Diretor de Caça-Fantasmas, Ivan Reitman morre aos 75 anos

Diretor de Caça-Fantasmas, Ivan Reitman morre aos 75 anos

Por Beatriz Vaccari | Editado por Jones Oliveira | 14 de Fevereiro de 2022 às 12h50
reprodução / twitter @getfandom

Faleceu no sábado (12), aos 75 anos, o cineasta Ivan Reitman, cujo trabalho marcou a história do cinema nos anos 1970 e 1980, sobretudo por ter dirigido o filme Os Caça-Fantasmas. A morte foi confirmada pela família.

A causa da morte não foi divulgada pela família, que lamentou o ocorrido. "Nossa família está de luto pela perda inesperada de um marido, pai e avô que nos ensinou a sempre buscar a magia da vida", escreveram as filhas Catherine e Caroline Reitman em um comunicado conjunto.

"Nós nos confortamos que seu trabalho como cineasta trouxe risos e felicidade para inúmeras outras pessoas ao redor do mundo. Enquanto lamentamos em particular, esperamos que aqueles que o conheceram através de seus filmes se lembrem dele sempre."

Nas redes sociais, as mídias oficiais da franquia Ghostbusters também se pronunciaram sobre a morte de Reitman.

Tom Rothman, presidente e CEO da Sony Pictures Motion Picture Group, escreveu uma nota que acompanha a fotografia do diretor na publicação.

"Esta noite, a moça com a tocha chora, assim como todos nós da Columbia e amantes do cinema ao redor do mundo. Ivan Reitman era uma parte inseparável do legado deste estúdio, mas mais do que isso, ele era um amigo. Um grande talento e um homem ainda melhor; Ele fará muita falta. Enviamos à sua família todas as nossas condolências."

Reitman nasceu na Tchecoslováquia e cresceu no Canadá, onde conheceu Dan Aykroyd e Rick Moranis, que mais tarde dariam vida a um dos melhores filmes de comédia e ficção científica da cultura pop.

Ao longo de sua carreira, o cineasta dirigiu filmes como Irmãos gêmeos (1988), Um tira no jardim de infância (1990), e Almôndegas (1979). Este último ficou marcado por ser seu primeiro projeto estrelado por Bill Murray. No entanto, foi apenas mais tarde que o sucesso de bilheteria lhe surpreendeu.

Os Caça-Fantasmas superou o orçamento de US$ 25 milhões arrecadando US$ 229 milhões somente nos EUA e foi considerado uma das comédias de maior sucesso da época. O primeiro filme gerou uma franquia que incluiu uma sequência em 1989 e dois novos capítulos pós-anos 2000.

Recentemente, Ghostbuster: Mais Além chegou aos cinemas, sendo comandado pelo filho do diretor, Jason Reitman, reunindo estrelas do filme original e dando vigor a uma nova geração da franquia.

Reitman deixa sua esposa Genevieve; seu filho e também diretor de cinema Jason; e as filhas Catherine, atriz, escritora e produtora de TV, e Caroline. Caça-Fantasmas está disponível no Star+.

Fonte: Variety

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.