SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Os 10 melhores filmes com Tom Cruise

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Julho de 2023 às 20h10

Link copiado!

Warner, Paramount, 20th Century Fox
Warner, Paramount, 20th Century Fox

Tom Cuise é o que a gente pode chamar do último grande herói do cinema. Aquele ator que é um astro de verdade, um ícone cujo nome e o rosto são maiores do que qualquer franquia e que sua presença é sempre garantia de que um filme vai ser sucesso. Não por acaso, ele é o coração de série muitos poderosas, como Top Gun e Missão: Impossível, mas o seu protagonismo é sempre inquestionável. Independente do título, estamos sempre falando de um "filme de Tom Cruise".

Esse é um nível para poucos e Cruise fez bem por merecer ao longo de anos de grandes produções. Com uma carreira bastante prolífica e um jeito um tanto quanto insano de fazer cinema, o eterno galã é também viciado em adrenalina a ponto de dispensar dublês em cenas de ação — e isso só mostra o quanto o ator é apaixonado pelo que faz.

Seja pilotando um caça de verdedade, escalando um prédio sem a ajuda de dublês ou mesmo saltando de moto de um desfiladeiro, o home tem uma uma única missão: entregar a mais fiel experiência para o público em seus filmes. E não há como negar que ele consegue isso como ninguém, o que justifica essa aura de insanidade e ousadia que permeia sua figura. Não por acaso, Tom Cruise é uma unanimidade quando o assunto é cinema e não faltam sucessos que comprovem isso.

Continua após a publicidade

10. Negócio Arriscado

Um dos primeiros filmes de sucessos da carreira de Tom Cruise é Negócio Arriscado, longa de 1983 quando o ator tinha somente 21 anos. Ainda em início de carreira, ele estrelou essa aventura oitentista que traz algumas semelhanças bem grandes com o clássico Curtindo a Vida Adoidado — embora tenha chegado aos cinemas três anos antes e tenha uma pegada bem mais "errada" do que o filme da Sessão da Tarde.

Assim, acompanhamos o jovem Joel (Cruise), um adolescente que fica em casa sozinho após seus pais saírem em viagem. E, como um bom jovem sem juízo, ele aproveita a oportunidade para curtir a vida, perder a virgindade e ainda ganhar uns trocados. O problema é o jeito que ele arranja para conseguir fazer tudo isso: ele chama uma garota de programa (Rebecca De Mornay) para se divertir e descobre que pode se dar muito bem se trair algumas amigas dela para trabalharem na sua casa durante a ausência de adultos. É claro que essa experiência como cafetão não sai bem como havia imaginado e as coisas desandam por completo.

Continua após a publicidade

Embora algumas coisas na trama não tenham envelhecido tão bem assim, a atuação desse Tom Cruise ainda em início de carreira é algo memorável.

Negócio Arriscado está disponível para locação na Amazon.

9. Top Gun: Ases Indomáveis

Continua após a publicidade

Top Gun: Maverick já é um dos maiores filmes da história do cinema, sendo um dos responsáveis por ajudar a reerguer o interesse do público após o período de pandemia. Então, nada melhor do que mostrar como tudo isso começou. Só que Top Gun: Ases Indomáveis é muito mais do que apenas esse filme de início, mas um longa que marcou época por uma série de razões. Além de trazer um Tom Cruise no auge de sua carreira ainda como grande galã de Hollywood, o filme também é uma enorme peça de propaganda.

Lançado em 1986, ele está mergulhado no contexto da Guerra Fria e o governo do então presidente Ronald Reagan viu no longa a oportunidade de defender alguns de seus valores e ideais. Assim, a história do piloto Pete “Maverick” Mitchell (Cruise) como o piloto rebelde que precisa se destacar na escola onde estão apenas os melhores serviu também como uma forma de recrutar novos militares.

De acordo com a Marinha dos Estados Unidos, o sucesso de Ases Indomáveis fez com que o número de alistamentos tivesse um salto de até 500% nos anos seguintes ao seu lançamento. Tudo porque as pessoas compraram o discurso patriótico e a vida glamourosa que eram vendidos na trama.

Continua após a publicidade

É claro que todo esse movimento não foi tão orgânico assim, já que as Força Armadas americanas trabalharam em conjunto com a Paramount para tirar Top Gun do papel, oferecendo não só consultoria, mas algumas benesses como equipamentos e acesso a algumas unidades militares.

A verdade é que tudo isso serviu apenas para elevar essa auro mítica em torno de Ases Indomáveis. Embora essa cara de propaganda militar seja bem aparente, não apaga o fato de que a trama e a relação com os personagens são realmente muito boas até hoje — e nos fazem entender porque Tom Cruise continua sendo um astro durante tanto tempo.

Top Gun: Ases Indomáveis está disponível no Star+, Telecine, HBO Max e Paramount+ e para compra e locação no Microsoft Store, Google Play, Amazon e iTunes.

