Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Séries que abordarão a pandemia da COVID-19

Por| 29 de Outubro de 2020 às 20h30

Link copiado!

Reprodução / IMDb
Reprodução / IMDb

2020 é um ano como nenhum outro. A pandemia da COVID-19 impactou diversos setores da economia e fez o mundo literalmente parar — e com as produções da cultura pop não foi diferente. Filmes que estavam previstos para serem lançados este ano tiveram as datas retiradas do calendário de estreias, sendo adiados diversas vezes. Alguns, inclusive, não sobreviveram aos imprevistos e tiveram de ser disponibilizados diretamente no streaming.

Na televisão, não foi diferente. Embora o período tenha levado a uma alta na audiência da Netflix e outros serviços de conteúdo sob demanda, por exemplo, as emissoras tiveram de encontrar alternativas para sustentar a grade de programação e entreter quem cumpria isolamento social em casa enquanto as filmagens das séries estavam paralisadas por tempo indeterminado. As estreias de novos episódios foram adiados e séries que estavam no meio de suas temporadas acabaram tendo um longo intervalo até as coisas voltarem ao normal.

Por outro lado, o período de distanciamento foi essencial para os roteiristas pensarem a respeito do caminho que os seriados vão seguir daqui para frente; alguns inclusive toparam o desafio de trazer a realidade que o mundo enfrenta para as telas. Pensando nisso, o Canaltech decidiu reunir em um só lugar todas as séries cujos produtores e criadores revelaram que abordarão a pandemia mundial causada pelo novo coronavírus e o período de quarentena nas próximas temporadas.

Continua após a publicidade

Além disso, como algumas não possuem previsão de estreia por enquanto, colocamos o link de quais plataformas de streaming você poderá encontrar os episódios caso a curiosidade atice para saber como as tramas vão se desenrolar. Com a maratona garantida, sua única tarefa acaba sendo apertar o play. Vamos lá?

Séries que abordarão a pandemia de COVID-19

Grey's Anatomy

Continua após a publicidade

Dando início às séries que mostram a rotina de trabalhadores essenciais, está Grey's Anatomy, uma das mais longas séries ainda no ar. Com 16 temporadas e muitos assuntos já retratados na trama, como machismo, racismo, LGBTfobia entre outros, ignorar uma pandemia que paralisou o mundo por meses é praticamente inadmissível. Pensando nisso, a produção dedicará não um, não dois e sim a 17ª temporada inteira para abordar os transtornos causados pelo novo coronavírus.

"aqui estamos nós seis meses depois, ainda sem permissão para abraçar nossos pais. A pandemia está enraizada na temporada", declarou a diretora Krista Vernoff à Entertainment Weekly. Ainda não há muitas informações, mas o que foi revelado é que essa parte da história se dividirá em duas narrativas, uma seguindo os eventos do fim da 16ª temporada e outra retratando os personagens tratando de pacientes com COVID-19.

Grey's Anatomy tem a estreia da 17ª marcada para 12 de novembro nos EUA, mas enquanto a série não chega ao Brasil, a maratona está disponível no Prime Video e na Netflix.

The Good Doctor

Continua após a publicidade

The Good Doctor é mais uma das várias ficções médicas dessa lista, porém, a série quase não foi incluída justamente porque o showrunner David Shore considerou inicialmente não abordar a pandemia de COVID-19 na história sob o argumento de que ele "não tinha certeza se as pessoas gostariam de se envolver com algo que elas estão vivendo", de acordo com a EW. Porém, após longos meses ainda no combate à doença, a produção acabou percebendo que seria "desonesto" da parte do Dr Shaun Murphy (Freddie Highmore) ignorar o problema justamente por se tratar de uma série médica.

"Essas histórias merecem ser contadas", declarou Shore para a revista estrangeira. Segundo ele, os primeiros dois episódios da 4ª temporada levarão os espectadores "ao coração da pandemia." "Nós esperávamos que eles nos levassem até o fim", refere-se o showrunner a uma possível cura ou vacina para a doença.

Continua após a publicidade

The Good Doctor retorna à TV estrangeira no dia 2 de novembro, as três primeiras temporadas estão disponíveis no Globoplay.

This Is Us

O premiado drama familiar This Is Us retornou para a 5ª temporada na terça-feira (27) na TV americana com um especial de duas horas, fazendo os fãs matarem as saudades dos irmãos Pearson. Mas, além disso, os novos episódios também virão com uma novidade: a de abordar a pandemia de COVID-19 e como ela afetou cada um dos integrantes do Big Three na segunda linha temporal da série, que acompanha os personagens já adultos na atualidade, enquanto a primeira a família na década de 80.

