Sob Pressão | "Plantão COVID" retrata angústias de médicos na pandemia

Sob Pressão | "Plantão COVID" retrata angústias de médicos na pandemia

Por Natalie Rosa | 14 de Outubro de 2020 às 19h00
Divulgação: Rede Globo/Globoplay

No ar desde 2017, a série Sob Pressão acaba de retornar à Globo e ao Globoplay com uma nova temporada. Desta vez, a trama aborda uma realidade muito próxima e recente não só dos brasileiros, como do mundo inteiro: a pandemia da COVID-19.

A série, que é basicamente o "Grey's Anatomy brasileiro", acompanha a vida e o trabalho de uma equipe de emergência de um hospital público, composta por profissionais extremamente competentes e que fazem de tudo para manter seus pacientes vivos. Agora, a missão se tornou ainda mais difícil e traumática, uma vez que não só na ficção, como na vida real, ainda não há um tratamento comprovadamente efetivo para a nova doença, tampouco uma vacina.

Imagem: Divulgação/Rede Globo/Globoplay

Nesta temporada de dois episódios de Sob Pressão, que acompanha também "Plantão COVID" no seu título, vemos os personagens Carolina Almeida (Marjorie Estiano) e Evandro Moreira (Júlio Andrade) casados na vida pessoal e unidos no combate à doença provocada pelo coronavírus. Eles estão em um hospital de campanha e vêm enfrentando problemas que não estão nada distante da realidade, como a escassez de materiais, a escolha entre quem deve ficar com um respirador e quem deve esperar, a angústia de não entender muito bem do que se trata a doença e a incerteza do que o futuro reserva.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Todo esse drama já é apresentado logo no primeiro episódio, trazendo a realidade da pandemia para o outro lado da tela, dessa vez sem a necessidade de apresentar números e casos reais e notícias em tempo real, mas apenas recriando o problema com veracidade. Assistir e ler informações sobre a COVID-19 foi algo bastante impactante no início de tudo, lá em março deste ano, mas com o tempo a população foi se "acostumando" com a realidade, alguns aceitando a nova condição e outros acreditando que está (quase) tudo bem e que já não é um problema voltar à vida normal, mesmo que seja aos poucos.

Imagem: Divulgação/Rede Globo/Globoplay

Porém, por mais que os números, ao menos no Brasil, venham apresentando uma estabilidade, ainda são muitas infecções e muitos pacientes que, infelizmente, acabam perdendo a vida neste cenário repleto de incertezas. Então, a nova temporada de Sob Pressão veio na hora certa, voltando a abordar o tema com a intensidade que merece e através da dramaturgia. Uma coisa é se informar sobre as notícias atuais, outra é assistir uma representação do que vem acontecendo, que inclusive é crucial para que essa temporada se torne um sucesso.

Além do roteiro e da cenografia, outro grande destaque de Plantão COVID são as atuações, com mérito e destaque à Marjorie Estiano. A atriz conseguiu capturar a essência da pandemia, talvez devido às próprias experiências pessoais, e transparecer ao público em forma de agonia, desespero e dor. Uma das cenas mais marcantes, que faz parte do episódio inicial, é de quando a médica precisa tirar uma foto para o seu crachá de trabalho no hospital de campanha, mas sempre está ocupada.

Imagem: Divulgação/Rede Globo/Globoplay

A fotografia acaba acontecendo ao fim do episódio, no mesmo momento em que Evandro está internado por ter se infectado pela COVID durante o seu trabalho, sem saber se irá sobreviver ou não. Então, na hora da captura ela tira as máscaras e aparece não só com uma expressão abatida, sendo obrigada a sorrir, como também com as marcas dos acessórios no rosto, ainda vermelhas, de quem ficou muito tempo os usando.

A temporada especial contou com dois episódios ao longo de duas semanas, trazendo muito mais emoção e desconforto diante à pandemia. Sob Pressão: Plantão COVID pode ser assistida no Globoplay em todas as quatro temporadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.