Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os melhores filmes da Netflix lançados em 2021

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Janeiro de 2022 às 12h40

Link copiado!

Reprodução/Netflix
Reprodução/Netflix
Tudo sobre Netflix

A Netflix foi bastante ousada em 2021. Deixando bem claro o porquê é considerada uma gigante do streaming, a empresa prometeu trazer um filme por semana ao longo do ano. E entre animações, filmes independentes e superproduções, tivemos algumas grandes surpresas na lista de melhores filmes lançados em 2021 que mostram o quanto o serviço tem ao seu alcance grandes contadores de história.

É claro que estamos falando de uma questão estatística: com muitos lançamentos chegando regularmente ao seu catálogo, temos algumas poucas joias se destacando em um mar de filmes medianos que acabam sendo ignorados nessas retrospectivas do ano. Ainda assim, não há como fechar os olhos para a qualidade desses pontos fora da curva.

E o curioso é notar que nem sempre o dinheiro é a resposta para tudo. O filme mais caro feito pela Netflix até hoje, Alerta Vermelho, atraiu muito a atenção do público por causa de seu elenco mais do que estrelado, mas não conseguiu agradar a crítica. Enquanto isso, produções menores, como Ataque dos Cães, chegaram ao fim de 2021 como uma das melhores coisas do streaming.

Continua após a publicidade

Isso sem falar de algumas ótimas surpresas que aparecem pelo caminho. De animações como A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas ao brasileiro 7 Prisioneiros, a plataforma deixou claro que consegue contar boas histórias independentemente do gênero, formato ou idioma.

Assim, sem mais delongas, conheça os 10 melhores filmes lançados pela Netflix em 2021 segundo o Rotten Tomatoes.

10. A Mão de Deus

Continua após a publicidade

A Mão de Deus é um daqueles filmes que chega no momento certo. Enquanto o mundo do esporte ainda sente a morte de Diego Maradona, o longa italiano revive toda a simbologia e o peso que o jogador carregou em vida para contar uma história muito simpática e sensível sobre família, sonhos, perdas e recomeços.

A trama é centrada em um garoto que vive na cidade italiana de Nápoles na década de 1980 e que tem a sua vida pacata virada de cabeça para baixo após uma tragédia familiar que faz com que ele não consiga mais ver a graça do mundo à sua volta — até que descobre novas paixões, do futebol de Maradona à arte do cinema.

9. Um Menino Chamado Natal

Continua após a publicidade

A Netflix já tem uma tradição de filmes natalinos e em 2021 não foi diferente. Um Menino Chamado Natal traz toda a mágica da data festiva ao contar a história de Nikolas (Henry Lawfull), um garoto que segue em jornada em busca de um resquício de magia para trazer a esperança ao mundo e se depara com situações mágicas ao parar em uma terra habitada por duendes, renas voadoras e outros seres fantásticos.

É uma daquelas histórias que buscam contar a origem do Natal, mas revestido de uma aura tão inocente e carismática que é impossível não se apaixonar por seus personagens.

Continua após a publicidade

8. Vingança & Castigo

O ano de 2021 mostrou que os faroestes ainda seguem firmes e fortes no imaginário do público — e Vingança & Castigo é uma das histórias que mostram o quanto isso é verdadeiro. Para isso, ele reúne um elenco de peso, que inclui de Idris Elba e Regina King a Jonathan Majors e Zazie Beetz para contar a história de dois grupos rivais se enfrentando no velho oeste.

Tudo isso a partir da fuga de um perigoso criminoso, vivido por Elba. Assim que as notícias de que ele está solto nova em busca de vingança — e tudo isso embalado em ação cheia de estilo e uma excelente trilha sonora.

Continua após a publicidade

7. Tick, Tick… Boom!

Enquanto o mundo estava se perguntando se Andrew Garfield estaria ou não em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o ator mostrou que não precisa de um uniforme de quadrinhos para se destacar nas telas. Tick, Tick… Boom! é um musical biográfico que conta a história do compositor Jonathan Larson, criador da peça Rent, vencedora do Tony Award.

Com direção de Lin-Manuel Miranda (Hamilton), Garfield incorpora esse artista antes do estrelato, quando ele ainda era garçom em uma lanchonete, e que precisa correr contra o tempo para fazer a sua obra-prima. É um filme tocante não só pela história existente por trás, mas pelas temáticas e assuntos envolvidos em seu roteiro e o cuidado na hora de abordá-los.