8. Missão: Impossível - Efeito Fallout

Continua após a publicidade

Tom Cruise virou sinônimo de ousadia e alegria em frente às câmeras muito por causa da franquia Missão Impossível. É na série de espionagem que ele extravasa esse seu vício por adrenalina e insiste em saltar de prédios, pilotar helicópteros e dirigir em altíssima velocidade mesmo com seus mais de 60 anos de idade.

A história é relativamente simples: Ethan Hunt (Cruise) é um agente especial que se envolve em uma série de missões para salvar o mundo, seja de uma grande ameaça nuclear ou de organizações criminosas que querem controlar o mercado da guerra. E, não são raras as vezes em que o herói e sua equipe acabam sendo incriminados e precisam mover mundos e fundos para provar sua inocência enquanto lutam para salvar o dia.

Até o momento, já são sete filmes e, por isso mesmo, é até difícil saber por onde começar a acompanhar a saga. Então, se for para recomendar apenas um episódio da saga, Efeito Fallout é uma boa pedida.

Continua após a publicidade

Além de ter sido o filme que estragou Liga da Justiça ao forçar que Henry Cavill cultivasse um vultuoso bigode, o longa traz esse Tom Cruise completamente descontrolado nas cenas de ação, fazendo mil peripécias sem dublês pelo bem do bom entretenimento — e para o terror de todos os envolvidos na equipe.

Na trama, Hunt e sua equipe fracassam em uma missão de recuperar uma carga de plutônio, o que faz com que uma organização terrorista passe a atuar livremente ameaçando governos em todo o mundo. E, como se não bastasse, os EUA passam a questionar a lealdade do herói, complicando ainda mais a sua missão.

Missão: Impossível - Efeito Fallout está disponível no Star+, Paramount+, HBO Max e Telecine e para compra e locação na Microsoft Store, Google Play, Amazon e iTunes.

7. Minority Report: A Nova Lei

Continua após a publicidade

O que a gente pode esperar de um encontro de Tom Cruise com Steven Spielberg além de um clássico? Pois Minority Report: A Nova Lei é justamente isso.

Lançado em 2002, o filme trouxe alguns conceitos bastante inventivos para a época, mas que seguem atuais e discutidos até hoje. Afinal, um crime ainda que não aconteceu é um crime? É ético punir alguém de forma preventiva?

Tudo isso por causa da história do detetive John Anderton que, em 2054, se vê vítima do sistema para o qual trabalha. Nesse futuro quase distópico, a polícia utiliza um sistema que prevê os crimes com precisão antes que eles aconteçam, o que permite que os índices de criminalidade e homicídios caiam a níveis próximos de zero.

Continua após a publicidade

Só que as coisas saem de controle quando é previsto que o herói vai matar alguém em breve. Assim, ele precisa escapar das forças de segurança que passam a caçá-lo ao mesmo tempo em que tenta entender o que está acontecendo.

Minority Report: A Nova Lei está disponível para compra e locação na Microsoft Store, Claro Vídeo e Google Play.

6. Magnólia

Continua após a publicidade

Dirigido por Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza), Magnólia aproveita muito bem o auge da carreira de Tom Cruise como galã no início dos anos 2000. Contudo, engana-se quem acha que ele é apenas um rostinho bonito no filme, já que o ator entrega uma de suas melhores atuações em uma trama toda rebuscada, repleta de mensagens e significado e com um elenco invejável.

O longa acompanha nove pessoas na Califórnia que nada têm a ver entre si e em momentos diferentes da vida, mas cujas trajetórias estão interligadas de formas imprevisíveis. Sem que percebam, as ações de cada um deles impacta no dia a dia do outro, com transformações radicais na forma de ver o mundo ou de lidar com seus próprios demônios e problemas. E cada uma dessas figuras é instigante o suficiente para fazê-lo querer ir a fundo em seu passado e suas motivações até descobrir o que realmente está em jogo ali.

Por mais que as três horas de duração assustem, Magnólia é um daqueles filmes que você mal vê o tempo passar. E ele está disponível na Oldflix e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.

5. De Olhos Bem Fechados

Continua após a publicidade

Se, com Spielberg, Tom Cruise já fez um clássico, seu trabalho com o lendário diretor Stanley Kubrick é algo que vai além das palavras. E não é exagero, porque é realmente difícil descrever De Olhos Bem Fechados, um filme cheio de camadas e significados — e que, por isso mesmo, não é tão fácil assim de ser assistido.

O filme é uma mistura de drama com suspense que flerta também bastante com o erótico. Isso porque Cruise e Nicole Kidman (com quem ele era casado na época) vivem um casal aparentemente perfeito, mas que mergulham em uma espiral de desejo e luxúria após ela confessar que se sentiu atraída por outro homem.

Assim, as coisas descambam de um jeito que o personagem de Cruise vai parar dentro de um culto sexista na tentativa de saciar toda essa vontade. Só que a grande questão por trás do roteiro é justamente o vazio que cada um desses indivíduos vive e a busca quase inútil para preenchê-lo. É um filme bem interessante, mas que certamente não é para todos.

