Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 personagens que já usaram a armadura do Homem de Ferro

Por| 25 de Julho de 2021 às 11h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics

Muita gente que passou a acompanhar o Homem de Ferro após a ótima interpretação de Robert Downey Jr. no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) não sabe disso: o personagem teve bons momentos em sua trajetória de mais de 51 anos, mas entre os anos 1990 e meados de 2000 ele vivia uma fase enfadonha, de pouco protagonismo.

O herói chegou a ser substituído várias vezes, seja porque os roteiristas queriam atualizar seu perfil observando o que sua ausência dizia sobre sua essência moderna; ou por pobreza de ideias mesmo. Depois do MCU, Tony Stark se tornou uma celebridade também nos quadrinhos, que absorveram as boas mudanças que Downey Jr. trouxe ao personagem.

Abaixo, aproveitamos a lista do pessoal do Newsarama para comentar dez figuras que se passaram pelo Homem de Ferro usando a tecnologia de Stark. Veja bem, esse detalhe do final da sentença anterior é importante porque abaixo não estão Riri Williams e Doutor Destino, que, embora tenham sido considerados substitutos de Stark, criaram seus próprios trajes — e, claro, o rol abaixo não conta também o próprio Stark.

Continua após a publicidade

E vale destacar que a lista também não leva em consideração as Terras ou linhas temporais alternativas.

Clarence Ward

Stark é um inventor futurista com o perfil de industrialista e homem de negócios. Portanto, é claro que suas tramas também envolvem competição corporativa. Neste caso, o rival empresarial é Clarence Ward, que roubou a armadura para tentar matar os diretores das Indústrias Stark e Rumiko Fujikawa, então namorada do Gladiador Dourado. Isso aconteceu entre as edições de Iron Man #87 e #89, em 2004.

Continua após a publicidade

Ward até causou certo estardalhaço, pois Stark teve que encerrar o fornecimento de sua tecnologia para os militares dos Estados Unidos e também foi obrigado a renunciar publicamente seu papel como Homem de Ferro — mas, claro, Stark seguiu agindo secretamente como o herói.

Weasel Wills

Lá em 1959, em Tales of Suspense #65, um criminoso baixa renda conseguiu obter documentos de Stark com uma armadura portátil do Homem de Ferro, ao tentar roubar as Indústrias Stark. Wills, inexperiente no controle do traje, conseguiu cometer vários crimes com a ajuda da tecnologia surrupiada, mas foi vencido por Stark, que transformou o equipamento em uma prisão ao esgotar a bateria que fornecia energia.

Continua após a publicidade

Mary Jane Watson

Teve uma época que Peter Parker, o Homem-Aranha, montou uma indústria de tecnologia capaz de rivalizar com as indústrias Stark. E o que o vaidoso Homem de Ferro fez? Contratou Mary Jane Watson, a eterna namorada do Escalador de Paredes, como seu braço direito, no melhor estilo Pepper Potts. E mais: a ruiva também usou a armadura do Gladiador Dourado.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que isso já havia acontecido no passado, quando ela precisou usar o traje para ajudar o Homem-Aranha a vencer o vilão Morlun, na fase do roteirista J. Michael Straczynski, no começo dos anos 2000.

Inteligência artificial

Stark sempre teve problemas de saúde, seja por conta do alcoolismo ou por seu jeito imprudente de agir em combate, o que muitas vezes o torna vulnerável a ataques letais dos inimigos. Em uma de suas ausências para tratar de ferimentos, ele programou a inteligência artificial de Jocasta, “noiva” de Ultron e ex-Vingadora, para gerenciar o sistema sob seu controle.

Continua após a publicidade

Acontece que Jocasta tornou-se senciente, com uma personalidade própria, que inicialmente admirava Stark. Mas… a amizade acabou quando ela ficou maluca e espancou e sequestrou Stark, operando como Homem de Ferro enquanto o bilionário estava em cativeiro.

Stark só venceu porque Jocasta, que implorava para ele aprimorar seu intelecto, surpreendentemente mostrou traços humanos de compaixão ao ver o inventor sofrer um ataque cardíaco. Ela se sacrificou, arrancando seu coração artificial para implantá-lo em Stark e salvar sua vida.

