Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é uma sitcom?

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Fevereiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Reprodução/ NBC, CBC, Steven Levitan Productions
Reprodução/ NBC, CBC, Steven Levitan Productions

Algumas séries de comédia fizeram tanto sucesso que acabaram marcando uma geração e também um modo de fazer humor. Elas são chamadas de sitcoms, termo que vem do inglês e significa situation comedy, ou comédia de situação, em tradução literal. Essa expressão diz respeito a produções que usam de fatos que acontecem no dia a dia para fazer piada.

Em geral, a narrativa se centra em situações ordinárias como relações amorosas, problemas no trabalho, conflitos entre amigos, entre outras questões que podem acontecer com qualquer pessoa. Bons exemplos de sitcoms de sucesso são as dos Estados Unidos, produzidas na década de 1990 como Friends, That 70's Show, entre outras.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, o Canaltech preparou um artigo explicando tudo sobre sitcoms, e ainda listou as melhores para você assistir. Confira.

O que caracteriza uma sitcom?

Além de serem séries que falam sobre o cotidiano, as sitcoms têm outras características marcantes, como o fato de terem episódios curtos—com cerca de meia hora de duração cada—, cenários fixos, e participação do público. Por participação entenda, risadas e palmas que contribuem para o ritmo dos episódios.

Continua após a publicidade

É importante lembrar também que as sitcoms surgiram no Reino Unido, por volta da década de 1940, com uma produção chamada Pinwright’s Progress, que durou apenas uma temporada, mas foi importante para ditar as regras que seriam atribuídas a este estilo de comédia.

No Brasil, também temos exemplos de sitcoms famosas, entre elas Sai de Baixo, que foi exibida entre os anos de 1996 e 2002, e era gravada em um teatro no Rio de Janeiro, e A Grande Família que foi ao ar entre 2001 e 2004.

Continua após a publicidade

Quais as sitcoms mais famosas?

Tanto os Estados Unidos quanto outros países produziram várias sitcoms de sucesso. Listamos as principais para você maratonar.

How I Met Your Mother

Continua após a publicidade

Lançada em 2005, How I Met Your Mother chamou atenção do público por ter sido comparada à Friends, embora as duas tenham tramas distintas. Na série,o arquiteto Ted Mosby (Josh Radnor) conta para seus filhos como conheceu a mãe deles.

A partir desse relato somos conduzidos por sua memória, e conhecemos um pouco mais de suas aventuras amorosas, e da relação com seus amigos Marshall Eriksen (Jason Segel), Lily Aldrin (Alyson Hannigan), Robin Scherbatsky (Cobie Smulders) e Barney Stinson (Neil Patrick Harris).

Criada por Craig Thomas e Carter Bays, a série conquistou uma legião de fãs e sua nona (e última) temporada foi ao ar em março de 2014. Em 2022, no entanto, estreou How I Met Your Father, um spin off produzido por Hilary Duff e Stewart Halpern, que pode ser assistido no Star+.

Agora se você quiser mesmo ver (ou rever) How I Met Your Mother, já pode dar play no Star+ e Prime Video.

Continua após a publicidade

The Office

Uma das sitcoms mais elogiadas da última década é The Office, uma série que retrata o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia. Com humor ácido, a trama mostra o dia a dia de cada um dos funcionários, e como eles se relacionam entre si e com o gerente Michael Scott (Steve Carell).

Com um elenco afiado, a produção conta ainda com John Krasinski, Jenna Fischer, Rainn Wilson, entre outros. As nove temporadas estão disponíveis na Netflix. Já as duas temporadas da versão britânica podem ser assistidas na HBO Max.

Continua após a publicidade

Modern Family

Com 11 temporadas no total, Modern Family surgiu em 2009 e logo se tornou um grande sucesso, sendo indicada a vários Emmys e outras premiações.

Criada por Steven Levitan e Christopher Lloyd, a trama acompanha três núcleos familiares que fazem parte de uma mesma família. De um lado temos Jay Pritchett (Ed O'Neill), o patriarca que é casado com a latina Gloria (Sofía Vergara), e vive com o filho dela Manny (Rico Rodriguez).

Continua após a publicidade

Do outro estão Claire (Julie Bowen), a filha de Jay, seu marido Phil Dunphy (Ty Burrell) e os filhos Haley (Sarah Hyland), Alex (Ariel Winter) e Luke (Nolan Gould), três crianças que logo se transformam em adolescentes problemáticos.

Por fim, há também Mitchell (Jesse Tyler Ferguson), o filho mais novo de Jay, que mora com seu marido Cameron Tucker (Eric Stonestreet) e com sua filha adotiva Lily (Aubrey Anderson-Emmons).

Abusando de situações absurdas, Modern Family se tornou uma das sitcoms mais elogiadas dos últimos tempos. Quem quiser assisti-la, já pode dar o play no Star+.

Workin Moms

Continua após a publicidade

Outra sitcom que certamente vale a pena dar uma chance é a canadense Workin Moms, ou Supermães como também é conhecida. Ambientada em Toronto, a trama conta a história de quatro mães e amigas que tentam conciliar a vida pessoal e profissional com os desafios de cuidar dos filhos.

Criada e protagonizada por Catherine Reitman, a série faz uma sátira inteligente dos desafios que as mães têm que enfrentar para equilibrar carreira e maternidade.

Além de Reitman, completam o elenco Dani Kind, Jessalyn Wanlim e Juno Rinaldi. Atualmente as seis temporadas estão disponíveis na Netflix, e a sétima (e última) deverá chegar em breve.

Continua após a publicidade

Friends

É impossível falar de sitcoms sem citar Friends, uma série lançada em 1994 que marcou várias gerações e até hoje faz sucesso com o público. Exibida originalmente pela NBC, a trama acompanha a vida de seis amigos; Rachel, Ross, Monica, Phoebe, Chandler e Joey.

Com histórias de vidas e jeitos totalmente diferentes, o grupo se tornou inseparável ainda que tivesse de lidar com brigas e intrigas. Com o passar das temporadas, vemos os amigos amadurecendo e aprendendo a se relacionar amorosamente, além de lutarem pelo que acreditam.

Continua após a publicidade

Criada por David Crane e Marta Kauffman, a produção recebeu diversos prêmios, assim como seus atores, Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, David Schwimmer, Courteney Cox, Matthew Perry e Matt LeBlanc.

Atualmente, Friends pode ser assistida na HBO Max.