Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Netflix pode abandonar maratonas e adotar lançamentos semanais de séries

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Setembro de 2022 às 12h05

Link copiado!

Unsplash/freestocks
Unsplash/freestocks
Tudo sobre Netflix

A Netflix pode finalmente abandonar o modelo de maratonas. A gigante do streaming estuda mudar sua estratégia para lançamento de novas séries e isso pode significar a chegada do bom e velho sistema de lançamento semanal — uma mudança há muito tempo pedida pelo público.

Ainda não há nada certo em relação a isso, mas o site Puck News sugere que conversas internas dentro da empresa apontam para essa possibilidade em um futuro não tão distante. E a razão seria aquela que os fãs há tanto tempo apontam: a pressão causada pela concorrência.

Atualmente, apenas a Netflix adota o modelo de maratona, trazendo todos os episódios de suas séries de uma só vez. Por um lado, é uma ótima forma de engajar o público ao longo de um fim de semana e fazer com que os números de cada estreia sejam sempre superlativos. Só que, ao mesmo tempo, esse modelo faz com que o buzz sobre cada novidade seja sempre muito breve.

Continua após a publicidade

Isso era algo que o público já comentava há tempos, mas que ficou ainda mais evidente ao longo dos últimos meses. Embora a quarta temporada de Stranger Things e a chegada de Sandman tenham sido consideradas sucessos, o tempo que essas produções foram discutidas nas redes sociais foi muito pequeno em comparação com o que HBO Max, Amazon Prime Video e Disney+ vêm fazendo com A Casa do Dragão, Os Anéis de Poder e séries da Marvel e Star Wars.

A razão para isso é bem simples: no caso da concorrência, o tempo que o público passa exposto ao conteúdo é muito maior. Com o lançamento semanal, cada episódio é discutido por dias e isso é algo que dá vida longa a cada estreia. Assim, enquanto Sandman foi comentado por, no máximo, duas semanas nas redes sociais, A Casa do Dragão e Mulher-Hulk: Defensora de Heróis rendem memes, comentários e teorias por meses.

Mexendo na estratégia

Continua após a publicidade

E isso é algo que a Netflix está de olho até mesmo para reverter seus números. Nos últimos meses, a empresa viu seu número de assinantes cair pela primeira vez e, de quebra, ela ainda foi deixada para trás na liderança do mercado de streamings pela Disney — o que realmente acendeu um sinal de alerta entre os executivos. Com isso, parece meio óbvio que algo precisa ser mudado para voltar a brigar pelo primeiro lugar.

Segundo o Puck News, a Netflix passou a ver a mudança do modelo de maratona para o semanal como algo necessário para voltar a se tornar competitivo — uma alteração que viria em paralelo com outras novidades, como o sistema de assinatura com anúncios, por exemplo.

Aliás, há até quem veja a política da empresa de dividir uma única temporada em duas partes, como aconteceu com Stranger Things, um primeiro passo nessa atualização da estratégia — tanto que ela deve se tornar mais recorrente. A quarta temporada de Manifest também deve ser lançada em duas partes.

Continua após a publicidade

Contudo, em relação aos episódios semanais aos moldes do que a concorrência vem fazendo, não há nada concreto até o momento. Atualmente, apenas algumas séries seguem esse formato, sobretudo aquelas que têm transmissão simultânea com a TV em algum lugar do mundo, como acontecia com Better Call Saul e alguns doramas coreanos.

Mas, quando o assunto são originais Netflix, talvez tenhamos que esperar mais um pouco. Só que é sempre bom lembrar que o simples fato de essa possibilidade já estar sendo cogitada mostra o quanto o sucesso da concorrência fez a Netflix sentir o baque.

Fonte: Puck News