O que é um filme gore?
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos |
Conhecido pela violência extrema e gratuita, o gore é um subgênero do terror que se caracteriza por apresentar excesso de sangue, cenas de tortura, restos mortais de humanos e animais, etc. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, ele não está presente apenas no cinema e pode aparecer na literatura, videogames, música, entre outras manifestações artísticas.
Em tradução literal, gore pode ser lido como sanguinolento ou sangue derramado. O verbo to gore (da língua inglesa) significa dar uma facada. Seja como for, o termo ficou marcado pelo absurdo e apesar de chocante ganhou muitos fãs no mundo todo. Um dos maiores exemplos de filmes gore é a sequência Jogos Mortais, lançada em 2004. Na trama, os personagens são obrigados a jogar um jogo sádico e violento no qual têm que se mutilar para sobreviver.
As cenas explícitas chamaram a atenção da audiência e a franquia se tornou um sucesso de público. Mas, apesar de inovadora, a saga não foi a pioneira. Em 1963, o diretor Herschell Gordon Lewis lançou Banquete de Sangue e foi considerado um dos padrinhos do gênero que ganhou ainda mais força na década de 1970.
A verdade é que não há como definir exatamente quando o cinema gore apareceu, já que o que é chocante para uns pode ser normal para outros, mas a realidade é que com o passar dos anos o subgênero foi evoluindo e o grotesco ficou mais tecnológico, entregando melhores efeitos gráficos.
Um dos filmes gore ou splatter, como também são chamados, mais recentes e que abusou dos efeitos especiais é Terrifier, que mostra um palhaço assassino perseguindo algumas pessoas na noite do Halloween. Sem escrúpulos, ele mata e mutila suas vítimas fazendo um banho de sangue jorrar na tela do espectador.
Por isso mesmo, os filmes gore costumam sempre chegar aos cinemas com a mais alta classificação indicativa, quase sempre recomendado apenas para maiores de idade. Isso porque as cenas de violência explícita podem afetar pessoas mais sensíveis, o que faz com que os estúdios tenham que reforçar esse tipo de aviso para alertar o espectador.
Ainda assim, há vários títulos bem violentos que podem agradar o público— e que até se tornaram clássicos.
Sexta feira 13
Um dos clássicos do terror slasher e gore é esse filme de 1980, no qual um casal de adolescente foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos. Acontece que eles são perseguidos por um homem mascarado que não poupa suas vítimas da sua crueldade implacável.
Sucesso com o público, o filme ganhou várias continuações ao longo do tempo, e se tornou uma referência para os fãs do gênero. O original pode ser assistido na Apple TV+, Google Play e Microsoft.
O Massacre da Serra Elétrica
Outro filme gore que se tornou um clássico com o passar do tempo é O Massacre da Serra Elétrica, que mostra um grupo de cinco jovens viajando do Texas para o México. Tudo ia bem, mas a gasolina do carro acaba, forçando-os a parar em frente a um matadouro.
Lá, eles começam a procurar por um telefone, porém o que já estava estranho fica ainda pior quando descobrem que ali vive uma família de canibais cujo pai mata usando uma serra elétrica bem afiada.
Abusando do sangue e da violência gráfica, o longa caiu no gosto dos fãs do gênero e também ganhou várias continuações. Quem quiser assisti-lo, o encontra de forma online.
Canibais
E por falar em filme gore cuja temática é canibalismo, o longa Canibais de 2015 mostra um grupo de ativistas estadunidenses viajando até a Amazônica para tentar proteger uma tribo que está sendo ameaçada de extinção. Acontece que chegando lá, eles são capturados pela tal tribo que pratica o canibalismo, e tem que lutar muito para tentar sobreviver.
Chocante e assustador, o filme foi dirigido pelo mestre do terror Eli Roth e pode ser assistido no Prime Video.