Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores episódios de Friends

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Setembro de 2021 às 13h15

Link copiado!

Warner Bros Television
Warner Bros Television

O primeiro episódio de Friends estreou na TV estadunidense há 27 anos. Naquela época, ninguém sabia que Rachel, Ross, Monica, Phoebe, Joey e Chandler mudariam para sempre os rumos da televisão, com uma trama divertida, emocionante e extremamente cativante que arrebanhou milhões de pessoas e ainda o faz até hoje, quase três décadas depois.

Para comemorar esta data especial, o Canaltech preparou uma lista com os 10 melhores episódios de Friends para você ver e rever no conforto de sua casa. Portanto, prepare a pipoca, reserve seu lugar no sofá e dê o play na seleção que preparamos para você.

Continua após a publicidade

10. Aquele em que ninguém está pronto

Ross (David Schwimmer) tem um importante discurso a fazer em benefício ao museu em que trabalha e está muito nervoso para tudo sair conforme o planejado. Como o próprio título entrega, ele é o único que demonstra estar preocupado em chegar com antecedência no evento, porém outras prioridades da turma acabam o deixando totalmente desesperado. Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc) resolvem entrar em um conflito por causa de uma poltrona, enquanto Rachel (Jennifer Aniston) demora para decidir o que vestir, Phoebe (Lisa Kudrow) derrama comida em seu vestido e Monica (Courteney Cox) surta ao ouvir uma mensagem de seu ex-namorado Richard (Tom Selleck) em sua secretária eletrônica, sem saber se é antiga ou não.

Por que assistir? O episódio inteiro se passa em poucos minutos, com Ross correndo contra o tempo apressando todos para se arrumarem, além de ter uma das cenas mais icônicas em que Joey veste todas as roupas do Chandler como vingança por ele ter roubado sua cueca.

Continua após a publicidade

Aquele em que ninguém está pronto é o 2º episódio da 3ª temporada.

9. Aquele com todos os vestidos de noiva

Ross está se preparando para se casar com Emily e Rachel tenta demonstrar para o ex-namorado que está 100% bem com isso dizendo que a relação com Joshua, um rapaz com quem só teve quatro encontros, está bem séria. Enquanto isso, o vestido escolhido por Emily para usar no grande dia não está disponível na loja de Londres, então Ross pede para Monica ir buscar o tamanho certo na unidade de Nova York, uma vez que o noivo não pode ver o vestido. Phoebe a acompanha até a loja e Monica experimenta o vestido da cunhada, gostando da sensação de estar em um vestido de noiva. Chandler, por sua vez, leva Joey a uma clínica de sono para tentar resolver os problemas de roncos do colega de apartamento. Ross decide se casar com Emily em um mês, Joshua termina com Rachel, que fica triste e busca apoio nas amigas.

Continua após a publicidade

Por que assistir? Esse episódio antecede o casamento de Ross, que acontece no fim da temporada. Além disso, ele também possui uma cena icônica da série, com Monica, Rachel e Phoebe vestidas de noiva no sofá do apartamento de Monica, como forma de consolar o término de Rachel com Joshua.

Aquele com todos os vestidos de noiva é o 20º episódio da 4ª temporada.

8. Aquele com todos os dias de Ação de Graça

Continua após a publicidade

Os seis amigos estão reunidos após uma grande refeição no dia de Ação de Graças e resolvem dividir histórias, contando as piores experiências que já tiveram no feriado. Monica lembra que seu pior Thanksgiving foi quando conheceu Chandler, que a insultou de imediato para seu irmão sem ela saber. Chandler, por sua vez, conta que sua pior experiência, além do feriado em que soube que seus pais se divorciariam, foi quando Monica cortou, por acidente, um dos seus dedos do pé, um ano depois dele ter zombado de seu peso para Ross. Rachel também divide a história em que Joey resolveu colocar um peru na cabeça com o objetivo de assustar Chandler.

Por que assistir? Esse é um episódio especial para quem gosta do casal "Mondler". Apesar das memórias ruins que ambos têm um do outro de feriados passados, é neste episódio que Chandler diz pela primeira vez que ama Monica, quando ela resolve se desculpar por ter cortado seu dedo do pé colocando um peru na cabeça, também criando uma das cenas mais memoráveis da série.

Aquele com todos os dias de Ação de Graça é o 8º episódio da 5ª temporada.