Continua após a publicidade

Ao EW, o criador Dan Fogelman declarou que seria muito simples abordar o período apenas "trancando os personagens dentro de casa", e que mesmo com essa mudança repentina nos roteiros, o final permanece o mesmo. "Nem todos os personagens ou todas as narrativas serão sobre a COVID-19. A história será centrada no nosso mundo, mas em como ele está agora. Nossas vidas não pararam, mas foram bastante alteradas", disse. "Não consigo dizer quantos debates nós fizemos sobre nossa série existir em mundo em que o coronavírus nunca aconteceu, até chegar ao ponto de fazermos nove episódios inteiros sobre o período de quarentena na primeira parte."

This Is Us voltou à NBC na terça-feira (27), mas o início da série está disponível no Prime Video e no NET Now.

Sob Pressão

Continua após a publicidade

A brasileira Sob Pressão também está na lista, além dos episódios especiais sobre COVID-19 já terem ido ao ar. Utilizando todas as EPIs possíveis, dois episódios especiais intitulados "Plantão COVID" foram transmitidos na Rede Globo no início do mês, mostrando Dra. Carolina (Marjorie Estiano) e Dr. Evandro (Julio Andrade) sendo convocados para atuar na linha de frente no combate ao coronavírus. De acordo com a produção do programa, o especial foi pensado para ser uma homenagem a todos os profissionais de saúde que estão enfrentando o cenário de pandemia.

"Abordamos três grandes momentos [da pandemia]: perplexidade com a crise, enfrentamento da doença e adoecimento", declarou o autor Mario Maranhão ao UOL. Além de seu livro ter dado origem à série, ele ainda atua diretamente na consultoria de todos os episódios de Sob Pressão.

Continua após a publicidade

Sob Pressão está disponível no Globoplay.

New Amsterdam

A terceira temporada de New Amsterdam também promete retratar a pandemia de COVID-19 na rotina do hospital público mais antigo dos Estados Unidos. De acordo com o produtor executivo Peter Horton, o maior desafio da terceira temporada é retratar o surto da doença com a devida relevância ao mesmo tempo em que as histórias são contadas de forma edificante, mostrando uma recuperação da humanidade.

Continua após a publicidade

Como a série só volta no início de 2021, o plano é pegar a pandemia "no fim da onda", contou Norton ao EW. "Como soldados voltando da guerra, sabemos que cada um terá uma capacidade diferente para lidar com o que viu, reações diferentes a isso. Alguns são atingidos com mais força do que outros, e todos de maneiras muito específicas", explica. O produtor executivo ainda revela que, como muitos profissionais da área de saúde, um dos personagens de New Amsterdam contrairá COVID-19, "mas não vou dizer quem é", brinca.

New Amsterdam tem uma temporada disponível no Globoplay.

The Resident

Continua após a publicidade

A produção de The Resident promete que o enredo da 4ª temporada se entrelaçará com muitas das realidades vividas pelos norte-americanos durante o período de pandemia mundial. Além disso, o co-showrunner Peter Elkoff ainda revelou que ninguém no Chastain Park Memorial Hospital está seguro: nem pacientes, nem médicos. "The Resident está enfrentando isso de frente", declarou ao EW, referindo-se ao surto de COVID-19 no país.

De acordo com ele, a estreia da nova temporada tratará "dos primeiros dias do surto, focalizando os heróis médicos e enfermeiros enquanto COVID-19 os atinge pessoal e profissionalmente." Os episódios trarão "uma visão do coronavírus que o público ainda não viu; de um lado, o heroísmo, de outro, e os efeitos corrosivos de um sistema financeiro falido na saúde." Elkoff ainda revela que experiências da roteirista Daniela Lamas, uma médica de Boston, serão abordados na trama.

The Resident tem três temporadas disponíveis no NET Now e FOX Play.

9-1-1 e 9-1-1: Lone Star

Continua após a publicidade

9-1-1 e o spin-off 9-1-1: Lone Star acabaram parando no meio das temporadas quando a pandemia de COVID-19 iniciou. Como as séries tratam de paramédicos e bombeiros, os produtores e roteiristas aproveitaram o período de quarentena para abordar o surgimento do novo coronavírus nos episódios que estão por vir. "Quando voltarmos, nossos personagens terão passado fora das câmeras basicamente tudo que nosso público passou", disse o produtor executivo Tim Minear.

"Mostraremos os personagens respondendo às chamadas usando os mesmos protocolos que os bombeiros e paramédicos da vida real utilizam", declarou. Em vez de ver a pandemia de COVID-19 como um obstáculo para continuar a narrativa das séries, Minear disse que os roteiristas estão "usando os eventos para ajudar a contar nossas histórias de maneiras diferentes." Ou seja, alguns personagens serão colocados em quarentena, enquanto outros serão mostrados "lidando com a pandemia, mas ainda vivendo suas vidas e cumprindo seu trabalho."

