Publicidade

Astronauta na ISS faz fotos incríveis das auroras austrais

Por| Editado por Rafael Rigues | 24 de Agosto de 2022 às 17h00

Link copiado!

Twitter/Samantha Cristoforetti
Twitter/Samantha Cristoforetti

Neste domingo (21), a astronauta Samantha Cristoforetti publicou em seu perfil do Twitter algumas fotos de auroras austrais de tirar o fôlego. As imagens foram capturadas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e mostram formas luminosas onduladas e brilhantes em tons de verde, serpenteando pela atmosfera da Terra.

Cristoforetti é astronauta da Agência Espacial Europeia, e chegou à estação em abril com a missão Crew-4. Na publicação, ela menciona que o Sol esteve bastante ativo ultimamente. “Na semana passada, vimos as auroras mais incríveis que já experimentei em mais de 300 dias no espaço!”, escreveu ela, no tuíte.

Confira:

Continua após a publicidade

Nas fotos, vemos a silhueta de parte da ISS em contraste com o brilho esverdeado das auroras. Elas são um fenômenos que ocorre quando parte das partículas altamente energéticas emitidas pelo Sol encontra o campo magnético da Terra, que as direciona para os polos do nosso planeta.

Quando acontecem no hemisfério sul, em locais como a Tasmânia, Nova Zelândia e Antártida, elas são chamadas “auroras austrais”; já no hemisfério norte, no Alasca, Canadá, Islândia, Groenlândia, Suécia, Finlândia e Noruega, ocorrem as “auroras boreais”.

A cor é resultado dos elementos que as partículas encontram. A atmosfera da Terra é formada principalmente por nitrogênio e oxigênio, de modo que as partículas solares que interagem com o nitrogênio emitem luz verde e lilás, enquanto aquelas que encontram oxigênio podem liberar luz vermelha ou verde.