Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sob Pressão | "Plantão COVID" retrata angústias de médicos na pandemia

Por| 14 de Outubro de 2020 às 19h00

Link copiado!

Divulgação: Rede Globo/Globoplay
Divulgação: Rede Globo/Globoplay

No ar desde 2017, a série Sob Pressão acaba de retornar à Globo e ao Globoplay com uma nova temporada. Desta vez, a trama aborda uma realidade muito próxima e recente não só dos brasileiros, como do mundo inteiro: a pandemia da COVID-19.

A série, que é basicamente o "Grey's Anatomy brasileiro", acompanha a vida e o trabalho de uma equipe de emergência de um hospital público, composta por profissionais extremamente competentes e que fazem de tudo para manter seus pacientes vivos. Agora, a missão se tornou ainda mais difícil e traumática, uma vez que não só na ficção, como na vida real, ainda não há um tratamento comprovadamente efetivo para a nova doença, tampouco uma vacina.

Continua após a publicidade

Nesta temporada de dois episódios de Sob Pressão, que acompanha também "Plantão COVID" no seu título, vemos os personagens Carolina Almeida (Marjorie Estiano) e Evandro Moreira (Júlio Andrade) casados na vida pessoal e unidos no combate à doença provocada pelo coronavírus. Eles estão em um hospital de campanha e vêm enfrentando problemas que não estão nada distante da realidade, como a escassez de materiais, a escolha entre quem deve ficar com um respirador e quem deve esperar, a angústia de não entender muito bem do que se trata a doença e a incerteza do que o futuro reserva.

Todo esse drama já é apresentado logo no primeiro episódio, trazendo a realidade da pandemia para o outro lado da tela, dessa vez sem a necessidade de apresentar números e casos reais e notícias em tempo real, mas apenas recriando o problema com veracidade. Assistir e ler informações sobre a COVID-19 foi algo bastante impactante no início de tudo, lá em março deste ano, mas com o tempo a população foi se "acostumando" com a realidade, alguns aceitando a nova condição e outros acreditando que está (quase) tudo bem e que já não é um problema voltar à vida normal, mesmo que seja aos poucos.

Continua após a publicidade

Porém, por mais que os números, ao menos no Brasil, venham apresentando uma estabilidade, ainda são muitas infecções e muitos pacientes que, infelizmente, acabam perdendo a vida neste cenário repleto de incertezas. Então, a nova temporada de Sob Pressão veio na hora certa, voltando a abordar o tema com a intensidade que merece e através da dramaturgia. Uma coisa é se informar sobre as notícias atuais, outra é assistir uma representação do que vem acontecendo, que inclusive é crucial para que essa temporada se torne um sucesso.

Além do roteiro e da cenografia, outro grande destaque de Plantão COVID são as atuações, com mérito e destaque à Marjorie Estiano. A atriz conseguiu capturar a essência da pandemia, talvez devido às próprias experiências pessoais, e transparecer ao público em forma de agonia, desespero e dor. Uma das cenas mais marcantes, que faz parte do episódio inicial, é de quando a médica precisa tirar uma foto para o seu crachá de trabalho no hospital de campanha, mas sempre está ocupada.

A fotografia acaba acontecendo ao fim do episódio, no mesmo momento em que Evandro está internado por ter se infectado pela COVID durante o seu trabalho, sem saber se irá sobreviver ou não. Então, na hora da captura ela tira as máscaras e aparece não só com uma expressão abatida, sendo obrigada a sorrir, como também com as marcas dos acessórios no rosto, ainda vermelhas, de quem ficou muito tempo os usando.

Continua após a publicidade

A temporada especial contou com dois episódios ao longo de duas semanas, trazendo muito mais emoção e desconforto diante à pandemia. Sob Pressão: Plantão COVID pode ser assistida no Globoplay em todas as quatro temporadas.