7. Aquele com o casamento de Ross

Continua após a publicidade

O episódio final da 4ª temporada é, na verdade, a segunda parte da história iniciada no 23º. Nele, Rachel está a caminho de Londres após perceber que ainda ama Ross e não quer que ele se case com Emily. Com a cerimônia marcada para o dia seguinte, Rachel embarca num voo de última hora com a esperança de chegar em Londres a tempo de impedir que seu amado cometa esse erro. Enquanto isso, os pais de Ross e Monica brigam com os pais de Emily por estarem empurrando contas de reforma da casa para os Geller pagarem, Joey sente falta de Nova York e Phoebe faz de tudo para falar com algum dos amigos sobre o plano de Rachel.

Por que assistir? Uma série de acontecimentos importantes acontecem neste episódio. É nele que ocorre o primeiro envolvimento de Monica e Chandler, ainda em segredo dos amigos. Ross chama Emily de Rachel durante a cerimônia de casamento, dando gancho para a temporada seguinte. Além disso, há uma aparição especial na cena de dentro do avião, Hugh Laurie, que embora naquele ano ainda não tivesse vivendo o eterno Dr. House, já nos acostumava com seu característico mau-humor.

Aquele com o casamento de Ross é o 24º episódio da 4ª temporada.

Continua após a publicidade

6. Aquele do Blackout

Nova York sofre um apagão que dura todo o episódio e os amigos se reúnem no apartamento de Monica esperando a energia voltar, exceto Chandler, que fica preso numa agência bancária com a companhia de uma modelo da Victoria's Secret, Jill Goodacre. Ross divide com Joey que talvez tenha demorado demais para demonstrar interesse em Rachel, e Joey entrega que agora o amigo está na famosa friend zone. Ross arrisca falhas tentativas de abrir o jogo com Rachel, e para impedir que ninguém o atrapalhe, Joey acaba inventando que o amigo está planejando uma festa de aniversário surpresa para Monica. Chandler quer puxar assunto com a renomada modelo, mas tropeça em suas próprias tentativas.

Por que assistir? Quem apoia Rachel e Ross juntos pode gostar de assistir aos pré-acontecimentos do casal, mas quem acaba roubando as cenas neste episódio é Joey, com suas tiradas espontâneas e tentativas de evitar que Phoebe e Monica atrapalhem Ross a conversar com Rachel. Isso sem falar em Chandler, que passa o episódio inteiro com monólogos mentais tentando descobrir como parecer interessante para Jill Goodacre.

Continua após a publicidade

Aquele do Blackout é o 7º episódio da 1ª temporada.

5. Aquele em que Ross descobre

Rachel superou Ross. Pelo menos é isso que ela diz para convencer a si mesma. Monica decide ajudá-la, arrumando um encontro com um amigo em um restaurante chique regado a muito vinho. Ross e a namorada, Julie, querem adotar um gato juntos, o que deixa Rachel muito incomodada. No encontro, Rachel bebe demais e acaba ligando para Ross, falando que já o superou, mas o recado cai na caixa postal e ela acaba não se lembrando do que fez no dia seguinte. Enquanto isso, Monica ajuda Chandler a perder peso com exercícios físicos e Phoebe desabafa com Joey tentando descobrir porque seu atual namorado não quer dormir com ela. Rachel tenta impedir Ross de ouvir a secretária eletrônica, mas já é tarde demais: ele descobre que ela já nutriu sentimentos por ele.

Continua após a publicidade

Por que assistir? Esse episódio tem o primeiro beijo de Rachel e Ross. Após terminar com Julie, Ross vai atrás de Rachel e eles acabam discutindo. Ele vai embora, mas volta atrás e a encontra chorando por conta da discussão. Sem dizer nada, os dois acabam se beijando.

Aquele em que Ross descobre é o 7º episódio da 2ª temporada.

4. Aquele com todas as resoluções

Continua após a publicidade

É ano novo! Os amigos resolvem fazer novas resoluções e (prometem) cumpri-las. Monica quer tirar mais fotos para eternizar os momentos vividos juntos, Chandler promete não zoar mais os amigos, Rachel promete não fazer mais fofocas, Ross quer fazer algo novo todos os dias, Phoebe quer pilotar um jato comercial, Joey quer aprender a tocar violão. Ross resolve comprar uma calça de couro para um encontro, mas acaba suando demais e não cabendo dentro da roupa e arruína a noite, Phoebe tenta ajudar Joey a tocar violão com um método que não o permite encostar no instrumento. Rachel acaba descobrindo sobre Monica e Chandler, mas, para não quebrar sua promessa, tenta fazer com que Joey (que já sabe sobre o casal) adivinhe o que está acontecendo para que os dois possam conversar sobre.

