Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | A Corrida das Vacinas explica processo de imunização contra a COVID-19

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Abril de 2021 às 18h00

Link copiado!

Globoplay
Globoplay

Estamos vivendo em um cenário de pandemia há pouco mais de um ano, desde quando as infecções pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) começaram a se espalhar descontroladamente pelo mundo. Desde então, cientistas do mundo inteiro estão atrás da melhor forma de prevenção da COVID-19: a vacina. Mais eficaz que as medidas de isolamento social e higienização, o imunizante contra a doença foi e vem sendo aguardado por muitos, mesmo em meio aos conflitos políticos que vieram com ele.

Na série documental A Corrida das Vacinas, produção original do Globoplay, começamos a acompanhar como vem sendo o processo de desenvolvimento das vacinas, os testes clínicos, a liberação das doses para o grupo de risco e as questões envolvendo o Brasil. O primeiro episódio já está disponível na plataforma de streaming tanto para assinantes quanto não-assinantes, abordando pontos importantes e extremamente informativos sobre a questão.

Continua após a publicidade

Com um formato parecido com o programa Profissão Repórter, da Rede Globo, A Corrida das Vacinas, com base no primeiro episódio, promete trazer uma grande reportagem seriada que reúne os pontos mais importantes que levaram ao cenário da pandemia que vivemos hoje, quando os grupos de risco já vêm sendo vacinados, ainda que de forma lenta. A produção volta lá para o epicentro do novo coronavírus, em Wuhan, na China, quando o número de contaminações começou a fugir do controle, atingindo também diferentes países até, eventualmente, chegar ao mundo todo e se transformar em uma pandemia.

A série não consegue desviar da política, uma vez que tanto a contratação quanto os atrasos na compra e distribuição das doses são extremamente relevantes ao momento atual, com questões que devem ser consideradas fortemente nas próximas eleições e por muitos anos. O primeiro episódio consegue transparecer mais credibilidade nas informações que está passando ao conduzir entrevistas com pessoas envolvidas no desenvolvimento das vacinas, como quem trabalha no Instituto Butantan, e até mesmo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e todas essas pessoas relatam os seus pontos de vista sobre todo esse conflito. 

Continua após a publicidade

O primeiro episódio de A Corrida das Vacinas também traz uma nostalgia de um tempo nada distante e cheio de esperanças, de quando começaram os testes de uma das vacinas em voluntários brasileiros, acompanhando uma voluntária em questão. Esse acompanhamento, inclusive, acaba se tornando um dos maiores atrativos do começo da série, uma vez que a participante começou a apresentar sintomas da COVID-19 após receber a aplicação do que pode tanto ser a vacina quanto o placebo. Essa história, então, será solucionada apenas nos episódios seguintes, o que promete prender o espectador pela curiosidade.

Neste primeiro capítulo, ainda não conferimos como foi o processo de vacinação dos primeiros grupos, deixando a trama mais centrada nas questões burocráticas e nas disputas políticas, inclusive reservando um espaço para mostrar um grupo de negacionistas que se reuniu em São Paulo para protestar contra a imunização obrigatória. Eles alegavam que era muito cedo para ter uma resposta de eficácia e segurança e também eram contrários às medidas de isolamento social, sob a justificativa de ser uma medida muito cruel. Na época, o grupo exigia que pudessem ter um Natal normal e que as pessoas idosas pudessem sair de casa normalmente e sem máscaras.

Continua após a publicidade

A Corrida das Vacinas promete ser uma série documental imparcial sobre todos os caminhos percorridos para a imunização, ainda que traga um grande apelo político, o que acaba sendo inevitável. A trama também apresenta informações científicas, com o primeiro episódio mostrando como a infecção pelo novo coronavírus acontece no corpo, explicando a estrutura do vírus e como acontece a sua multiplicação, o que acaba facilitando o entendimento do público geral.

O primeiro episódio de A Corrida das Vacinas já está disponível no Globoplay, inclusive para quem não é assinante. Ao todo serão cinco episódios, lançados sempre às quintas-feiras no serviço de streaming.