Lunamotos | Por que os terremotos lunares acontecem?
Por Daniele Cavalcante • Editado por Luciana Zaramela |
Terremotos lunares, também conhecidos como lunamotos, são tremores sísmicos causados por fatores como impactos de meteoros, atração gravitacional da Terra e pela atividade nas estruturas internas da Lua.
- A Lua está encolhendo? Entenda os processos no satélite natural da Terra
- 5 coisas importantes que a Lua pode nos ensinar
Embora não existam placas tectônicas em nosso satélite natural, cientistas descobriram alguns mecanismos que levam a superfície lunar experimentar tremores com certa frequência. Eles separam os tipos de lunamotos de acordo com suas respectivas causas.
Causas dos terremotos na Lua
O tipo de lunamoto mais semelhante aos terremotos terrestres é o que ocorre devido ao encolhimento da Lua. Ao longo dos bilhões de anos, o núcleo do nosso satélite natural está esfriando e, por isso, a matéria ali se torna mais condensada.
À medida que o interior lunar se contrai, ondas sísmicas percorrem as camadas superiores e resultam nos tremores na superfície. Esse tipo de lunamoto ocorre em profundidades de até 200 km, e por isso são chamados de superficiais.
Já os lunamotos chamados "profundos" são fruto do estresse causado pelas forças de marés exercidas pela gravidade da Terra. É o mesmo fenômeno que formam as marés em nossos oceanos, mas, no caso da Lua, não existe água para amenizar esse efeito em seu interior rochoso.
Além disso, a força das marés na Lua variam dependendo da distância em relação à Terra. Como a órbita lunar é elíptica, nosso satélite natural se aproxima e se afasta de nosso planeta com frequência. É graças a esse fenômeno que ocorrem as superluas e mini luas.
Com essas variações na distância da Terra, as camadas lunares internas sofrem compressão e expansão contínuas ao longo do tempo. Os abalos sísmicos causados pelas forças de marés costumam ocorrer entre 800 e 1100 km abaixo da superfície lunar.
Impacto de meteoros na Lua
Quedas de meteoros na superfície da Lua também são responsáveis por boa parte dos lunamotos. Sabemos que a superfície lunar é coberta por crateras de impactos, então os tremores meteoríticos também ocorrem com alguma frequência.
Por fim, os lunamotos térmicos ocorrem devido às mudanças extremas de temperatura: uma área da superfície lunar exposta à luz do Sol atinge temperaturas de 130 ºC; ao virar para o lado noturno, a mesma região sofre uma queda para -173 ºC. A variação repentina faz a matéria inflar e encolher, resultando em pequenos tremores.