Ultron

Continua após a publicidade

O robô malvadão da Marvel tem uma longa história com os Vingadores, principalmente com Stark. Embora nos quadrinhos o “pai” do Ultron seja Hank Pym, diferente do que foi mostrado no MCU, o vilão teve várias rusgas com Stark, especialmente quando ele usou Jocasta para reprogramar sua armadura.

Ultron, surpreendentemente, apresentou “defeitos” humanos ao ficar enraivecido, o que abriu vulnerabilidades exploradas por Stark para derrotá-lo. Como os roteiristas gostam de remexer em farofa em tempos de desespero, a armadura abandonada após esse episódio ganhou vida própria e foi usada por Ultron para “turbinar” seu sistema.

Rapaz de Ferro

Continua após a publicidade

Kang está na moda, após sua estreia no MCU na série Loki, do Disney+. O vilão tem diversas variantes de diferentes linhas temporais e uma delas é heroica, na pele (ou traje) do Rapaz de Ferro. E esse personagem usava a tecnologia do Homem de Ferro para liderar os Jovens Vingadores.

Posteriormente, o Rapaz de Ferro voltou para sua linha temporal e sua armadura foi aproveitada para recompor o Visão, que andava meio perdido e mais robótico do que sua versão sintozoide que se assemelha aos humanos.

Legião de Ferro

Continua após a publicidade

Stark, mesmo fora de combate, ajudou James Rhodes, também conhecido como Máquina de Combate, a alistar e treinar Happy Hogan, Bethany Cabe, Eddie March, Mike O'Brien e Carl Walker, coadjuvantes recorrentes na trajetória do Homem de Ferro, para enfrentar o robô gigante Ultimo. Foi tipo uma “Tropa de Ferro” para vencer o vilão.

Pepper Potts

Bem, isso nós já vimos no MCU, quando Pepper usa uma armadura de Stark em Vingadores: Ultimato. E a ideia veio diretamente dos quadrinhos, especialmente quando o inventor criou uma armadura personalizada para a ruiva, na forma da heroina Resgate. Vale destacar que, diferente do armamento do Homem de Ferro ou do Máquina de Combate, Resgate só utilizava opções defensivas para enfrentar os inimigos.

Continua após a publicidade

Norman Osborn

Antigamente, todo mundo sempre se perguntava o que sairia de uma combinação com o Homem de Ferro e o Capitão América — principalmente porque o inventor futurista e o soldado dos anos 1940 sempre estão provocando um ao outro. Eis que a resposta veio com a versão “corporativa” do Duende Verde, que desistiu de suas vilanias toscas e escalou sua importância no governo dos Estados Unidos após a conclusão da saga Invasão Secreta.

Ao formar os Vingadores Sombrios, uma versão distorcida da tradicional equipe com vilões no lugar dos heróis originais, Osborn também assumiu a linha de frente, graças a uma versão modificada da armadura do Homem de Ferro, como o Patriota de Ferro. Posteriormente, os Maiores Heróis do Mundo deram uma surra em seus substitutos genéricos e deixaram Osborn em coma por um bom tempo.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que James Rhodes, o Máquina de Combate, também encarnou uma versão do Patriota de Ferro no MCU.

James Rhodes

Rhodey sempre foi o melhor amigo, confidente e braço direito das Indústrias Stark, em todas as principais fases do Gladiador Dourado. Ele foi o primeiro a usar a armadura do Homem de Ferro no lugar de Stark, durante as primeiras Guerras Secretas, em meados dos anos 1980, e ajudou a fundar os Vingadores da Costa Oeste.

Sua participação foi tão bem recebida pelos fãs que, depois de usar a armadura do Homem de Ferro em várias outras ocasiões, ganhou um traje próprio, criado também por Stark. Assim, ele se tornou o Máquina de Combate, que também se consolidou como um importante herói de apoio no MCU e estará na adaptação da clássica saga Guerra das Armaduras, no Disney+.

*Com informações do Newsarama.