Publicidade

10 filmes e séries que abordam a pandemia da COVID-19

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Maio de 2021 às 15h00

Link copiado!

Montagem/Natalie Rosa/Canaltech
Montagem/Natalie Rosa/Canaltech

A pandemia da COVID-19 mal completou um ano, por mais que pareça que estamos vivendo esse pesadelo há muito mais tempo. Porém, já passou tempo suficiente para que séries, filmes e documentários começassem a falar sobre o assunto, seja adicionando o coronavírus ao roteiro ou simplesmente criando novas produções a partir da temática.

Quando a pandemia foi declarada, em março de 2020, inúmeras produções interromperam as gravações como forma de prevenção da propagação da doença, mas, com o passar do tempo, muitos voltaram à ativa. Foi o que aconteceu com as séries Grey's Anatomy e This Is Us, por exemplo, que não só retomaram as gravações, como também incluíram o coronavírus na história. Desde então, temos acompanhado episódios que mostram pessoas contaminadas, internadas, usando máscaras e até sendo vacinadas.

Enquanto isso, alguns documentários importantes foram criados para conscientizar a população sobre a doença, como Coronavírus - A História Não Contada, dos Estados Unidos, e A Corrida das Vacinas, produção brasileira. Para falar sobre o assunto de forma mais leve, mas sem banalizá-lo, surgiram especiais de humor, como 5x Comédia, do Amazon Prime Video, e Diário de um Confinado, do Globoplay.

Continua após a publicidade

Já que não teremos como fugir desse assunto por muito tempo, o Canaltech selecionou 10 produções, entre filmes, séries e documentários, que abordam a temática da COVID-19 de diferentes formas. Confira a lista completa:

10. Songbird

No filme Songbird, a tentativa é de trazer um entretenimento baseado na COVID-19, mas com pouco tato, o que pode incomodar algumas pessoas. O longa mostra que a pandemia avançou, pois o vírus se tornou ainda mais resistente e contagioso, e grande parte da população foi vítima da doença. Tudo isso se passa em um futuro nada distante: 2022. Nessa nova realidade, apenas algumas pessoas são imunes a essa mutação do vírus, enquanto todas as outras correm risco de vida diariamente, pois uma vez infectado a sentença já é de morte.

Continua após a publicidade

Songbird ainda não está disponível nas plataformas de streaming.

9. Diário de um Confinado

Continua após a publicidade

Na série Diário de um Confinado, Bruno Mazzeo é Murilo, um homem na faixa dos 40 anos, de classe média, que tenta dia após dia, assim como todos nós, manter a sanidade em meio a esse longo período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. A atração já conta com duas temporadas com 12 e sete episódios, respectivamente.

Diário de um Confinado é uma série de humor do Globoplay.

8. Coronavírus - A História Não Contada

Continua após a publicidade

Coronavírus - A História Não Contada é um documentário norte-americano que faz um grande resumo sobre o primeiro ano da pandemia, explicando o que é o vírus, onde surgiram os primeiros casos, como foram os momentos iniciais de lockdown pelo mundo, entre outras questões. O documentário também tenta se aprofundar nas teorias da conspiração que surgiram com a COVID-19.

O documentário Coronavírus - A História Não Contada está disponível para compra ou aluguel no Looke, Vivo Play, Google Play e iTunes.

7. A Corrida das Vacinas

Continua após a publicidade

Em A Corrida das Vacinas, série documental original do Globoplay, o espectador vai conferir cinco episódios que vão revelar os bastidores do desenvolvimento da vacina contra a COVID-19, como isso aconteceu em tempo recorde, e como começou o programa de imunização ao redor do mundo, principalmente no Brasil. O documentário também explica com clareza a estrutura do coronavírus e como ele ataca as células humanas, reforçando a necessidade do distanciamento social e outras medidas de prevenção.

Você pode assistir à série documental A Corrida das Vacinas no Globoplay.

Continua após a publicidade

6. This Is Us

A série This Is Us conta a história da vida de três irmãos, com acontecimentos do passado, presente e futuro. Para o presente, a produção da trama escolheu abordar a pandemia da COVID-19 no roteiro, mostrando como a rotina diária dos personagens foi alterada devido ao coronavírus. Nos episódios mais recentes, vemos até mesmo os personagens mais velhos sendo imunizados contra a doença.

This Is Us está disponível no Amazon Prime Video em quatro temporadas e em cinco no Now.

Continua após a publicidade

5. Sob Pressão - Plantão COVID

A série médica Sob Pressão, que conta com Marjorie Estiano e Júlio Andrade no elenco, ganhou uma temporada especial no ano passado, dedicada exclusivamente à pandemia. Em apenas dois episódios, vemos os desafios enfrentados pelos médicos em um hospital de campanha montado para atender os pacientes infectados pelo coronavírus, uma realidade muito vista aqui no Brasil, além da grave internação do protagonista.

Continua após a publicidade

Sob Pressão - Plantão COVID pode ser assistido no Globoplay.

4. Grey's Anatomy

A também série médica Grey's Anatomy, que está no ar desde 2005, decidiu abordar a COVID-19 em sua 17ª temporada. Enquanto a protagonista Meredith Grey (Ellen Pompeo) está internada gravemente com a doença, o restante dos médicos e cirurgiões se desdobram para conseguir atender a todos os pacientes internados não só pelo coronavírus, como também com outros tipos de doença. Nesses novos episódios, acompanhamos um pouco do dia a dia de quem está na linha de frente no combate à pandemia.

Continua após a publicidade

Grey's Anatomy está disponível no Globoplay, Netflix e Amazon Prime Video.

3. 5x Comédia

Continua após a publicidade

Na série 5x Comédia, original do Amazon Prime Video, você vai acompanhar cinco histórias diferentes de pessoas, entre família, amigos e casais, que também estão na batalha de manter a sanidade durante o isolamento social. Vemos como a pandemia afetou o mercado de trabalho, a convivência com pessoas que moram na mesa casa e os relacionamentos românticos, e como a diferença entre classes sociais acaba prejudicando as pessoas com menos condições de sustento.

5x Comédia está disponível no Amazon Prime Video em cinco episódios.

2. Distanciamento Social

Com uma proposta parecida com 5x Comédia, a série Distanciamento Social, lançada ainda no início da pandemia, traz oito histórias diferentes que acontecem no cenário do "novo normal", tema bastante discutido em 2020. A série mostra como são as aulas virtuais, os problemas de convivência, como lidar com pacientes isolados por estarem com a COVID-19, entre diferentes questões que geram identificação por quem está assistindo.

Os oito episódios de Distanciamento Social estão disponíveis na Netflix.

1. Explicando... O Coronavírus

Para fechar a lista, a série Explicando, original da Netflix, traz em apenas três episódios as informações iniciais mais importantes sobre a pandemia da COVID-19. Enquanto o primeiro episódio fala sobre como o coronavírus transformou o mundo em uma pandemia, o segundo aborda o desenvolvimento emergencial de uma vacina para prevenir a doença, e o terceiro nos apresenta às consequências psicológicas provocadas pela COVID-19, que deixou o mundo inteiro com sensação de medo e impotência.

Explicando... O Coronavírus pode ser assistido na Netflix.