Publicidade

Crítica | 5x Comédia diverte, emociona e revolta com histórias sobre a pandemia

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Março de 2021 às 12h54

Link copiado!

Amazon Prime Video
Amazon Prime Video

Durante os primeiros meses de pandemia, diversas séries ao redor do mundo decidiram incluir a temática em seus episódios, trazendo histórias da realidade para a ficção, além de conscientizar as pessoas sobre o que vem acontecendo no mundo. Agora, mais de um ano depois do início deste pesadelo que todos estamos vivendo, talvez não se encaixaria continuar abordando o assunto, já que estamos todos muito saturados. Porém, produtores brasileiros descobriram ser possível trazer o coronavírus para o entretenimento em um formato diferente.

Na série 5x Comédia, primeira produção de ficção brasileira original do Amazon Prime Video, conhecemos cinco histórias diferentes de personagens que estão tentando sobreviver ao início da quarentena. Cada história traz uma classe social e econômica diferente, relacionamentos amorosos distintos, mas os mesmos sofrimentos. A produção foi adaptada de uma peça de teatro bastante antiga, divertindo o espectador ao mesmo tempo em que traz conexões e conscientiza.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica pode conter spoilers da série 5x Comédia!

Usar o humor para falar sobre situações críticas pode ser muito delicado, principalmente quando envolve a morte de milhões de pessoas. No Brasil, a questão se torna ainda mais complicada devido ao crescimento dos números diários de casos e mortes pela COVID-19. 5x Comédia, no entanto, consegue cumprir muito bem esse papel, apoiando-se em situações do dia a dia, contando histórias que podem trazer a identificação de quem está assistindo.

Existem episódios que falam com mais seriedade sobre a pandemia, como Colapso, por exemplo, que traz as diferenças de classes e questões que fazem sentido na vida de muitos brasileiros. De um lado, temos o milionário que usufrui de seus privilégios na quarentena, mas que coloca pessoas de classes sociais mais baixas em risco para a sua própria satisfação. Do outro, temos a pessoa pobre e que precisa estar fora de casa para sobreviver e ter o que comer, sendo também aquele que é colocado em risco pelas pessoas de classe mais alta. Este, inclusive, acaba sendo o episódio mais importante e impactante de toda a série.

Continua após a publicidade

Outro episódio que fala sobre a pandemia trazendo questões mais importante é Cinderela, que mostra não só os motivos para ter orgulho de onde nasceu e viveu, mesmo com sonhos que voam alto, como também homenageia as pessoas que trabalham na linha de frente no combate à doença que mata centenas de milhares de pessoas todos os dias. A aflição pela contaminação também é retratada no episódio Hipocondríaco, que além de abordar o drama de quem tem medo de se infectar, mostra como algumas pessoas ainda perdem para o sentimento de negação e que acreditam que tudo é exagero.

A série 5x Comédia, porém, também traz assuntos mais leves, mas não menos importantes, como nos episódios Sexo Online e Sem Saída, que, acima de tudo, falam sobre a diferença que faz passar por momentos tão traumatizantes da vida ao lado de alguém. Ambas as histórias falam sobre romance, uma focando nas dificuldades financeiras, com os protagonistas se desafiando para conseguir se sustentar, e outras nos desafios da convivência, envolvendo um casal que se conheceu e começou a se relacionar há pouco tempo.

Continua após a publicidade

Além da conscientização moral e do divertimento através de situações do dia a dia, a série tem como seu maior mérito a produção feita de forma remota, com muitos membros do elenco e direção fazendo seus trabalhos através de chamadas de vídeo. Em um dos episódios, por exemplo, as pessoas nem estavam na mesma casa, mas a mágica foi feita para que pudéssemos acreditar nisso. Tal feitio se deve também, claro, à evolução das plataformas de chamadas de vídeo, que trouxeram diversas atualizações ao longo do ano, e possibilidades nunca imaginadas antes da pandemia.

5x Comédia já está disponível no Amazon Prime Video em cinco episódios.