Os 5 melhores filmes com Eddie Murphy
Por Diandra Guedes • Editado por Durval Ramos |
Conhecido pela sua veia cômica, Eddie Murphy é um ator, comediante, escritor e produtor americano que ficou famoso por estrelar longas de sucesso que marcaram época, como as clássicas franquias Um Tira da Pesada e O Professor Aloprado — séries que ajudaram a transformá-lo no rosto do humor americano entre as décadas de 1980 e 1990. Carismático, ele iniciou sua carreira no renomado programa humorístico Saturday Night Live, quando se destacou por suas imitações impressionantes e alçou grandes voos em Hollywood.
Mas se engana quem pensa que o ator só sabe fazer rir. Em 2006, ele atuou no drama Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho, filme estrelado por Beyoncé, no qual viveu James Early, um agente musical que revela o talento das protagonistas ao público.
Ao longo de sua carreira, Eddie ainda acumulou diversos prêmios, incluindo o Globo de Ouro e o Emmy. Mas com tantos filmes em seu currículo como escolher os melhores? O Canaltech se incubiu dessa missão e listou cinco que você não pode deixar de assistir.
5. Dr. Dolittle
É praticamente impossível falar nos melhores filmes com Eddie Murphy sem citar o famoso Dr. Dolittle, filme que foi exibido várias vezes na Sessão da Tarde e fez mais feliz a infância de muita gente.
Na trama, Eddie Murphy vive um médico que, depois de quase atropelar um cachorro, retoma seu dom de falar com os animais. Só que isso o coloca em várias enrascadas, fazendo com que ele seja internado em um sanatório, já que todos pensam que ele está louco. A partir daí, ele precisa contar com a ajuda dos seus amigos peludos para provar que continua mais lúcido do que nunca.
Com Raven-Symoné (As Visões da Raven) e Chris Rock (Gente Grande) no elenco, o filme foi um sucesso e ganhou algumas sequências nos anos seguintes. Já em 2019, o ator Robert Downey Jr. também resolveu dar vida ao personagem, e o encarnou no longa Dolittle.
Mas se engana que pensa que essas foram as únicas versões da trama. A história é adaptada do livro A Viagem do Dr. Dolittle, publicado em 1922 e chegou ao cinema a primeira vez em 1967 em forma de comédia musical estrelada por Rex Harrison. No entanto, foi só com Eddie Murphy, em 1998, que a trama se popularizou e se tornou uma das comédias mais queridas do público.
Quem quiser assistir ao filme o encontra no Disney+.
4. Um Príncipe em Nova York
Outra franquia de sucesso estrelada por Eddie Murphy e que foi lançada no final da década de 1980 é Um Príncipe em Nova York. A trama conta a história de Akeem, um príncipe herdeiro de Zamunda que se revolta contra o casamento arranjado por seu pai e decide viajar durante 40 dias, fingindo ser pobre, para conhecer a cidade estadunidense.
Chegando lá, ele se mete em várias confusões e acaba se encantando com Lisa (Shari Hadley), a filha do seu patrão Cleo McDowell, que vai contra o romance, porque não quer que a menina se envolva com um pobretão. O que o homem interesseiro não imaginava é que Akeem era, na verdade, um milionário.
Estrelado também por Arsenio Hall e James Earl Jones, o longa destacou a versatilidade de Eddie Murphy, que deu vida também a Clarence, o barbeiro judeu, e Randy Watson, o cantor de soul — algo que passou a virar uma assinatura de seus trabalhos futuros. Após tanto sucesso, a trama ganhou uma continuação em 2021, trazendo Eddie novamente no elenco.
Quem quiser ver ou revê-lo, o encontra na Apple TV+, Google Play, Globoplay.
3. Trocando as Bolas
Lançado em 1983, esse filme acompanha a vida de Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd), um corretor de commodities bem-sucedido que trabalha para os irmãos Randolph (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche).
Um dia, os dois decidem fazer uma aposta peculiar sobre a natureza da classe social e invertem as vidas de Winthorpe e de um mendigo local chamado Billy Ray Valentine (Eddie Murphy).
Assim, Louis é despedido e acaba perdendo tudo, enquanto Billy Ray é elevado à alta sociedade e dá início a uma carreira de sucesso no mundo financeiro. À medida que os dois tentam lidar com suas novas circunstâncias, descobrem a aposta dos irmãos Duke e decidem virar o jogo, expondo a ganância e a manipulação por trás das atitudes dos poderosos.
Com uma crítica social ácida, o longa foi um sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 90 milhões (aproximadamente R$ 440 milhões) e ajudou a alavancar ainda mais a carreira de Eddie Murphy. A obra também recebeu indicações ao BAFTA Awards na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Melhor Ator Coadjuvante (Denholm Elliott) e Melhor Roteiro Original.
Quem quiser assisti-lo, o encontra na Microsoft Store.
2. A Creche do Papai
Outro longa com Eddie Murphy que ficou muito famoso e merece uma chance é A Creche do Papai. Lançado em 2003, ele mostra os amigos Phil (Jeff Garlin) e Charlie (Eddie Murphy) tendo a brilhante ideia de criarem uma creche em casa para cuidarem de seus filhos e ainda conseguir um dinheiro extra, já que estão desempregados.
Abusando de métodos pouco convencionais para cuidar das crianças, eles acabam fazendo sucesso com os pequenos, mas despertando a fúria da concorrência.
Com uma trama divertida, o filme trouxe o próprio filho de Eddie Murphy no elenco e ainda contou com uma breve participação do diretor Steve Carr. Além disso, é um filme que chegou já em uma época em que as produções do astro não faziam tanto sucesso assim, mas serviu para mostrar como ele ainda estava em ótima forma quando o assunto era humor.
Quem quiser dar uma chance à obra, a encontra na HBO Max, Apple TV+, e Google Play.
1. Meu nome é Dolemite
Por último, mas não menos importante, chegamos a essa comédia que foi considerada uma das melhores da Netflix por ter uma excelente avaliação no Rotten Tomatoes. São 97% de aprovação dos especialistas e 91% do público comum, números mais do que impressionantes.
No longa, Eddie Murphy dá vida a Rudy Ray Moore, um comediante que desponta com seu repertório cheio de piadas sujas. Fazendo cada vez mais sucesso, ele decide rodar por conta própria um filme protagonizado por seu alter-ego Dolamyte, no qual vive um cafetão bom de briga que sabe lutar kung fu. O que ele não imaginava é que conseguir emplacar o longa no circuito comercial fosse tarefa de outro mundo.
Baseado na história real do comediante Rudy Ray Moore, o longa recebeu indicação ao Globo de Ouro na categoria Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical para Eddie e foi aclamado pela forma respeitosa como contou a narrativa do humorista que fez sucesso nos anos 1970.
O elenco é formado majoritariamente de atores negros e ainda conta com a participação do rapper Snoop Dogg. Quem quiser dar uma chance a obra, a encontra na Netflix.