Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DCU | Confira todos os filmes e séries que marcam o recomeço do universo DC

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Janeiro de 2023 às 18h55

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Depois de muita expectativa, o novo Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês) foi finalmente apresentado. Os presidentes da DC Studios, James Gunn e Peter Safran, quebraram o silêncio e apresentaram na tarde desta terça-feira (31) como vai ser feita a retomada dos seus filmes de super-heróis — incluindo novos filmes de Batman e Superman e muitas surpresas no caminho.

Assim como a gente vê na Marvel, o novo caminho do DCU também vai ser dividido em fases. No caso, Gunn e Safran batizaram essas estampas de Capítulos que, assim como na concorrência, vão ter unidades temáticas. E o Capítulo 1 desse novo Universo DC vai ser batizado de Deuses e Monstros e vai contar com 10 projetos, entre filmes e séries, baseados nesse conceito e conectados entre si.

E, como não poderia deixar de ser, há muita coisa desconhecida do grande público e até mesmo de parte dos leitores de quadrinhos — do jeito que James Gunn adora. É uma abordagem que deu muito certo com o cineasta em Guardiões da Galáxia e que pode ser a chave para o sucesso do novo DCU.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, há algumas surpresas, como o retorno de atores e personagens que estavam ligados aos filmes anteriores, indicando que o tal reset não será tão drástico quanto se imaginava. O maior exemplo disso é que Viola Davis volta como Amanda Waller estrelando uma série própria e que projetos passados como O Esquadrão Suicida e Pacificador seguem na cronologia.

Assim, conheça os filmes e séries que marcarão o recomeço do universo DC no Capítulo 1.

Comando das Criaturas (Animação)

Continua após a publicidade

Quem esperava ver o DCU recomeçando com um dos medalhões da editora vai se surpreender ao descobrir que a DC Studios vai dar início ao seu universo compartilhado com uma animação baseada em Comando das Criaturas, uma HQ quase obscura focada em lobisomens, vampiros, zumbis e outros monstros indo à guerra.

Gunn não deu detalhes do que exatamente podemos esperar desse projeto, mas antecipou que serão sete episódios escritos por ele próprio e que veremos personagens como o Doninha, o bizarro sobrevivente de O Esquadrão Suicida. Além disso, como ele também confirmou a presença de Rick Flagg Sr — pai do personagem vivido por Joel Kinnaman —, o que sugere que deve ser uma trama ambientada no passado.

Segundo o chefe da DC Studios, o público não deve menosprezar Comando das Criaturas só por ser uma animação, já que a sua história vai encaminhar para as produções em live action e que podemos ver alguns desses personagens aparecendo em outras séries e filmes.

Continua após a publicidade

Waller (Série)

Outro retorno do antigo universo da DC é Viola Davis, que volta a interpretar sua Amanda Waller em uma série própria que vai explorar mais sobre a chefona da Força-Tarefa X. Mais do que isso, o seriado será uma espécie de sequência daquilo que vimos em Pacificador, já que a história vai se passar logo após os eventos vistos no seriado do anti-herói.

Não há muitos detalhes sobre o que esperar dessa produção, apenas que está sendo escrito por Chrystal Henry (Watchmen) e Jeremy Carver (Patrulha do Destino). A única coisa revelada é que a equipe mostrada em Pacificador continuará ao seu lado.

Continua após a publicidade

Superman Legacy (Filme)

O primeiro grande filme que marca o início do novo DCU nos cinemas não poderia ser outro além de Superman. O longa do Homem de Aço já vinha sendo prometido pelo próprio James Gunn há algum tempo e agora ele oficializa seu envolvimento no projeto, descrevendo-o como o verdadeiro início dessa grande história que ele quer contar.

E a ideia de começar justamente com o herói mais famoso de todos os tempos é mostrar a sua importância para todo esse universo. Não por acaso, o longa se chamará Superman Legacy, ou seja, focando em seu legado para o mundo. Ao mesmo tempo, a história também deve trazer um olhar mais reflexivo do próprio personagem sobre sua natureza e essência.

