Quando Thor: Amor e Trovão estreia no cinema?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
A gente nem sequer teve tempo para se recuperar de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) já prepara seu próximo capítulo. Thor: Amor e Trovão está batendo à nossa porta para mostrar o que se passa nos cantos cósmicos enquanto os humanos brincam de invadir outras realidades.
- Thor: Amor e Trovão │ 9 detalhes para você ficar de olho no novo trailer
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
E a janela entre um filme e outro será realmente bem curta, de apenas dois meses. O novo longa do MCU chega ao Brasil no dia 7 de julho e mostra que o Marvel Studios já retomou o ritmo frenético de estreias de antes da pandemia de covid-19. Entre cinemas fechados e a incerteza sobre o retorno às salas de exibição, o estúdio ficou sem lançar nada por quase um ano e meio. E agora chegou a hora de tirar o atraso.
Ainda assim, Thor: Amor e Trovão é uma enorme incógnita em termos do que esperar. Ao contrário de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e do próprio Doutor Estranho 2, a nova aventura do Deus do Trovão não promete fazer grandes revoluções dentro do MCU, embora seja clara a sua importância para o futuro do personagem.
O que sabemos sobre Thor: Amor e Trovão
Até agora, o novo longa estrelado por Chris Hemsworth ganhou dois trailers que dão uma visão bem geral do que vai ser a trama. Embora o foco de todo o material promocional esteja na volta por cima de Thor depois de Vingadores: Ultimato e no tom mais cômico da história, já é possível traçar mais ou menos os rumos que o roteiro deve seguir.
Pelo que vem sendo mostrado, o filme vai começar mostrando Thor ao lado dos Guardiões da Galáxia, mas essa parceria não deve se estender por muito tempo. Isso porque o Deus do Trovão precisa encontrar seu lugar no mundo agora que todas as grandes ameaças foram (aparentemente) eliminadas. E é aí que ele embarca numa jornada de autodescoberta ao lado de Korg (Taika Waititi).
Deve ser nesse processo que ele vai descobrir que muitos dos deuses com quem ele se relacionou no passado foram mortos por algum inimigo desconhecido — e deve ser isso que vai levá-lo de volta à Terra para conhecer Nova Asgard. Depois de Thor: Ragnarok e Vingadores: Guerra Infinita, os sobreviventes asgardianos parecem ter escolhido o planeta humano como morada e é para lá que o antigo Deus do Trovão deve ir para pedir ajuda ou alertar o Rei Valquíria (Tessa Thompson).
Essa tal ameaça é Gorr, o Carniceiro dos Deuses. O vilão vivido por Christian Bale é um ser que perdeu tudo em sua vida por causa do capricho das divindades e que, por isso, jurou se vingar eliminando cada deus que cruzar seu caminho. Basicamente o God of War da Marvel.
E deve ser nesse ínterim que Thor vai se deparar com a Poderosa Thor, o alter ego heróico de sua ex-namorada Jane Foster (Natalie Portman). De alguma forma, ela conseguiu restaurar o Mjölnir e empunhá-lo, herdando os poderes da Força-Odin e se transformando em uma heroína. E ele vai ter que lidar com esse fim de relacionamento para impedir que Gorr faça mais vítimas.
E por que Amor e Trovão vai ser importante ao MCU?
Até agora, o MCU ainda não apresentou qual o grande arco narrativo que está sendo construído. Vimos alguns vislumbres com o multiverso, mas não há nada muito concreto como tínhamos com Thanos desde o primeiro Vingadores. E Thor: Amor e Trovão dificilmente vai ser o longa que vai estabelecer esse roteiro. No entanto, o longa tem sua importância, pois deve ser ele o responsável por ditar o futuro do herói — ou mesmo sua aposentadoria.
Você já reparou que todos os Vingadores originais penduraram os uniformes. Tony Stark morreu, Steve Rogers envelheceu, Bruce Banner virou consultor de CGI ruim, a Viúva Negra partiu dessa para a melhor e o Gavião Arqueiro se aposentou para dar lugar a uma heroína adolescente. Da velha guarda, Thor é o único na ativa. Mas até quando?
É difícil prever o que vai sair de Amor e Trovão nesse sentido. Por um lado, é fácil imaginar que o personagem vai finalmente encontrar sua paz interior e, quem sabe, governar Nova Asgard já que a Valquíria já deixou bem claro que não gosta da burocracia que o cargo exige. Assim, Jane Foster ficaria a cargo de empunhar o Mjölnir e defender os Nove Reinos.
Por outro lado, é difícil acreditar que Natalie Portman vai se engajar em mais uma série de filmes — lembrando que Kevin Feige já falou em mais 10 anos de histórias. Isso sem falar que já foi confirmado que o novo longa vai adaptar parte do arco da Poderosa Thor dos quadrinhos, ou seja, veremos Jane Foster lutando contra o câncer em paralelo à sua vida de heroína. E pode ser que ela não tenha um final feliz.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Dessa forma, tudo é possível. Pode ser que Thor: Amor e Trovão seja o encerramento do arco de Thor iniciado no filme de 2011, com ele conquistando a responsabilidade para liderar os asgardianos, e deixando de lado essa coisa de super-herói ou apenas mais um capítulo de suas aventuras. Chris Hemsworth tem apenas 38 anos e parece estar disposto a viver o Deus do Trovão por mais algum tempo.