a espiã recebeu da Condessa Valentina allegra de la Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) a missão de matar Clint Barton, então é muito provável que vejamos a irmã mais nova de Natasha dando as caras em algum momento e descobrindo o quanto seu alvo era amigo da Viúva Negra original.

E não podemos nos esquecer de Jolt, o simpático cão que vai interpretar o personagem mais importante de toda a série: Sortudo, o Cachorro da Pizza. Trata-se do animal de estimação que é adotado pelo Gavião Arqueiro, passa a ser parte da família e que, nas HQs, protagoniza alguns dos melhores momentos do gibi-solo do herói.

Assim, esse é o elenco que temos confirmados até agora em Gavião Arqueiro:

Continua após a publicidade
  • Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner)
  • Kate Bishop (Hailee Steinfeld)
  • Sortudo, o Cachorro da Pizza (Jolt)
  • Maya Lopez/Eco (Alaqua Cox)
  • Eleanor Bishop (Vera Farmiga)
  • Jack Duquesne/Espadachim (Tony Dalton)
  • William Lopez (Zahn McClarnon)
  • Kazi/Palhaço (Fra Fee)
  • Laura Barton (Linda Cardellini)
  • Yelena Belova (Florence Pugh)

Gavião Arqueiro: Trailers

Apesar de a estreia de Gavião Arqueiro estar muito próxima, o Marvel Studios parece estar segurando informações para não revelar muito da sua história. Até porque a série vai ter apenas seis episódios e qualquer divulgação exagerada pode acabar mostrando mais do que deve. 

Continua após a publicidade

Por isso tivemos apenas um único trailer divulgado até agora, que deu um panorama do que deve ser a história do seriado. Nele, vemos Barton tentando ter um Natal em família depois de ter ficado cinco anos longe de todos por causa de Thanos. Só que os planos são interrompidos quando ele vê no noticiário que alguém assumiu a identidade de Ronin em Nova York. Acreditando que o Fantasma do Natal Passado voltou para assombrá-lo, decide ir atrás do novo vigilante — e é quando conhece Kate Bishop.

A partir daí, o trailer se concentra em mostrar algumas cenas de ação e destacar a dinâmica entre o Gavião e sua aprendiz, que se autoproclama a maior arqueira do mundo. Temos um rápido vislumbre de Eleanor Bishop e da própria Maya Lopez, mas sem qualquer contexto. Isso porque o foco dado pelo Marvel Studios é que essa deve ser uma história de Natal e, por isso, o tom mais leve da história. Tanto que a peça de teatro dos Vingadores aparece bem mais que essas personagens.

Além disso, um outro comercial foi divulgado e traz algumas cenas adicionais. Nada muito revelador, apenas estendendo momentos que foram só pincelados no trailer e que apenas reforçam o humor da trama.

Continua após a publicidade

Gavião Arqueiro: O que esperar

Gavião Arqueiro se inspira claramente no premiado arco de histórias escritas pelo roteirista Matt Fraction. Nas HQs, temos uma história que tornava o herói ainda mais humano e o colocava contra inimigos muito mais mundanos, como uma gangue de criminosos que usava agasalho de ginástica. Basicamente, o foco do gibi é mostrar o que Clint Barton faz quando ele não está com os Vingadores.

Só que, conhecendo o tom das histórias do MCU, é bem provável que ela sirva apenas de ponto de partida e a série siga por caminhos totalmente diferentes. Ainda assim, alguns elementos dos quadrinhos estão presentes, como a dinâmica entre o Gavião e Kate Bishop, a estreia de Sortudo e até mesmo o fato de o herói estar perdendo sua audição. Isso é sugerido no trailer e é parte importante da trama do gibi.

Continua após a publicidade

Só que de todos os elementos presentes na HQ, o que deve estar presente no seriado e ser fundamental para sua história é o treinamento de Kate. Nos gibis, ela é treinada por Barton e assume o título de Gaviã Arqueira, lutando lado a lado com o Vingador em vários momentos. Só que, no MCU, isso deve representar a tal passagem de bastão. 

Como estamos acompanhando desde Vingadores: Ultimato, a Marvel está dando adeus aos Vingadores originais. O Capitão América envelheceu, Tony Stark morreu, a Viúva Negra se sacrificou e o Hulk carrega as marcas das Joias do Infinito até hoje. Apenas Thor e o Gavião Arqueiro não tiveram seus arcos narrativos concluídos — e tudo indica que a série pode ser o adeus de Clint Barton.

Além de termos sua sucessora já sendo treinada, sabemos que Yelena Belova recebeu a missão de matar o herói — possivelmente por causa de suas ações como Ronin —, e as coisas parecem se encaixar para que ela consiga fazer isso. O clima natalino e o desejo de rever a família oferecem o clima de despedida perfeito, sem contar que chega a ser poético ele ser morto pela irmã de Natasha, sua melhor amiga que se sacrificou para que os Vingadores conseguissem a Joia da Alma.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o seriado pode contar um pouco do passado de Barton, algo que sempre foi negligenciado pela Marvel. Sabemos que ele é um pai de família e um devoto funcionário da SHIELD, mas nunca vimos nada além disso. E o fato de a série ter um Espadachim pode revelar que o Gavião Arqueiro já foi um criminoso no passado, tal qual nas HQs.

Para completar, ainda temos todo o arco envolvendo Maya Lopez, que é um enorme mistério. Possivelmente ela vai ser apresentada como uma inimiga que está sendo controlada ou enganada pelos verdadeiros vilões e que vai acabar a história lutando ao lado dos heróis. Levando em conta que há um interesse em lançar um spin-off focado na Eco, dificilmente ela será alguém totalmente má. Aliás, essa poderia ser a deixa para reintroduzir o Demolidor no MCU, não?

Gavião Arqueiro: Data de lançamento

Continua após a publicidade

Como dito, Gavião Arqueiro terá seis episódios, sendo que os dois primeiros serão disponibilizados no lançamento no dia 24 de novembro no Disney+. O estúdio não explicou por que decidiu fazer essa estreia conjunta, mas a principal aposta é que se trata de uma questão de timing.

Já que a série é uma história de Natal e, na história, o herói tenta voltar para casa a tempo de passar o feriado com a sua família, faz todo o sentido a trama se encerrar pouco antes do dia 25 de dezembro. Assim, contando a partir de 24 de novembro, seriam cinco quartas-feiras até o dia 22/12.