Continua após a publicidade

Com roteiro do próprio Gunn, o filme deve mostrar como Clark tenta equilibrar sua herança kriptoniana com a criação humana — e como isso moldou seu caráter para ser um modelo para toda a humanidade. “Ele é a personificação da verdade, justiça e do estilo de vida americano”, explica Peter Safran. “Ele é bondade em um mundo que acha que isso está fora de moda”.

Basicamente, é o filme que os fãs há tempos pediam para a Warner e que Zack Snyder não chegou nem perto de fazer. É o exato oposto do Superman que quebra pescoços ou cujos pais dizem para ele abandonar as pessoas.

De acordo com James Gunn, não será uma história de origem — ou seja, não veremos Krypton explodir pela enésima vez.

Continua após a publicidade

Superman Legacy é um dos poucos projetos que tem data. A expectativa da Warner é que ele chegue aos cinemas em 11 de julho de 2025. O longa ainda não tem diretor e nem mesmo um Superman para chamar de seu.

Lanternas (Série)

O DC Studios parece ter lembrado que os Lanternas Verdes existem e vai fazer uma série focada nesse grupo de heróis espaciais. E a grande novidade é que o seriado já está em produção e que a ideia é fazer algo grandioso ao estilo HBO. No entanto, não espere uma trama galáctica ou coisa parecida. Na verdade, a grande inspiração é justamente True Detective.

Continua após a publicidade

A série vai acompanhar os lanternas Hal Jordan e John Stewart — as duas versões mais populares do herói — mergulhando um mistério na Terra que vai costurar a trama das demais produções de TV e cinema.

Authority (Filme)

O segundo filme do DCU não será nenhum dos medalhões da editora e tampouco vai jogar a Liga da Justiça logo de cara — mas ainda veremos uma equipe em ação. Authority traz um grupo de heróis que são muito menos inspiradores e mocinhos do que aqueles que estamos acostumados a ver.

Continua após a publicidade

Gunn explica que essa é uma das ideias com o novo universo, já que nem sempre será possível resumir a história a um conflito de bem contra o mal, certo e errado. Trata-se da velha ideia do anti-herói, mas levado a um novo nível em que os personagens realmente fazem coisas questionáveis — e será isso que devemos ver em Authority.

“Eles acreditam que você não pode arrumar o mundo de um jeito fácil, então eles fazem as coisas do seu jeito”, explica Gunn. Pois essa é justamente a lógica do grupo nos quadrinhos. Eles surgem quase como uma versão alternativa e mais radical da Liga da Justiça e que, com o tempo, foi se afastando do conceito e ganhando mais personalidade a ponto de virar algo próprio.

Ainda assim, essa pegada mais cinzenta das ações do grupo segue sendo sua marca registrada. O maior exemplo disso é o anti-herói Meia-Noite, que é um Batman muito mais sádico e que não vê problema algum em espancar criminosos até a morte. Aliás, ele deve ser um dos protagonistas do longa ao lado de seu namorado, o também herói Apolo.

Paraíso Perdido (Série)

Continua após a publicidade

Ainda é cedo para discutir se a série da Mulher-Maravilha sem a Mulher-Maravilha é ou não golpe, mas a premissa de Paraíso Perdido é interessante o suficiente para nos fazer ficar muito curiosos com o que está por vir. Em resumo, é uma trama foca na ilha de Themyscira antes do nascimento da princesa Diana e focada em toda a treta política da ilha.

E se você pensou em um “Game of Thrones de amazonas”, acertou em cheio. Foi esse o termo usado pelo próprio Peter Safran para descrever a produção. Segundo ele, a proposta é mesmo explorar todas as intrigas políticas relacionadas a essa sociedade ao mesmo tempo em que apresenta alguns segredos — bons e maus — sobre o local.