De Olhos Bem Fechados está disponível na HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store, iTunes, Amazon e Google Play.

4. Entrevista com o Vampiro

Muito antes de brilharem à luz do Sol, os vampiros já carregavam essa aura meio romântica e meio erótica nos cinemas. E Tom Cruise foi o grande nome dessa fase quando deu vida ao icônico Lestat, o sedutor vampiro criado pela autora Anne Rice em seu livro Entrevista com o Vampiro.

O filme de 1994 adaptou o clássico de forma bem impactante trazendo não só Cruise, mas também Brad Pitt e uma Kirsten Dunst ainda criança para viver esse trio de bebedores de sangue imortais.

E a trama trata justamente da imortalidade, vista tanto como uma maldição quanto uma bênção. Para Lestat, a vida eterna é uma dádiva que ele compartilhou com Louis (Pitt), enquanto este acredita que ter se transformado em vampiro foi a pior coisa que poderia ter acontecido. Assim, a história gira em torno desses dois pontos de vista, que se acentuam quando Louis se alimenta do sangue da pequena Claudia (Dunst).

Entrevista com o Vampiro está disponível no Prime Video e para compra e locação no Google Play, Amazon e iTunes.

3. No Limite do Amanhã

Um dos melhores filmes dessa fase mais recente em que Tom Cruise virou herói de ação é No Limite do Amanhã, uma ficção-científica baseada em um mangá que traz conceitos muito bons, alguns debates quase filosóficos em meio à pancadaria futurista e grandes atuações. Tudo isso no meio de uma invasão alienígena em que Cruise tem a estranha habilidade de não morrer. Toda vez que ele é derrotado, volta ao estágio anteriormente, quase como um checkpoint de videogame, e com uma nova chance de acabar com essa batalha.

É a partir desse looping temporal ao melhor estilo Dia da Marmota que o longa discute como soldados se tornam programados a repetir a tarefa de matar e como, no final das contas, as vidas são tratadas como meramente descartáveis. E tudo isso com uma ótima interpretação do próprio Cruise e da sempre excelente Emily Blunt (Um Lugar Silencioso)

No Limite do Amanhã é livremente baseado no mangá All You Need is Kill e está disponível no Prime Video e na HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store e iTunes.

2. Nascido em 4 de Julho

Depois do sucesso de Top Gun: Ases Indomáveis, Tom Cruise foi chamado para fazer outro filme patriótico. No entanto, a direção de Oliver Stone (Platoon) leva essa história para um lado bem menos romântico e idealizado, preferindo abordar uma faceta bem mais dura e cruel que muitos veteranos de guerra encararam no país. Assim, conhecemos Ron (Cruise), um jovem idealista que se voluntaria para lutar na Guerra de Vietnã e tem sua vida mudada para sempre.

Ele volta para casa paraplégico e recebido como um herói, mas a realidade que lhe espera está bem longe do glamour e das honras que o discurso de alistamento oferece. Abandonado à própria sorte, ele se vê rejeitado pela sociedade e pelo próprio governo que lhe dá as costas, passando a questionar a guerra e o próprio país a que serviu.

O longa traz momentos bem marcantes e cenas chocantes que vão bem na contramão de Top Gun. Deixando o idealismo e o ufanismo de lado, o filme é um soco na cara e um dedo na ferida para as marcas que a Guerra do Vietnã deixaram no país e o abandono do próprio governo a um exército de mutilados e traumatizados.

Nascido em 4 de Julho está disponível no Star+ e para compra e locação na Amazon, Google Play e iTunes.

1. Top Gun: Maverick

A obra-prima recente de Tom Cruise é também o filme que, segundo muitos especialistas — incluindo o próprio Steven Spielberg — salvou o cinema após a pandemia. Top Gun: Maverick é muito mais do que apenas uma sequência tardia de um clássico. Ele é, por si só, um novo clássico que pega tudo aquilo que o original tinha de melhor e o eleva a uma nova potência. Ele é muito maior, mais impactante, mais emocionante e certamente muito mais divertido.

O filme mostra que, 30 anos depois, o capitão Maverick segue sendo essa figura controversa dentro das Forças Armadas, desrespeitando regras e fazendo às coisas do seu jeito. Por isso mesmo, ele destrói um protótipo ultrassecreto e tem como punição treinar uma nova geração de pilotos no programa Top Gun, o mesmo que ele participou décadas atrás. A diferença é que ele precisa fazer isso para que os Estados Unidos possam participar de uma perigosa missão que pode definir o futuro do mundo.

Assim, o herói precisa lidar com o próprio passado e lidar com suas culpase arrependimentos enquanto expõe o melhor de si para esses novos pilotos. Mais do que ser um espelho da trama original, temos novas situações e uma carga dramática muito mais intensa, mas sem abrir mão das grandes sequências de ação.

Top Gun: Maverick está disponível na Parmaount+ e Telecine e para compra e locação na Amazon, iTunes, Microsoft Store e Google Play.