Publicidade

8 filmes que vão ser afetados pela greve em Hollywood

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Julho de 2023 às 20h05

Link copiado!

Warner Bros, Marvel Studios, Paramount Pictures
Warner Bros, Marvel Studios, Paramount Pictures

A decisão do sindicato de atores de Hollywood, o SAG-AFTRA, de entrar em greve deixou não apenas a indústria do cinema e TV apreensiva como também o próprio público. Com atores e atrizes cruzando os braços pela primeira vez em mais de 40 anos, o reflexo direto é que filmagens de todo e qualquer tipo de produção estão paralisadas. Com isso, filmes e séries muito aguardados têm suas estreias postas em xeque.

Isso porque, sem seus astros, é impossível filmar qualquer coisa. De acordo com as normas do SAG-AFTRA, nenhum artista sindicalizado pode participar de qualquer tipo de gravação para os estúdios e nem atuar na divulgação de projetos ou participar de eventos. Dessa forma, até mesmo produções que já estavam com filmagens em andamento tiveram que parar tudo até a situação ser normalizada.

Isso explica também porque a greve dos atores gerou muito mais repercussão do que a dos roteiristas, que acontece há mais tempo. No caso destes, os estúdios conseguiram contornar as paralisações ao utilizar roteiros já finalizados ou mesmo trazendo profissionais não sindicalizados para trabalhar. Com os artistas, porém, essa substituição não é tão fácil.

Continua após a publicidade

Dessa forma, as gravações de muitos filmes e séries pararam enquanto vários outros projetos que estavam em vias de começar vão ter que esperar mais um pouco para sair do papel — a grande dúvida do público é saber quais são.

Deadpool 3

Deadpool 3 é o exemplo mais lembrado entre os filmes impactados pela greve dos atores. A estreia do personagem no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) teve as primeiras imagens oficiais divulgadas, o que empolgou os fãs com o ritmo das filmagens. Contudo, a paralisação já foi confirmada.

Continua após a publicidade

O longa também era muito acompanhado pelos grevistas porque a Marvel Studios e a Disney deram um jeito de iniciar as gravações mesmo com a greve dos roteiristas em andamento. Isso porque Reynolds é conhecido por seu improviso nas filmagens e isso é considerado pelos sindicatos uma forma de escrita e, portanto, não poderia ser feito enquanto a categoria está paralisada.

Dessa forma, o lançamento de Deadpool 3 em maio de 2024 passa a ser uma incerteza. O drible que o estúdio tinha feito com o roteiro era uma forma de garantir seu cronograma, mas agora a produção vai inevitavelmente atrasar e, a depender do quanto a categoria fique parada, não só o filme do herói vai atrasar como todas as demais estreias da Marvel.

Missão: Impossível - Acerto de Contas: Parte 2

Continua após a publicidade

O novo Missão: Impossível - Acerto de Contas: Parte 1 nem chegou direito aos cinemas e sua sequência se torna uma incógnita. Isso porque Parte 2 ainda não foi gravado e as greves certamente vão impactar em todo o desenvolvimento. Até porque a própria Paramount Pictures já tinha mexido na data de lançamento por causa da paralisação dos roteiristas, o que faz com que a adesão dos atores apenas complique ainda mais o planejamento.

Desse modo, é quase impossível imaginar que a conclusão da história de Tom Cruise contra a inteligência artificial do mal aconteça em 28 de junho de 2024, como o estúdio planejava. Embora nenhum comentário oficial tenha sido feito até então, é quase certo que vamos ver um adiamento sendo anunciado em breve — e a duração da greve é que vai determinar o quão longo vai ser esse atraso.

Gladiador 2

Continua após a publicidade

A inesperada sequência do filme com Russell Crowe é outra grande produção cujas gravações foram interrompidas tão logo a greve foi deflagrada. O filme é estrelado por Paul Mescal (Aftersun) está sendo gravado em Marrocos e foi um dos primeiros filmes que anunciou sua paralisação.

Com isso, ele também deve acabar sendo adiado mais cedo ou mais tarde. A previsão inicial era que ele chegasse aos cinemas em 22 de novembro de 2024, mas a interrupção nos trabalhos certamente vai obrigar a Paramount a rever esse cronograma. Assim, é bem possível que vejamos o longa chegando só em 2025.

Mortal Kombat 2

Continua após a publicidade

Outra sequência em que o parou tudo se fez valer foi Mortal Kombat 2. A Warner Bros já tinha começado a gravar a continuação do filme de 2021 e até feito alguns anúncios de elenco para engajar os fãs. Contudo, a greve fez com que os trabalhos parassem, mesmo com as filmagens acontecendo na Austrália e com um bom número de atores não sindicalizados.

Isso porque o sindicato do país da Oceania orientou que produções ligadas ao SAG-AFTRA que estão sendo gravadas por lá devem aderir às paralisações.

Blade

Continua após a publicidade

O filme que deveria introduzir o herói-vampiro no MCU parece estar amaldiçoado. Depois de ser adiado algumas vezes por uma série de problemas na pré-produção, incluindo troca de diretor e um roteiro quase feito do zero, agora é a greve que vai impedir que as filmagens comecem.

O filme já tinha sido jogado de 2024 para 14 de fevereiro de 2025, mas é quase certo que essa data mude mais uma vez caso a greve se prolongue por mais tempo. Afinal, as gravações nem começaram e uma paralisação mais longa pode tumultuar ainda mais o já complicado processo de trazer Blade de volta para as telas.

Avatar 3

Continua após a publicidade

Nem mesmo uma das mais rentáveis franquias do cinema escapa da greve dos atores. Afinal, por baixo de todos os efeitos visuais dos Na’Vi há uma quantidade colossal de profissionais trabalhando e que devem cruzar os braços por tempo indeterminado.

Até o momento, nada foi dito sobre o estado da produção. Contudo, a sequência já tinha sido adiada recentemente por causa da paralisação dos roteiristas, o que apenas se agrava com a decisão do SAG-AFTRA.

Beetlejuice 2

Continua após a publicidade

O sucesso de Tim Burton em Wandinha e o retorno de Michael Keaton em The Flash fez todo mundo ficar empolgado com Beetlejuice 2, a sequência tardia do excelente Os Fantasmas se Divertem. O longa já estava sendo filmado em Londres e, de acordo com relatos de pessoas ligadas à produção, as gravações estavam perto do seu fim.

Contudo, o anúncio da greve em 13 de julho pode ter impactado e forçado o longa a parar as atividades já perto de sua conclusão. Ainda assim, justamente por estar quase terminado, pode ser que a previsão de 6 de setembro de 2024 seja mantida — se a greve terminar logo, é claro.

Venom 3

Continua após a publicidade

Outro filme de herói que vai ter que parar é Venom 3. O novo capítulo da saga do anti-herói interpretado por Tom Hardy tinha recém-iniciado as filmagens na Espanha. Contudo, mesmo com os trabalhos acontecendo no país europeu, a maior parte do elenco é sindicalizado.

De acordo com a Variety, os atores que participam do longa já tinham sido avisados sobre a greve no início da semana e estavam apenas esperando o anúncio oficial para aderirem à paralisação.