Por que assistir? O mais engraçado do episódio é assistir às tentativas de Chandler de não fazer piada com os amigos, principalmente com toda a situação de Ross e a calça de couro. Além disso, esse episódio rendeu um meme icônico de Ross, quando tudo dá errado em seu encontro e ele exclama para os amigos "This year was supposed to be great!" (Era pra esse ano ser incrível, em inglês). Também é divertido ver que agora Rachel descobre sobre Monica e Chandler a poucos episódios do restante dos amigos também ficarem sabendo.

Aquele com todas as resoluções é o 11º episódio da 5ª temporada.

3. Aquele em que Ross fica doidão

Continua após a publicidade

É dia de Ação de Graças e Joey e Ross são convidados por Janine a passar o feriado com as amigas, mas eles precisam driblar o jantar no apartamento de Monica para poderem ir. Rachel resolve fazer uma sobremesa, mas por conta de um pequeno deslize no livro de receitas, acaba colocando carne e ervilhas junto com creme e geleia. Os Geller são convidados especiais para o feriado, mas Monica esconde seu relacionamento dos pais, que não gostam de Chandler. Para Rachel não se magoar e refazer toda a receita de sua sobremesa, Joey pede para que todo mundo finja que está saborosa. Ross acaba contando o real motivo pelo qual seus pais não gostam do cunhado e, agora, anos depois, ele precisa contar a verdade à família.

Por que assistir? Esse episódio é composto de várias cenas engraçadas e é impossível escolher qual é a melhor: o grupo fingindo que a sobremesa de Rachel está boa, Chandler tentando impressionar os pais da namorada ou a cena em que toda a verdade vem à tona e os Geller descobrem que o motivo pelo qual vieram odiando o genro na verdade é só uma mentira contada por Ross quando adolescente.

Aquele em que Ross fica doidão é o 9º episódio da 6ª temporada.

2. Aquele com o boato

É dia de Ação de Graças (de novo!) e esse ano será diferente: Monica não cozinhará peru e convidou Will, um amigo de longa data, que estudou com ela no colégio. Joey fica bravo por ela não cozinhar seu prato preferido e Rachel tenta, mas não consegue, se lembrar do ex-colega de classe. Joey então promete que comerá a refeição inteira se Monica cozinhar o peru, por mais que metade dos convidados não comam carne. Quando Will chega, Rachel não o reconhece, mas estranha os olhares que o ex-colega está lançando em sua direção. A verdade é que Rachel não foi nada legal com Will durante o período escolar, e isso o fez guardar muito rancor dela. Algumas verdades passam a aparecer no decorrer do episódio, como o boato criado por Ross e Will sobre Rachel no colégio.

Por que assistir? Brad Pitt. Esse é o motivo.

Aquele com o boato é o 9º episódio da 8ª temporada.

1. Aquele com o pedido de casamento

Monica quer ser pedida em casamento, enquanto Chandler finge odiar a ideia só para fazer uma surpresa para a amada. Com isso, Richard reaparece dizendo que ainda ama a ex-namorada e quer casar e ter filhos com ela. Monica se vê confusa e revisita Richard para discutir a ideia, repensando seu relacionamento com Chandler. Enquanto isso, Rachel e Phoebe resolvem conversar sobre a ideia de ter um Plano B, alguém para se casar caso elas cheguem aos 40 anos solteiras. Chandler pede Monica em casamento sob a luz de velas.

Por que assistir? É um dos episódios mais emocionantes da série e difícil de não chorar após acompanhar toda a trajetória do casal desde o último episódio da quarta temporada, com um perfeito exemplo de final feliz quando tudo parece dar errado.

Aquele com o pedido de casamento é o 25º episódio da 6ª temporada.

Menções honrosas

Abaixo listamos os episódios que não couberam no Top 10, mas que não poderiam ficar de fora.

