Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu não é o limite | Artemis I, JWST vê muitas galáxias, detalhes da Lua e+!

Por| Editado por Rafael Rigues | 27 de Agosto de 2022 às 20h00

Link copiado!

NASA/R. Larson/Andrew McCarthy/Connor Matherne
NASA/R. Larson/Andrew McCarthy/Connor Matherne

Se você gosta de imagens do universo, o resumo da semana está recheado delas. Além de duas novas fotos feitas pelo James Webb, temos uma imagem simplesmente espetacular da Lua. E, claro, falamos sobre os preparativos da missão Artemis I, que deverá acontecer na próxima segunda-feira (29).

Confira também notícias sobre a exploração em Marte e boas notícias para os interessados no acesso à internet via Starlink.

Missão Artemis I: tudo sobre nosso 1º passo no retorno à Lua

Continua após a publicidade

A expectativa é grande à medida que nos aproximamos da primeira janela de lançamento da missão Artemis I. O voo não terá tripulantes (a não ser que Snoopy e Shaun, o Carneiro contem como tal) e testará tecnologias essenciais para as missões tripuladas do programa Artemis, incluindo o pouso na Lua na Artemis III.

Caso algum imprevisto ocorra no dia 29 de agosto, há duas datas de “backup”: a primeira é no dia 2 de setembro e a segunda em 5 de setembro. No link acima, você confere tudo sobre a missão.

São MUITAS galáxias nesta imagem do James Webb

Continua após a publicidade

O telescópio James Webb criou um mosaico de 690 imagens individuais, revelando inúmeras galáxias, muitas delas nunca vistas antes. A resolução da imagem e o tamanho do arquivo são tão grandes que a equipe de estudo recomenda não abrir em um celular. Ainda assim, eles encorajam todos a fazer o download da imagem completa em um computador e explorar os detalhes com zoom.

Uma das integrantes da equipe selecionou suas galáxias favoritas encontradas neste mosaico. Os detalhes sobre elas você encontra no link da matéria acima.

Foto espetacular da Lua

Continua após a publicidade

Após fazer mais de 200.000 fotos da Lua em apenas uma noite, dois astrofotógrafos juntaram suas imagens para produzir esse espetáculo visual. O trabalho não apenas mostra detalhes de várias crateras, mas também dos mares — essas regiões mais escuras que parecem lagos.

Novo "mapa da água" de Marte desafia cientistas

As sondas Mars Reconnaissance Orbiter e Mars Express coletaram dados espectrais da superfície de Marte em alta resolução de pequenas regiões de interesse e de cobertura mais ampla. O resultado foram mapas globais e regionais da abundância de água no Planeta Vermelho.

Continua após a publicidade

O mapa revelou centenas de milhares de áreas com boa presença de argilas ricas em alumínio, como o caulim, nas áreas mais antigas de Marte. Isso tem implicações na compreensão dos cientistas sobre o passado do planeta, como uma mistura inesperada de sais e argila. Mais curioso ainda é que alguns dos sais parecem ser mais antigos que as argilas, sugerindo uma complexidade maior do que se esperava na história geológica marciana.

Os possíveis locais de pouso na Lua para a missão Artemis III

A NASA anunciou 13 regiões próximas ao polo Sul lunar como possíveis locais de pouso da missão Artemis III, e cada uma das regiões contém vários locais adequados para uma alunissagem (pouso na Lua). O interesse no polo Sul é por causa de ser uma área que contém regiões permanentemente sombreadas, que podem conter depósitos de gelo. Algo indispensável para o estabelecimento de uma base permanente na Lua.

Continua após a publicidade

Novas fotos incríveis de Júpiter pelo James Webb

Novas fotos de Júpiter feitas pelo telescópio James Webb, na luz infravermelha, foram divulgadas na última segunda-feira (22). As cores foram adicionadas artificialmente, associando diferentes comprimentos de onda a cada uma das cores que compõem o padrão RGB.

Com o trabalho de coloração e sobreposição das imagens, observamos formações detalhadas nas tempestades do gigante gasoso, inclusive seus anéis, algumas de suas luas e a Grande Mancha Vermelha. O brilho intenso nos pólos são auroras, como as que acontecem aqui na Terra.

Continua após a publicidade

Mensalidade da Starlink é reduzida em mais de 50% no Brasil

Boa notícia para quem está de olho no serviço de internet banda larga Starlink. O valor da mensalidade caiu de R$ 530 (sem os impostos) para R$ 230 (também sem os impostos). O desconto é automático para todos os boletos gerados a partir de 24 de agosto.

Novos assinantes também usufruirão da "pechincha", mas ainda será necessário adquirir o equipamento. Segundo a SpaceX, o desconto é um ajuste de acordo com o poder de compra dos habitantes do país.

Continua após a publicidade

Leia também: