Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Disney supera Netflix em número de assinantes globais

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Agosto de 2022 às 18h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

A Netflix já não é mais a maior empresa de streaming do mundo. A empresa foi superada pela Disney, que confirmou um total de 221,1 milhões de assinantes em todas as suas plataformas no mundo. Com isso, ela ultrapassa os 220,7 milhões da Netflix.

Só que essa virada não chega a ser necessariamente uma surpresa, já que a evolução do próprio mercado já apontava para esse cenário. Um levantamento realizado pela JustWatch, por exemplo, já indicava um crescimento expressivo dos serviços da Disney ao longo de todo o primeiro semestre de 2022 e que indicava que seria apenas uma questão de tempo para que a liderança fosse tomada pelo Mickey Mouse.

A partir do comportamento dos usuários em seu serviço de buscas de conteúdo, a empresa identificou um crescimento na participação de mercado de serviços como Disney+, Star+, Hulu e Holstar de 3% nos seis primeiros meses do ano. Ao final de junho, a gigante já correspondia a 23% do market share do setor.

Continua após a publicidade

E o que mais impressiona nesse número não é apenas o fato de a empresa já corresponder a quase um quarto desse mercado gigantesco. O que realmente chama a atenção é que, no período, ela seguiu em um crescimento contínuo, sem apresentar nenhum mês de queda.

Esse é um movimento bem diferente daquele visto pela Netflix. Embora a plataforma tenha fechado o semestre com uma variação positiva em seu market share, indo de 23% em janeiro para 24% em junho, ela fecha o semestre com tendência de queda.

O serviço começou o ano com um pico quase vertiginoso, chegando a incríveis 27% em março — o que coincidiu com a estreia da segunda temporada de Bridgerton e do filme O Projeto Adam, duas grandes apostas da companhia —, mas os números não se sustentaram por muito tempo. Em abril, essa porcentagem já caiu para 25% e para 24% em maio.

Continua após a publicidade

E ver esses números em paralelo ajuda a entender como a Disney tomou a dianteira, já que a evolução das duas companhias indica uma possível migração de assinantes, principalmente a partir do segundo semestre. Essa é uma hipótese que não fica clara nos dados do JustWatch, mas que se encaixa no calendário de lançamentos.

O período em que Netflix passa a cair e as plataformas do Mickey têm um novo crescimento coincide com a chegada de alguns dos medalhões da Disney. Isso inclui duas novas séries da MarvelCavaleiro da Lua e Ms. Marvel —, além de Obi-Wan Kenobi e a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Isso sem falar dos eventos esportivos exibidos pelo ESPN+, que também é um grande chamariz de assinaturas em todo o mundo.

Dessa forma, por mais que seja impressionante ver a Netflix passar a coroa do streaming depois de tanto tempo, não há como negar que o mercado já se movimentava para isso. Ao mesmo tempo, isso também levanta dúvidas para o cenário que vamos ver ao fim dessa segundo semestre, principalmente com séries como Sandman sendo um enorme sucesso na Netflix. Seria uma nova reviravolta?