Publicidade

Besouro Azul | DCU ou DCEU? Em qual universo o novo filme se passa

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Agosto de 2023 às 11h05

Link copiado!

Reprodução/Warner Bros
Reprodução/Warner Bros
Tudo sobre Warner Bros

Besouro Azul, novo filme da DC, chega aos cinemas com uma dúvida rondando sua existência. Na verdade, antes mesmo de sua estreia, muita gente já se perguntava exatamente onde ele se encaixa no universo cinematográfico da DC, já que ele chega em meio a um momento de reformulação da Warner e de transição de gestão das tramas heróicas. Muito se falou sobre o que aconteceria com o personagem, mas já é possível ter uma melhor noção em que canto dessa bagunça cronológica ele está agora que o longa chegou aos cinemas.

Quando foi anunciado, Besouro Azul fazia parte dos planos da liderança anterior da DC dentro da Warner, que queria reformular o então Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês) a partir de The Flash para colocar ordem na casa. A ideia original era que a aventura do herói latino fosse direto para o streaming, mas os planos mudaram e levaram o longa para as telonas, praticamente salvando sua existência — sorte que Batgirl não teve, por exemplo.

Continua após a publicidade

Meses depois, foi anunciado que Peter Safran e James Gunn assumiriam como CEOs do DC Studios, nova divisão das adaptações das histórias em quadrinhos da empresa, e que iriam reiniciar o universo de histórias com novos filmes e uma cronologia totalmente zerada, desconsiderando tudo o que tínhamos visto até então.

E foi nessa bagunça que Besouro Azul caiu em um limbo de possíveis reboots, com atores deixando seus papéis e novos planos sendo revelados.

Reboot depois de The Flash valeu mesmo?

Na época em que começou a ser produzido, Besouro Azul fazia parte do DCEU, ao lado de Batgirl, outro filme que começou a ser feito com lançamento previsto para a HBO Max. Isso pode ser dito com segurança porque, até aquele momento, o DCEU era o único que existia.

Continua após a publicidade

Um soft reboot estava nos planos, vindo depois de The Flash, o que pode ser comprovado com a presença de Michael Keaton no filme da Batgirl. Com a fusão da Warner Bros com a Discovery, os planos de lançamento dos filmes foram alterados e eles deveriam sair para os cinemas.

Besouro Azul conseguiu se salvar, garantindo uma estreia na telona, enquanto Batgirl acabou engavetado, mesmo já filmado por, segundo um dos chefes do DC Studios, "ser ruim demais para ser lançado nos cinemas", potencialmente ferindo a marca da DC nos cinemas.

Continua após a publicidade

O reboot foi confirmado em The Flash e os novos planos para o DC Studios foram revelados, mas a data de Besouro Azul o colocou logo após os acontecimentos do filme do Velocista Escarlate.

Só que a forma como esse reboot aconteceu foi cheia de tropeços, já que levantou o questionamento se Besouro Azul e Aquaman e o Reino Perdido ficarão perdidos no limbo ou se já farão parte do novo DCU.

DCEU ou DCU?

Continua após a publicidade

Com o filme nos cinemas, é possível dizer que o diretor Angel Manuel Soto apostou na saída mais segura para garantir o futuro do seu filme e do herói Besouro Azul para a DC. Isso porque o filme traz menções a Lexcorp, Superman, Batman e Flash, mas, em momento algum, coloca acontecimentos passados em destaque.

Da maneira como o filme trata o universo DC, esses heróis existem, mas o foco está todo na cidade de Palmera City, onde a aventura é situada. Isso significa que Soto deixou Besouro Azul dentro do novo DCU, caso James Gunn assim quiser. E ele quer.

Continua após a publicidade

De acordo com Gunn, Superman Legacy deve ser mesmo o primeiro filme 100% feito no DCU, mas Besouro Azul é o primeiro herói a ser mostrado nesse novo universo.

É uma afirmação bem confusa, mas pode ser um indício de que Jason Momoa continuará como Aquaman, já que aparece na cena pós-créditos de The Flash ao lado de Barry Allen (Ezra Miller). Além disso, seu filme passou por várias regravações para chegar até ao seu lançamento, previsto para dezembro de 2023.

Respondendo à pergunta de todos, Besouro Azul pode ser considerado o primeiro filme do DCU, ainda que tenha começado sua produção como pertencente ao DCEU. Resta saber se o gancho para sequência que ele deixa será aproveitado e como ele será utilizado no novo universo.

Continua após a publicidade

Besouro Azul já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.