Bravos e Destemidos (Filme)

Continua após a publicidade

Embora o título oficial não traga o nome do Batman, pode apostar que a Warner vai forçar James Gunn a colocar o nome do herói quando o longa chegar aos cinemas. Afinal, estamos falando da estreia não só do Homem-Morcego no novo DCU como também de todo o resto da Bat-Família.

Vale destacar que não se trata da mesma versão de Robert Pattinson que vimos em The Batman, já que todo esse universo imaginado pelo diretor Matt Reeves vai seguir uma cronologia própria, quase como se fosse uma realidade alternativa.

Assim, Bravos e Destemidos vai apresentar um novo ator como Bruce Wayne. O longa deve se basear na fase em que o roteirista Grant Morrison escreveu o personagem nas HQs e focar na relação do Cavaleiro das Trevas com seu recém-descoberto filho, Damian Wayne, um garoto entre 8 e 10 anos que cresceu sendo treinado por um clã de assassinos.

Nas HQs, Damian assume o manto de Robin depois de surgir na vida de Bruce de repente. Ele é filho de um rápido romance que o Batman teve com Talia al Ghul, filha de Ra's al Ghul, o líder da Liga das Sombras. E, justamente por ter essa criação tão particular, o moleque se acha um ninja muito habilidoso e não vê problema em torturar e matar seus inimigos — algo que vai contra a filosofia do pai.

Gunn destaca que um dos pontos que o longa vai tratar é justamente essa relação de pai e filho, já que vamos ter um Bruce Wayne descobrindo a paternidade de forma repentina e com um garoto bastante problemático.

Gladiador Dourado (Série)

Não é de hoje que se fala de uma adaptação do Gladiador Dourado, mas agora o projeto vai finalmente sair do papel. E a proposta apresenta por James Gunn é tudo aquilo que ele mais gosta em uma história: um perdedor fingindo ser um super-herói — mais ou menos o que vimos em Guardiões da Galáxia.

Segundo o chefe do DCU, a trama vai girar em torno desse personagem que vive uma vida medíocre no futuro e que arranja uma tecnologia de viagem no tempo para voltar ao passado e fingir ser um grande herói em nosso presente. Então, pode apostar que será algo muito mais voltado para a comédia.

Supergirl: A Mulher do Amanhã (Filme)

James Gunn parece estar mesmo comprometido em trabalhar o legado do Superman, tanto que um dos projetos anunciados para o Capítulo 1 do DCU também está ligado ao legado do herói.

Supergirl: A Mulher do Amanhã vai adaptar o quadrinho do elogiado autor Tom King e mostrar uma nova versão de Kara Zor-El, a prima do Homem de Aço. E a proximidade dos dois longas não é por acaso, já que a ideia é fazer esse paralelo entre a heroína e Clark Kent, principalmente ao mostrá-la de forma bem diferente do que o público poderia esperar.

“No DCU, vamos ver a diferença entre o Superman que foi enviado para a Terra e cresceu com pais amorosos desde cedo e uma Supergirl que foi criada em um pedaço de Krypton e viu todo mundo à sua volta morrer de formas terríveis”, explica James Gunn.

O chefe do DCU explica que o filme vai seguir os quadrinhos assinados por King e que teremos Kara viajando pelo espaço ao lado de um cachorro e uma garota alienígena que a procura para uma missão de vingança contra os vilões que exterminaram seu planeta.

Monstro do Pântano (Filme)

Talvez a maior surpresa desse novo DCU seja a nova tentativa de trazer o Monstro do Pântano. O personagem chegou a ganhar uma série de TV há pouco tempo, mas foi cancelada com apenas uma temporada. Ainda assim, Gunn e Safran apostam na criatura tanto para levar esse universo para novas fronteiras e mostrar como, apesar de histórias bem distintas, tudo ainda está bem conectado.

Pelo que foi apresentado, o filme vai focar na origem sombria do Monstro do Pântano e o simples fato de a história chegar aos cinemas e não a uma série de TV sugere o quanto ela vai ser fundamental para amarrar todo o Capítulo 1.