Aquele com os dentes do Ross

Joey está com medo de perder sua masculinidade depois das mudanças de Janine em seu apartamento, Chandler incentiva o amigo a falar com a colega, mas acaba pegando alguns hábitos femininos pela convivência diária com Monica, agora que moram juntos. Phoebe precisa usar uma copiadora, e Rachel oferece a de seu trabalho. Com isso, Phoebe acaba ficando com um funcionário da empresa de Rachel, que mente sobre seu nome e, para impressionar a chefe, Rachel compartilha a mentira com Kim, sua superior. Ross arranja um encontro e, para impressionar a moça, faz clareamento nos dentes, mas acaba embranquecendo-os um "pouco" demais.

Por que assistir? É divertido ver as reações de todos os amigos aos dentes megabrancos de Ross e como ele tenta escondê-los em seu encontro. O episódio tem um plot twist bem interessante com a situação de Rachel e sua chefe.

Aquele com os dentes do Ross é o 8º episódio da 6ª temporada.

Aquele com a água-viva

O grupo está na casa de praia e o episódio começa exatamente onde o anterior terminou. Ross escolhe o quarto de Rachel e termina com Bonnie. Para o casal se reconciliar, Rachel escreve uma carta com 18 páginas, frente e verso, pedindo para que Ross tome toda a responsabilidade de seus erros no relacionamento deles. Ross não lê tudo e acaba concordando com as medidas que Rachel sugere sem saber sobre o que se tratam. Chandler, que havia se oferecido no episódio anterior a namorar com Monica caso ela morra "solteirona", continua brincando com a amiga e criando situações do que eles poderiam fazer se fossem um casal. Na praia, Monica é queimada por uma água-viva e Joey dá a ideia de curar a queimadura com urina, como ele tinha visto em um programa na televisão. Phoebe se reencontra com a mãe, que tenta fazer as pazes com a filha.

Por que assistir? Apesar do episódio girar um pouco em torno de Rachel e Ross, é fofo ver Chandler brincando com Monica como se eles fossem um casal. Além disso, a situação criada pela queimadura da água-viva é engraçada e mantida como um segredo até o final do episódio. Chandler também acaba representando todos os telespectadores ao dizer "ai meu Deus, se você disser isso mais uma vez, eu vou terminar com você!" ao responder mais um "Nós estávamos dando um tempo!" de Ross.

Aquele com a água-viva é o 1º episódio da 5ª temporada.

Aquele com o vídeo de formatura

Monica tem péssimas entrevistas de emprego e está com dificuldades para pagar o aluguel, Ross a incentiva a pedir dinheiro para seus pais. Joey dá um bracelete horroroso para Chandler como forma de celebrar a amizade entre eles, mas acaba ficando magoado quando vê o amigo zombando do presente para Phoebe e Rachel. Os Geller trazem algumas lembranças de Monica para o apartamento e os amigos acabam assistindo a um vídeo antigo das meninas se preparando para o baile de formatura.

Por que assistir? Esse episódio é inteirinho dedicado aos fãs do casal formado por Rachel e Ross, já que é nele que surgiu a frase "Você é a minha lagosta", que Ross usa para se declarar para Rachel mais tarde. Além disso, no vídeo caseiro assistido pelo grupo, no final, Rachel percebe que Ross era apaixonado por ela desde a época do colégio e por isso o casal acaba se reconciliando.

Aquele com o vídeo de formatura é o 14º episódio da 2ª temporada.

Aquele em que todos descobrem

Ross tenta disputar o apartamento para morar mais perto dos amigos e, numa visita, Phoebe acaba descobrindo sobre o relacionamento de Chandler e Monica. Joey fica aliviado por finalmente poder dizer que sabia sobre o namoro, porém as amigas querem se divertir com a informação e acabam armando para Phoebe dar em cima de Chandler até ele revelar o segredo. O casal acaba descobrindo sobre a brincadeira de Rachel e Phoebe e planejam investir na armação até elas entregarem o jogo. Enquanto isso, Ross tenta conquistar a preferência de venda do apartamento.

Por que assistir? Finalmente todos os amigos ficam sabendo sobre o namoro de Chandler e Monica. A descoberta acaba resultando em momentos fofos do casal com o grupo. Além disso, as tentativas de Ross de conseguir o apartamento do "Cara Feio e Pelado" rendem boas risadas, assim como as falsas investidas de Phoebe em Chandler, e vice-versa.

Aquele em que todos descobrem é o 14º episódio da 5ª temporada.