9-1-1 está disponível no FOX Play e no NET Now.

Brooklyn Nine-Nine

A 8ª temporada de Brooklyn Nine-Nine foi adiada para o início de 2021 devido às complicações do coronavírus, mas esse "atraso" será benéfico para os roteiristas. De acordo com Terry Crews, o showrunner Dan Goor jogou quatro roteiros de episódios no lixo antes do adiamento ocorrer. Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Goor revelou que há planos de incluir a pandemia de COVID-19 na nova temporada. "Achamos que o escapismo tem valor, mas, ao mesmo tempo, não queremos ser ignorantes", declarou. "Não queremos que nossos personagens trabalhem nas profundezas da pandemia, mas a questão é como eles foram afetados pelo vírus e pela pandemia como residentes de Nova York."

Segundo ele, a principal preocupação é como manter o show engraçado seguindo os eventos de 2020, mas vale lembrar que Brooklyn Nine-Nine já chegou a abordar temas importantes, como racismo e até o movimento #MeToo. "Um em cada cinco policiais da cidade de Nova York está doente ou se isolando devido ao contato com o COVID-19. Certamente é algo de que estamos falando", declarou o showrunner. "Há histórias para contar. Haverá muitos efeitos colaterais disso, mesmo quando houver uma vacina e quando estivermos todos de volta ao trabalho. Essas são coisas que vale a pena explorar."

Brooklyn Nine-Nine está disponível na Netflix.

Black-ish

A 7ª temporada de Black-Ish retornou ao canal ABC na última quarta-feira (21) e, de acordo com o roteirista Courtney Lilly, a pandemia de COVID-19 nos novos episódios será mais retratada no local de trabalho de Rainbow (Tracee Ellis Ross), que é médica, e de Dre (Anthony Anderson), que é executivo de publicidade.

"Somos um programa que se passa na mesma realidade em que vivemos", declarou Lilly ao EW. "Não haveria essa versão de nós não sermos capazes de resolver o que está acontecendo." Segundo ele, Rainbow e outros profissionais de serviços essenciais estão vivendo uma realidade diferente do resto das pessoas, e juntando-se a ela para discutir essa realidade, estão as Dra. Laurie e a Dra. Wen, interpretadas por Judy Reyes, de Scrubs, e Parminder Nagra, de ER, respectivamente.

Black-ish está disponível no Prime Video.

NCIS: New Orleans

A próxima temporada de NCIS: New Orleans, terceira série da franquia, terá que lidar com o novo coronavírus de uma maneira intensa. Afinal, Lousiana, o estado de New Orleans, cidade em que a trama é situada registrou 182 mil casos e mais de 5 mil mortes de COVID-19 até o momento de publicação dessa matéria. O ator Scott Bakula, que interpreta o agente investigativo Dwayne Cassius Pride, declarou que o que vem por aí é diferente de tudo o que o elenco já fez.

O primeiro episódio da 7ª temporada chega à CBS no dia 8 de novembro e de acordo com o TV Insider a pandemia está muito presente nos roteiros, e acompanhará o agente Pride enviando Tammy (Vanessa Ferlito) e Carter (Charles Michael Davis) para investigar uma morte suspeita a bordo de um navio humanitário ancorado no mar, onde eles descobrem que alguns membros da tripulação foram infectados com COVID-19. Além disso, Wade (CCH Pounder) está sobrecarregado com a quantidade de corpos que entram no necrotério, vítimas do novo coronavírus. Algumas fotos, como a acima, também mostram os personagens usando máscaras para se proteger.

NCIS: New Orleans é transmitido pela TV paga, no canal A&E.

Superstore

A sitcomSuperstore chega para sua 6ª temporada (que coincidentemente celebrará o 100º episódio da série) já colocando seus personagens na atual situação mundial. Diferente de outras séries médicas e policiais, que mostrarão como os profissionais na linha de frente estão lidando com o caos da pandemia, a comédia da NBC trata de uma loja de departamento com figuras tão comuns em nossa rotina que acabam passando despercebidas: os varejistas. Vendo por esse lado, é no mínimo curioso saber como a série mostrará a rotina desses funcionários, uma vez que assim como médicos, enfermeiros e bombeiros, também tiveram que se adaptar à nova realidade pós-COVID.

Ao TVLine, os coprodutores Jonathan Green e Gabe Miller declararam que o primeiro episódio de retorno contará com saltos no tempo "nos levando através dos primeiros meses da pandemia, [antes de] gradualmente alcançarmos onde as coisas estão agora. Mostrando como todos os personagens estão lidando com a incerteza, o pânico, os clientes difíceis e as novas demandas do trabalho."

Superstore tem 4 temporadas disponíveis no Prime Video, a 5ª deve chegar em breve.

Chicago Fire, Chicago Med e Chicago P.D.

A trindade de Chicago, Med, PD e Fire já estão de volta às fases de produção e pré-produção e o produtor executivo Dick Wolf confirmou que a pandemia de COVID-19 afetará os trabalhadores de emergência em Wind City de formas distintas nas novas temporadas.

"A pandemia COVID será refletida em Chicago", disse Wolf à Entertainment Weekly. "Em Chicago Fire e PD, haverá referências à pandemia, mas serão mais sutis." De acordo com ele, haverão menos civis nas celas da delegacia, por exemplo. Porém, em Chicago Med o novo coronavírus será abordado com mais intensidade. "Haverá uma unidade COVID no hospital, os pacientes que chegam serão testados por paramédicos e um personagem estará se recuperando da doença."

Chicago Fire tem 7 temporadas disponíveis no Globoplay e 4 temporadas no Prime Video, Chicago Med está disponível na íntegra no Globoplay e no Prime Video e Chicago P.D. tem todas as temporadas disponíveis no Globoplay e Prime Video.

Station 19

Uma vez que Grey's Anatomy abordará os transtornos da pandemia, nada mais justo que seu spin-off fazer o mesmo. A bombeira Andy Herrera (Jaina Lee Ortiz) e o resto da equipe da Station 19 retornarão para a 4ª temporada em breve e prometem resolver muito mais do que o dramático final do último episódio.

"As séries estão na mesma linha do tempo, elas existem no mesmo universo, estão a três quarteirões de distância em Seattle″, confirmou a diretora Vernoff. ″A pandemia também existe na Station 19, mas terá um impacto diferente porque não é um hospital, então os protocolos são diferentes e nem todos precisam estar com máscaras e EPIs o tempo todo", revelou.

Station 19 é transmitido pelo canal fechado Sony.

You

Embora a segunda temporada de You tenha acabado de maneira escandalosa, deixando os fãs na expectativa para ver o que está por vir nas vidas de Joe Goldberg (Penn Badgley) e Love Quinn (Victoria Pedretti), o roteirista Greg Berlanti declarou ao The Hollywood Reporter que não abordar o coronavírus no drama original da Netflix "não era uma opção."

Porém, ao contrário de This Is Us e Grey's Anatomy, a terceira temporada da série será colocada num período pós-pandemia, mostrando os personagens lidando com os resquícios do surto de COVID. "Você está em um pacto com o seu público onde você tem que lidar com as merdas da vida real", explica. "E sim, sempre há um elemento escapista no entretenimento, mas ao mesmo tempo a chave para esses tipos de programas é encontrar nossa própria maneira narrativa de lidar com o que o mundo está lidando e para que o público encontre algum senso de conexão naquilo."

You é uma série original Netflix.

Shameless

A 11ª e última temporada de Shameless também trará o COVID-19 para a rotina da família Gallagher. De acordo com o roteirista John Wells, a pandemia será abordada de uma maneira diferente, mostrando mais os impactos na vida financeira dos personagens. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, ele revelou ter reescrito a temporada inteira justamente para incorporar o novo coronavírus na história.

"É impossível fazer uma comédia satírica sobre os trabalhadores pobres sem abordar o que aconteceu e o que vai acontecer com aquela comunidade", declarou ao portal estrangeiro. "O desafio, claro, é fazer com que pareça engraçado, porque não há muito que seja engraçado nisso." Wells ainda disse que os membros da família Gallagher serão infectados com COVID-19 e "sentirão o impacto da doença".

South Park

South Park teve o episódio especial sobre COVID-19 exibido no Brasil no dia 12 de outubro. Por ser uma animação, a série teve um pouco mais de facilidade de se ajustar ao assunto e trazê-lo para a rotina de Eric Cartman, Kenny McCormick, Kyle Broflovski e Stan Marsh. Intitulado Pandemic Special, o episódio mostrou o elenco principal da série voltando para a escola e cumprindo as orientações de segurança e higiene da Organização Mundial de Saúde (OMS), mantendo o tradicional humor da animação.

"O mundo está tão maluco que parece um episódio de South Park", brincou a prévia do canal Comedy Central, antes do especial ser exibido na TV fechada. Além da volta às aulas, a animação ainda brincou com o home office e o uso de máscaras.

South Park é transmitido pelo canal fechado Comedy Central.

Com informações: Entertainment Weekly, TV Insider, Exame, The Hollywood Reporter (1), (2)