Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | Coronavírus - A História Não Contada é resumo de um ano de pandemia

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2021 às 21h00

Link copiado!

AmadeuX Productions
AmadeuX Productions

A pandemia não precisou completar um ano para que o mundo do entretenimento começasse a abordar o assunto em suas produções, mesclando a vida real com a ficção. Mas um dos lançamentos de 2020 sobre o tema foi o documentário Coronavírus - A História Não Contada, que está disponível nas plataformas de compra e aluguel de filmes e séries.

Dirigido e roteirizado por Stephen Presley, a produção promete trazer revelações sobre a pandemia da COVID-19, que já aterroriza a humanidade há mais de um ano. Uma das grandes promessas da trama é abordar as teorias da conspiração que chegaram junto com a contaminação da humanidade pelo coronavírus, mas a questão acaba se tornando apenas um dos pontos tratados no filme. Além disso, a película reúne as questões mais importantes que surgiram durante esse período e cria um grande resumo sobre como o coronavírus afetou o mundo, falando sobre mortalidade, economia, perdas, vacinas e, claro, as teorias da conspiração.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica contém spoilers do documentário Coronavírus - A História Não Contada!

Coronavírus - A História Não Contada, na verdade, vai contra a proposta da versão em português do título, falando sobre temas que quem vem acompanhando a pandemia já sabia. Apesar disso, o filme se concentra em como a COVID-19 afetou os Estados Unidos, como se tivesse sido feito apenas para o público norte-americano, que já tem a fama de ser autocentrado. As questões de outros países acabam sendo deixadas de lado, com exceção da China, por ter sido o país em que o vírus se originou.

Porém, esse grande resumo não tira o mérito de informar e conscientizar da produção, que consegue reunir as questões mais importantes relacionadas ao coronavírus que, talvez, muitos nem tenham conseguido acompanhar diariamente. Apesar do marketing forçado em cima das teorias da conspiração, o título consegue cumprir com a promessa informativa sem precisar de muitos recursos caros. Stephen Presley usa imagens de telejornais e algumas entrevistas com pessoas afetadas, com uma narração talvez mais séria do que deveria.

Continua após a publicidade

Em relação às teorias da conspiração, o documentário se aprofunda em questões políticas, falando em como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lidou com a pandemia no início, focando também em seu maior apoiador, o conspiracionista Alex Jones. O filme traz imagens de Jones dando suas opiniões sobre o coronavírus em seu programa, Info Wars, o que acaba comprovando o motivo de ele ter sido banido de diversas redes sociais e plataformas.

A trama não economiza em mostrar o quanto a desinformação foi crucial para o andamento da pandemia, que poderia ter sido controlada no mundo todo se cada um dos líderes tivesse tomado medidas eficazes desde o início. Apesar de abordar a política, o que acaba sendo inevitável, a produção deixa as opiniões abertas para que o espectador tire as suas próprias conclusões, mesmo que pareça ser difícil não se assustar com as falas que menosprezam o terror que vem sendo a COVID-19.

O documentário ainda traz depoimentos de pessoas que tiveram as suas vidas afetadas pela doença, mostrando imagens ainda do começo de tudo, quando era comum ficar assustado em ver as ruas vazias, todo mundo usando máscara e evitando o contato com outras pessoas. Uma realidade que vivemos diariamente, mas que ver como um espectador traz um impacto diferente e gera ainda mais reflexão.

Continua após a publicidade

Coronavírus - A História Não Contada é uma ótima produção informativa sobre a pandemia da COVID-19, mas falha em determinar um foco, ainda que o resultado tenha sido satisfatório de modo geral. Ainda tem muito a acontecer no mundo nos próximos anos, então não há como dizer que o documentário é uma produção completa sobre o assunto, já que os temas podem trazer evoluções significativas para melhor ou para pior. Sendo assim, a conscientização sobre o coronavírus precisa ser diária e constante, sendo o filme apenas um dos meios para isso.

O documentário Coronavírus - A História Não Contada está disponível no Looke, Vivo Play, Google Play e iTunes.