Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lunamotos | Por que os terremotos lunares acontecem?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Fevereiro de 2024 às 12h26

Link copiado!

Guilherme Bellini (Observatório de Astronomia da Unesp)
Guilherme Bellini (Observatório de Astronomia da Unesp)

Terremotos lunares, também conhecidos como lunamotos, são tremores sísmicos causados por fatores como impactos de meteoros, atração gravitacional da Terra e pela atividade nas estruturas internas da Lua.

Embora não existam placas tectônicas em nosso satélite natural, cientistas descobriram alguns mecanismos que levam a superfície lunar experimentar tremores com certa frequência. Eles separam os tipos de lunamotos de acordo com suas respectivas causas.

Causas dos terremotos na Lua

Continua após a publicidade

O tipo de lunamoto mais semelhante aos terremotos terrestres é o que ocorre devido ao encolhimento da Lua. Ao longo dos bilhões de anos, o núcleo do nosso satélite natural está esfriando e, por isso, a matéria ali se torna mais condensada.

À medida que o interior lunar se contrai, ondas sísmicas percorrem as camadas superiores e resultam nos tremores na superfície. Esse tipo de lunamoto ocorre em profundidades de até 200 km, e por isso são chamados de superficiais.

Já os lunamotos chamados "profundos" são fruto do estresse causado pelas forças de marés exercidas pela gravidade da Terra. É o mesmo fenômeno que formam as marés em nossos oceanos, mas, no caso da Lua, não existe água para amenizar esse efeito em seu interior rochoso.

Além disso, a força das marés na Lua variam dependendo da distância em relação à Terra. Como a órbita lunar é elíptica, nosso satélite natural se aproxima e se afasta de nosso planeta com frequência. É graças a esse fenômeno que ocorrem as superluas e mini luas.

Com essas variações na distância da Terra, as camadas lunares internas sofrem compressão e expansão contínuas ao longo do tempo. Os abalos sísmicos causados pelas forças de marés costumam ocorrer entre 800 e 1100 km abaixo da superfície lunar.

Impacto de meteoros na Lua

Quedas de meteoros na superfície da Lua também são responsáveis por boa parte dos lunamotos. Sabemos que a superfície lunar é coberta por crateras de impactos, então os tremores meteoríticos também ocorrem com alguma frequência.

Continua após a publicidade

Por fim, os lunamotos térmicos ocorrem devido às mudanças extremas de temperatura: uma área da superfície lunar exposta à luz do Sol atinge temperaturas de 130 ºC; ao virar para o lado noturno, a mesma região sofre uma queda para -173 ºC. A variação repentina faz a matéria inflar e encolher, resultando em pequenos tremores.