Publicidade

Onde fica a NASA?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Agosto de 2022 às 18h45

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço, popularmente conhecida como “NASA”, é a agência espacial dos Estados Unidos. Hoje, a agência conta com diferentes escritórios, laboratórios e outras instalações que, juntas, realizam estudos, lançamentos de missões ao espaço e mais. Mas, afinal, onde fica a NASA?

Talvez você se recorde da frase “Houston, Base da Tranquilidade aqui. O Eagle pousou”, dita por Neil Armstrong, comandante da missão Apollo 11. Ou então "Houston, nós tivemos um problema", dita por Jim Lovell, comandante da Apollo 13. E se você acha que, por isso, a sede da NASA fica no Texas, saiba que está enganado.

Onde fica a sede da NASA?

Continua após a publicidade

A sede da NASA fica em Washington D.C., e é a responsável por conduzir as demais unidades da agência sob a liderança de seu administrador, atualmente Bill Nelson. Além disso, a sede tem responsabilidades adicionais, como o desenvolvimento do orçamento para toda a agência e a comunicação com a Casa Branca e o Congresso.

A sede é dividida na diretoria de Aeronáutica, Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, Operações Espaciais, Ciência, Tecnologia Espacial e Apoio de Missões. Juntas, estas organizações formam um conjunto de subunidades chamado “Diretorias de Missão”.

Há mais de mil funcionários civis trabalhando na sede, e eles são os responsáveis por cuidar dos projetos da agência espacial, políticas de gestão, procedimentos e critérios de desempenho. Além disso, eles são também acompanham o progresso das missões espaciais e examinam os aspectos dos programas da NASA.

Continua após a publicidade

Onde acontecem os lançamentos da NASA?

As atividades da NASA não ficam restritas ao local da sede: a agência espacial conta com quase 18 mil profissionais que trabalham em laboratórios, campos aéreos, salas de controle e outras diferentes instalações distribuídas pelos Estados Unidos.

Tão importante quanto a sede é o Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida. É lá onde ocorre a montagem, integração e lançamento das missões espaciais tripuladas dos Estados Unidos — foi ali que aconteceram os lançamentos históricos dos ônibus espaciais e do programa Apollo.

Continua após a publicidade

Já Houston, no Texas, abriga o Centro Espacial Johnson, bastante conhecido por liderar a exploração espacial tripulada do país. O Centro é como a "espinha dorsal" do programa espacial norte-americano, por ser o lar do Corpo de Astronautas da NASA e do Centro de Controle de Missão. É de lá que as missões tripuladas, como a Apollo 11, Apollo 13, voos com as Crew Dragon ou as futuras missões do programa Artemis, são coordenadas.

Fonte: NASA (1, 2)