Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5x Comédia | Tudo sobre a série que fala de pandemia com seriedade e humor

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Março de 2021 às 21h00

Link copiado!

Amazon Prime Video
Amazon Prime Video

Há mais de um ano estando vivendo com a pandemia da COVID-19, sem ter como fugir do assunto. E já que temos que enfrentar essa realidade, por que não falar sobre o tema com humor, mas sem deixar a seriedade de lado? É exatamente essa a premissa da nova série original do Amazon Prime Video, 5x Comédia, a primeira ficção da companhia feita no Brasil, que é baseada em uma peça de teatro e que conta com a direção de Monique Gardenberg, Charly Braun, Pedro Coutinho e Rafael Primot.

A trama traz grandes nomes do humor brasileiro no elenco, como Gregório Duvivier, Yuri Marçal, Rafael Portugal, Samantha Schmütz, Gabriel Godoy, Katiuscia Canoro, Martha Nowill, Thati Lopes e Victor Lamoglia, em uma antologia que vai trazer a identificação do espectador em frente às diversas situações enfrentadas na quarentena. A produção fala sobre questões envolvendo trabalho, relacionamentos, medo, solidão, diferenças sociais, privilégios e família.

Continua após a publicidade

A série é uma antologia de cinco episódios que falam sobre a pandemia a partir de diferentes pontos de vista, saiba um pouco sobre cada um:

1. Hipocondríaco 

Continua após a publicidade

O episódio fala sobre a hipocondria em tempos de pandemia, mostrando como João, personagem interpretado por Gregório Duvivier, cria uma estratégia para ficar longe da família, mesmo estando na mesma casa, quando surge a suspeita de contaminação pela COVID-19. Porém, ele acaba contrariando o restante da família que acha a decisão um exagero, precisando de muito esforço para convencer todo mundo a não sair de casa e nem encontrar pessoas;

2. Sem Saída

O episódio acompanha os desafios de um jovem casal, Gabi (Thati Lopes) e Lucas (Victor Lamoglia), que está isolado junto durante a pandemia ainda no início do relacionamento. O relacionamento começa a ficar abalado após um mês de confinamento, fazendo com que eles escolham a optar por uma terapia online de casal para que o namoro não acabe;

3. Sexo Online

Continua após a publicidade

Neste episódio, o casal Claudia (Martha Nowill) e Chico (Luiz Braga) começa a passar aperto na hora de pagar as contas da casa, sendo ela recém-demitida e grávida de gêmeos, e ele um músico frustrado. É quando Claudia tem a ideia de virar uma "webgirl" para ganhar dinheiro fazendo sexo virtual com quem está disposto a pagar, mas ela precisa enfrentar o ciúme e machismo do parceiro;

4. Cinderela

Robinson, personagem interpretado por Yuri Marçal, é um jovem morador de uma pequena casa em um morro do Rio de Janeiro, que divide com uma família grande e barulhenta. Com o sonho de se tornar um conhecido produtor de conteúdo nas redes sociais, ele acaba aceitando um pedido da sua chefe e finge ser um milionário na mansão da moça para conseguir mais curtidas. No entanto, ele acaba provocando o descontentamento da irmã, Jaqueline (Roberta Rodrigues), médica que atua na linha de frente no combate à COVID-19;

Continua após a publicidade

5. Colapso

O episódio se passa em um condomínio de luxo, mostrando as realidades de duas pessoas bem diferentes durante a pandemia. Um deles é o morador Edgar (Gabriel Godoy), um profissional do mercado financeiro bem-sucedido, e o outro é o porteiro e zelador Zezinho (Rafael Portugal), que está distante da esposa Maria (Samantha Schmutz) devido à pandemia, precisando dormir no prédio. Ela começa a fabricar máscaras para garantir uma renda melhor, e o marido a ajuda a vender as peças para Edgar.

Humor e pandemia

Malu Miranda, chefe de produções originais do Amazon Studios no Brasil, contou que a ideia da série surgiu em março do ano passado, quando já se sabia que iríamos começar a viver tempos históricos. "Achamos importante retratar o momento que a humanidade está passando e deixar esse registro para sempre. Falar sobre a humanidade é algo que a Monique (Gardenberg) sempre fez no trabalho dela. A série é sobre falar de todas as formas de amor, solidão, medo e incertezas, e também sobre o que nos une e nos fortalece", explica. Miranda diz ainda que a série fala sobre um assunto sério, mas traz uma leveza na situação que estamos enfrentando.

Continua após a publicidade

Monique, que é uma das diretoras de 5x Comédia, conta que a gravação da série foi um grande desafio para todo mundo por falar de um tema atual e que ainda está acontecendo, trazendo o riso de uma forma diferente e responsável, pensando em surpreender o espectador. "A forma responsável de trazer esse riso é através do contato com a dor, com o lado assustador. Então, esse foi o caminho que eu procurei buscar. A gente vai rir e a gente vai se emocionar, rir e se assustar com a nossa própria realidade", conta.

Gregório Duvivier conta que a série traz um olhar do cinema e do teatro para a televisão, com histórias falando sobre humanos sem estereótipos ou clichês. "São histórias de pandemia muito diferentes do estereótipo. Tem muitas pandemias dentro da pandemia. Tem muitas quarentenas dentro da quarentena. Eu, por exemplo, passo por vários estágios diferentes em um mesmo dia. Passando pelo ódio, angústia e depressão. A pandemia nos proporciona, diariamente, uma montanha-russa de emoções", conta o ator.

Como a gravação aconteceu durante uma pandemia, tudo aconteceu à distância, e alguns atores nem sequer se encontraram. Monique conta também que a direção de arte foi bastante rígida, enviando itens para os atores de lugares diferentes, entre outros detalhes que foram usados para parecer uma gravação presencial. "Foi desafiador e, ao mesmo tempo, estranhamente reconfortante saber que foi possível trabalhar remotamente, porque a gente precisa continuar criando", diz a diretora. Malu também fala sobre o trabalho à distância, afirmando que tudo foi feito com muita segurança e cautela, seguindo os protocolos extremamente rígidos da Amazon, colocando a saúde da equipe em primeiro lugar.

Continua após a publicidade

"Você tem uma atriz no Sul em uma casa, você tem atores em São Paulo em um apartamento, um ator em uma casa no Rio de Janeiro, e muitas vezes essa pessoa passa a bandeja para a outra, a outra pega e essa é a magia. Todo mundo na sua casa com seus entes queridos te ajudando com a câmera, fazendo fotografia remota com namorados e esposos, todo mundo ajudando a fazer. É uma coisa artesanal e, ao mesmo tempo, de alta tecnologia e qualidade", comemora Miranda. Gregório conta ainda que se a ideia da série surgisse anos atrás, antes da pandemia, provavelmente não seria viável, citando a evolução dos aplicativos de conversas por vídeo, que se aprimoraram no último ano e possibilitam milhões de encontros diariamente.

Assista ao trailer da série 5x Comédia:

5x Comédia já está disponível no Amazon Prime Video.