Continua após a publicidade

6. Identidade

A estreia da atriz Rebecca Hall na direção foi com o pé direito. Em Identidade, ela aborda a questão racial sob uma perspectiva pouco comum, contando a história de duas mulheres negras que veem e vivem o mundo de formas diferentes.

Claire (Ruth Negga) e Irene (Tessa Thompson) têm um tom de pele mais claro, mas vivem realidades muito distintas. Enquanto esta está imersa na comunidade afro-americana e em sua cultura, Claire se passa por branca para conseguir alcançar seus objetivos e viver de uma forma que o racismo jamais permitiria. E o curioso é que Hall filma tudo em preto e branco para mostrar o quanto toda essa distinção não faz o menor sentido.

Continua após a publicidade

5. Rua do Medo

Aqui não vamos falar de um único filme, mas de toda uma trilogia. A Netflix emplacou três Rua do Medo ao longo de 2021 e todos eles são incrivelmente muito bons, deixando claro que ainda há espaço para o gênero no cinema ao mesmo tempo em que presta homenagem a alguns dos clássicos do estilo.

Continua após a publicidade

Cada um dos filmes se passa em um período específico (1994, 1978 e 1666, respectivamente) e traz elementos dos slashers, do serial killer imparável e até mesmo de maldições sobrenaturais que remetem a clássicos como Pânico e Sexta-Feira 13 ao mesmo tempo em que amarra toda essa trama de forma bastante convincente.

4. Ataque dos Cães

Mais um faroeste que aparece na lista de melhores filmes da Netflix em 2021. A diferença é que, em Ataque dos Cães, não temos o xerife ou o fora da lei marcando presença. A história toda é centrada em uma questão familiar entre um irmão bondoso e outro ambicioso e cruel. É o velho arquétipo do Caim e Abel sendo muito bem vivido por Benedict Cumberbatch.

Continua após a publicidade

E o ponto de disputa desses dois irmãos que vivem em uma grande fazenda no oeste americano é a nova esposa desse caçula. A partir do momento em que a personagem vivida por Kirsten Dunst (Homem-Aranha) entra na vida dessa família, vemos o despertar da cobiça em Cumberbatch e em como ele fará de tudo para azedar o relacionamento. E embora pareça trama de novela, a forma visceral com que tudo se dá é única.

3. A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

A primeira animação da Netflix a aparecer em nossa lista de melhores do ano é um tanto quanto improvável. Afinal, se você nunca ouviu falar de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, saiba que você não é o único — mas que essa é uma ótima deixa para você conferir essa divertida história.

Continua após a publicidade

Como o próprio título já deixa claro, a história é focada nessa rebelião das máquinas à la O Exterminador do Futuro, mas envolto por uma aura familiar muito mais carismática do que a de Sarah e John Connor. Isso porque o ataque dos robôs acontece justamente durante a última viagem de Katie com seus pais e irmãos antes de entrar na faculdade. Assim, como despedida, elas une forças com eles para salvar o mundo.

2. 7 Prisioneiros

Também tivemos um filme brasileiro aparecendo na lista de melhores filmes da Netflix em 2021 — e muito bem posicionado. Em 7 Prisioneiros, Rodrigo Santoro vive um traficante de pessoas que leva um grupo de trabalhadores para São Paulo e os coloca em condições de trabalho análogo à escravidão. E é nessas circunstâncias que conhecemos Matheus (Christian Malheiros), um dos jovens aliciados por esse criminoso e que agora precisa decidir se continua preso ou se arrisca o futuro de sua família.

O longa vem arrancando elogios não apenas da imprensa brasileira, mas também da internacional, que se impressiona tanto com as situações apresentadas no roteiro e com a atuação dos atores como também com o fato de que essa é uma realidade ainda muito presente por aqui.

1. The Witcher: Lenda do Lobo

E o melhor filme da Netflix em 2021 é, de acordo com o Rotten Tomatoes, nada menos do que The Witcher: Lenda do Lobo. A animação é um prequel da série e mostra acontecimentos muito anteriores à Geralt, focando nas desventuras de seu mentor, o bruxo Vesemir.

E o que explica a impressionante média 100 no agregador de notas não é apenas o apelo do filme, mas o ótimo trabalho que a animação faz de aprofundar aquele universo, explicar pontos que não tinham sido abordados na série sobre os monstros e a própria origem dos bruxos, além de contar com um protagonista pra lá de carismático.