Publicidade

The Flash tem cena pós-crédito?

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Junho de 2023 às 16h47

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros
Tudo sobre Warner Bros

Depois de quase uma década de espera, o novo The Flash finalmente chegou aos cinemas para brincar com o multiverso da DC nas telonas. O longa estrelado por Ezra Miller marca o retorno de Michael Keaton ao papel de Batman 30 anos desde a primeira vez que viveu o personagem, além de também fechar o antigo Universo Cinematográfico Estendido da DC (DCEU, na sigla em inglês) — isso sem falar das diversas participações especiais prometidas pela Warner.

Por isso tudo, a curiosidade em torno da aventura do Velocista Escarlate é enorme. E a já tradicional cena pós-crédito presente em todo filme de super-herói vem para amarrar tudo isso em uma só sequência, servindo tanto como reverência àquilo que os fãs acompanharam desses personagens nos últimos anos como também um aceno para o que pode vir no futuro.

Continua após a publicidade

E antes que você se pergunte por quanto tempo será preciso esperar na sala de cinema para ter essas respostas, fique tranquilo. The Flash tem somente uma cena pós-crédito que, embora seja bem engraçadinha e voltada para o humor, deixa a porta aberta para que esse Barry Allen (Miller) apareça no futuro.

Mas atenção! Ao contrário dos filmes da Marvel, em que as cenas são exibidas após os créditos principais — aqueles estilizados dentro da temática do longa —, o extra de The Flash aparece somente após os créditos finais, aquela tela preta com a lista interminável de nomes. Ainda assim, é uma espera que vale a pena.

Como é a cena pós-crédito de The Flash?

Antes de a gente entrar no pós-crédito propriamente dito, precisamos falar um pouco sobre como o filme acaba, já que os dois momentos estão diretamente conectados.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Após o momento bastante emocional em que Barry Allen entende que algumas coisas são inevitáveis no multiverso e que a morte da sua mãe é um desses eventos, ele volta ao passado e impede que ele próprio a salve. Com isso, toda a distorção que ele criou é supostamente consertada e ele retorna para sua realidade corrigida.

Só que a gente vê que ele ainda assim alterou as coisas no passado ao mudar as latas de tomate do lugar, criando o álibi que provou a inocência de seu pai. Assim, Henry Allen (Ron Livingston) pode finalmente deixar a cadeia.

É quando Barry liga para Bruce Wayne para agradecer pelas imagens que tiraram seu pai da cadeia. É quando o bilionário de Gotham diz estar chegando ao lugar em que o Flash está — e é quando vemos que não é mais Ben Affleck, mas George Clooney, reprisando o papel que viveu em Batman & Robin, de 1997.

Continua após a publicidade

Isso quer dizer que, a partir de agora, o ator voltará a ser o Batman? Não necessariamente, já que a cena pós-crédito faz questão de explicar que Barry voltou a viajar por outras realidades e a conhecer outras versões do herói, indicando que o Bat-Clooney era apenas uma das variantes que ele encontrou.

A cena pós-crédito começa com o Flash tirando Aquaman (Jason Momoa) de dentro de um bar. O herói submarino está visivelmente bêbado enquanto o velocista conta que viajou para outros universos e que há algumas constâncias em todos eles. É quando diz que conheceu diferentes Bruce Wayne e que todos eles eram o Batman.

Em seguida, Aquaman pergunta se havia outros Aquaman e Barry diz que sim e que todos eles também eram grandes, fortes, barbudos e peludos. O personagem de Momoa então começa a cantar e cai bêbado em uma poça de água. Em seguida, pede para que seu companheiro lhe arranje mais cervejas e entrega um anel atlante como pagamento, encerrando a cena.

Continua após a publicidade

O que ela quer dizer?

Para ser bem sincero, a cena pós-crédito soa muito mais como uma piada do que realmente uma grande sinalização para o futuro do Flash. A gente já sabe que o DCEU não vai seguir adiante que o novo Universo Cinematográfico da DC (DCU, na sigla em inglês) não vai levar esses eventos em consideração.

É claro que isso não quer dizer que o futuro deste Flash está condenado. O diálogo entre Barry e Aquaman mostra bem como ele passou a transitar entre realidades e que visitou outros universos, o que pode ser interpretado como um porta aberta para o personagem ser reaproveitado no futuro. A depender do sucesso do filme e da recepção do público com o personagem, um retorno não está completamente descartado.

Ainda assim, a brincadeira entre os personagens funciona muito mais como um aceno leve à ideia do multiverso e às constâncias que todos conhecemos do que um gancho realmente significativo. Até porque, para fazer o reset que James Gunn já prometeu, a gente não precisa de nenhuma explicação além de um bom filme de início para marcar o novo momento.